segunda-feira, 13 de maio de 2013

História de uma muda: Piúva ou Ipê Roxo


Piúva é um tipo de Ipê roxo “Tabebuia impetiginosa”, que como todos os Ipês se destacam por sua florada em cores vibrantes, neste caso entre tons de roxo ao rosa ficando a critério dos olhos do observador.

Para produção de mudas na Reserva Particular do Patrimônio Natural Fazenda Cabeceira do Prata (Jardim-MS), foi feita a coleta de sementes no mês de agosto e início de setembro de 2012.

As sementes, logo após a coleta, foram colocadas para germinação no viveiro de mudas nativas.

Com excelente taxa de germinação não ouve necessidade de nenhum tipo de tratamento para que as sementes pudessem se desenvolver, o único detalhe foi a coleta das vagens maduras ou secas ainda nas árvores.

Nas fotos sequênciais a seguir estão ilustrados as fases da germinação e crescimento da Piúva, podendo ser observado no 8º dia o primeiro aparecimento da plantinha e as primeiras folhas no 15º dia.


Após 8 meses de cuidados no viveiro as futuras árvores já estão prontas para o plantio, com aproximadamente 30cm de altura.

A avenida principal de Jardim, tem o privilégio de ter imponentes Piúvas adultas, fazendo o cortejo de quem chega ou vai embora do centro da cidade, enfeitando a via durante a maior parte do ano com suas folhas verdes e seu tronco quase liso e em períodos da estação seca com sua floração colorida e marcante.

Informações  Osvaldo Esterquile Júnior - Eng. Ambiental


Nenhum comentário: