terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Flagrantes da natureza no Recanto Ecológico Rio da Prata

O Engenheiro Ambiental do Grupo Rio da Prata, Osvaldo Esterquile Jr., registrou na última semana imagens de uma família de pato selvagem ou pato-do-mato (Cairina moschata) nas proximidades da RPPN Cabeceira do Prata.

No momento das fotos, eles se refrescavam em uma das lagoas existentes ao redor da reserva.

10 filhotes seguiam a  mãe e, segundo o colaborador, cada um apresentava suas peculiaridades. “Alguns com a face escura, outros com a face amarela e um traço preto próximo aos olhos, ambos encantadores renderiam horas de observação”, revela Osvaldo.

Veja as fotos:





Sobre a espécie:

O Pato do mato (Cairina moschata) é comum na região do pantanal. Possui bico róseo salpicado de preto. O macho tem carúnculas vermelhas no bico e topete no alto da cabeça; face nua, preta. Em voo, grande espelho branco na asa, oculto na ave pousada. Já a fêmea bem menor, não possui topete e com menos branco. Em geral a cor é preto-esverdeada reluzente. (Aves do Brasil – Pantanal e Cerrado).

Observação de Aves:

Dentro da reserva particular do Recanto Ecológico Rio da Prata foram identificadas 229 espécies de aves, 31 de anfíbios, 34 de répteis, 37 de mamíferos e 59 espécies de peixes. Alguns destes animais estão na lista de fauna ameaçada de extinção, como o tamanduá-bandeira, lobo-guará, lontra, jaguatirica, onça-parda entre outros.

Essas riquezas proporcionam cada dia mais vivências de contato com a natureza durante a realização dos passeios no Rio da Prata. Durante a flutuação tanto na trilha interpretativa como no rio todos tem possibilidades de experiências incríveis com a fauna e flora local. A observação de aves  é um passeio que o objetivo principal é ver as aves identificadas na reserva, porém durante a atividade você caminha com um especialista que ajudará a escutar, perceber e visualizar também todos os demais animais cadastrados, é uma das atividades de mais contato com a natureza.

Informações sobre a atividade enstá disponível no site abaixo:

http://riodaprata.com.br/observacao-de-aves

Informações Osvaldo Esterquile Jr.

Nenhum comentário: