segunda-feira, 8 de junho de 2009

Plano de manejo da Fazenda Cabeceira Rio da Prata é aprovado


A Fazenda Cabeceira Rio da Prata em Jardim, teve seu plano de manejo aprovado com o incentivo dos recursos aportados pelo Programa de Incentivo às RPPNs (Reserva Particular do Patrimônio Natural) do Pantanal, uma parceira REPAMS e CI-Brasil.

A assinatura da portaria foi realizada durante a comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, 05 de junho, no Parque Estadual do Prosa, em Campo Grande (MS) Sul.

O estudo das RPPNs aumenta o conhecimento sobre a reserva e promove um manejo adequado dos recursos naturais, resultando em eficiente uso e gestão da área. É importante ressaltar que há necessidade da realização do Plano de Manejo no prazo máximo de cinco anos a partir da criação de uma RPPNS. O documento deve abordar todos os aspectos referentes à reserva, desde a legislação sobre as atividades desenvolvidas até as normas que deverão ser seguidas dentro da reserva. O documento orienta o proprietário na administração e no gerenciamento de toda área.

Durante a solenidade de assinatura dos documentos o Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli esteve presente e cumprimentou os proprietários das RPPNs: os senhores Eduardo Folley Coelho (Rio da Prata) e Geraldo Pinheiro Magela (RPPN Rio Sucuri).

RPPNs de MS

A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Cabeceira do Prata, está localizado no entorno do Pantanal, na cidade de Jardim (MS). No local são desenvolvidas atividades de pesquisa científica, conservação e ecoturismo. O passeio oferece aos visitantes atividades como cavalgadas, observação de pássaros e trilhas onde podem ser observados animais típicos da fauna pantaneira e ainda levam os turistas ao principal atrativo da RPPN, o mergulho nas águas cristalinas do rio da Prata um dos principais mananciais hídricos e de belezas cênicas da região da Serra da Bodoquena.

Foto: Acervo Rio da Prata

Nenhum comentário: