terça-feira, 12 de novembro de 2013

Recanto Ecológico Rio da Prata e Lagoa Misteriosa recebem monitoramento do Projeto Arara Azul

O Recanto Ecológico Rio da Prata e Lagoa Misteriosa, ambos em Jardim (MS), mantém a parceria com o projeto Arara  Azul, desde fevereiro de 2012 quando foram instalados os primeiros ninhos artificiais nas dependências das fazendas.

Sempre que podem ou são solicitados, os colaboradores do projeto realizam visitas de monitoramento dos ninhos e também dos filhotes que possam ser encontrados.

Confira o relato do colaborador Osvaldo Esterquile Júnior:

Em mais uma visita de monitoramento dos ninhos no dia 30 de outubro tivemos felizes surpresas, a primavera chegou no Recanto Ecológico Rio da Prata trazendo além de flores, frutos e sementes também a fertilidade dos animais.

 Árvore Mandiocão contém um ninho artificial!


Logo na frente do escritório temos uma palmeira velhinha que um casal de Arara vermelha vem visitando há dias, com o auxílio dos colaboradores do projeto vimos que não são apenas visitas de descanso e sim para cuidados de três lindos filhotes fortes e saudáveis.

Filhotes e ovos Tucano. Foto Carlos Cézar Corrêa, projeto arara azul.

No trecho que passamos com o transporte para levar os visitantes até o início da trilha na RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural, também desconfiávamos de um casal de Tucano, realmente nossa observação estava certa, lá estavam eles dois filhotinhos ainda pelados abraçados com dois irmãos ovinhos.

 Filhotes Arara vermelha em frente ao escritório. Foto Carlos César Corrêa, do projeto arara azul.

 Ovos de Noivinha branca.

Um dos ninhos artificiais também nos surpreendeu sendo este o que está fixado na Lagoa Misteriosa, estava com um ovo vistoso e recente de Tucano posto em cima de uma cama preparada, ou seja, cheio de sementes específicas que essa espécie gosta de se alimentar e um conforto para receber adequadamente o filhote. 

Tivemos ainda uma grande descoberta uma árvore do tipo “Faveiro” mais parecia ser um condomínio natural, Arapaçu do cerrado, Tucano toco, Noivinha branca, Maria cavaleira foram os diferentes tipos de aves que encontramos nidificando na mesma árvore.

 Ovo de Tucano!
Ninho de Tucano no toco da árvore!

Surpresas e encantamentos a cada visita do projeto, além de conhecimentos.  Sempre temos boas notícias, o que nos direciona cada vez mais no caminho da conservação e reprodução das espécies.

Sobre o Projeto Arara Azul

O Projeto Arara Azul é um projeto que estuda a biologia e relações ecológicas da arara-azul-grande, realiza o manejo e promove a conservação da arara azul em seu ambiente natural, além de estudar a biologia reprodutiva das araras vermelhas, tucanos, gaviões, corujas, pato-do-mato e outras espécies que co-habitam com a arara azul no Pantanal.

O Projeto compreende o acompanhamento das araras na natureza, o monitoramento de ninhos naturais e artificiais numa área de mais de 400 mil hectares além do trabalho, em conjunto com proprietários locais, de conservação da espécie.

Informações Osvaldo Esterquile Júnior.

Nenhum comentário: