sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Estância Mimosa é o primeiro atrativo de Bonito a receber certificação ISO 21101

O Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim-MS) e a Estância Mimosa Ecoturismo (Bonito-MS), atrativos do Grupo Rio da Prata, receberam no início de setembro a visita de Paulo Sérgio Coelho de Andrade, auditor da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT em seu Sistema de Gestão da Segurança.

A visita, que ocorre anualmente, tem como objetivo verificar se o Sistema de Gestão de Segurança Implantado nos atrativos obedece a Norma NBR ISO 21101 - Sistema de Gestão da Segurança, que estabelece os requisitos mínimos para um sistema de gestão da segurança (SGS) para prestadores de serviços das atividades de turismo de aventura.

Segundo Osvaldo Esterquile Júnior, Gerente Ambiental dos atrativos, ambos passeios foram aprovados, registrando 0 (zero) não conformidade.

Para isso, durante as auditorias realizadas no Recanto Ecológico Rio da Prata nos dias 4 a 6 de setembro e na Estância Mimosa nos dias 10 a 12 do mesmo mês, foram feitas análises documentais, entrevista com colaboradores, prestadores de serviços, visitantes e realização de atividade prática.

Com essa aprovação, a Estância Mimosa Ecoturismo, na modalidade caminhada e banho de cachoeiras, é o primeiro atrativo de Bonito a receber a certificação ISO (International Organization for Standardization), que leva em consideração, não só a qualidade dos produtos e serviços prestados, mas toda a cadeia produtiva.

Foto: Daniel De Granville

Para Thyago Sabino, gerente da Estância Mimosa, “a auditoria da ABNT vem provar e mostrar a importância que damos ao tipo de atividade que fazemos em meios naturais totalmente verdadeiro e de uma forma segura proporcionando ao visitante a maior segurança possível”.   

Somos privilegiados pois trabalhamos em uma empresa que é a 1ª em Bonito, considerado o melhor destino de ecoturismo do país, a receber essa certificação e uma das poucas do Brasil. Isso mostra o empenho de toda a equipe que ao longo do tempo vem se adequando, aprimorando para atender todas as exigências do sistema”.

Osvaldo Esterquile Júnior, Gerente Ambiental dos atrativos, ressalta que a ISO busca uma padronização de qualidade, de segurança para desenvolver um turismo da melhor forma possível para os visitantes. “Receber essa certificação é garantir o compromisso com a segurança, qualidade e o melhoramento contínuo para os visitantes e também para os funcionários”.

O Recanto Ecológico Rio da Prata, passeio reconhecido internacionalmente por suas águas cristalinas, foi o primeiro atrativo de Mato Grosso do Sul a receber a Certificação na modalidade caminhada e flutuação (snorkeling). “Ter esse reconhecimento é muito importante pois atesta que estamos fazendo certo os procedimentos tanto na prática como na parte de documentação”, diz Teódison Gonçalves, gerente do passeio.

Foto: Marcio Cabral

Empresas certificadas

Atualmente sete empresas brasileiras possuem a Certificação ABNT NBR ISO 21101:2014. São elas:

- Estância Mimosa Ecoturismo, em Bonito (MS);
- Recanto Ecológico Rio da Prata, em Jardim (MS);
- Buraco das Araras, em Jardim (MS);
- Agência de Viagens Território Selvagem, em Brotas (SP);
- Alaya Expedições, em Brotas (SP);
- Hotel Fazenda Campo dos Sonhos, em Socorro (SP);
- Parque Campo dos Sonhos, em Socorro (SP).

Veja abaixo alguns momentos da auditoria realizada nos atrativos:







Nenhum comentário: