segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Alunos de Bonito (MS) realizam visita técnica no Recanto Ecológico Rio da Prata

No dia 27 de julho o Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim-MS) recebeu a visita técnica de 13 alunos de escolas públicas de Bonito (MS), voluntários da Feira Ambiental de Bonito deste ano, acompanhadas por um professor e também por Liliane Lacerda, Secretária Executiva do IASB – Instituto das Águas da Serra da Bodoquena; Nadiane dos Santos Pereira – Coordenadora do Programa de Voluntariado do IASB; Gisele Gonzales – Estagiária do IASB e Pós Graduada em Gestão Ambiental.


 De acordo com Valdenir Roberto de Souza, Engenheiro Ambiental do atrativo, os principais objetivos da visita foram:

•Continuidade do programa de voluntariado tanto no IASB quanto em outras instituições;
•Realizar plantios do Programa Plante Bonito, cumprindo o patrocínio da empresa Hotel WETIGA de Bonito/MS;
•Disseminação e divulgação da metodologia do Projeto Ilhas Verdes;
•Compreensão de como ocorre as atividades turísticas na Fazenda Cabeceira do Prata;
•Conhecer os sistemas de organização dos passeios;
•Conhecer os Projetos Ambientais desenvolvidos na fazenda.


 A visita no atrativo iniciou pelo conhecimento de como é realizado a recepção dos turistas no atrativo, trajeto do passeio de flutuação, equipamentos utilizados e regras para flutuação.

Conheceram também os projetos ambientais realizados no atrativo bem como: sistema de produção de composto de minhoca (minhocário); sistema de produção de olericultura sem utilização de agrotóxicos e fertilizantes (horta orgânica); sistema de produção de composto orgânico (compostagem); local de armazenamento e beneficiamento de sementes (sementário), produção de mudas nativas (viveiro de mudas);

Degustaram também de um almoço típico no restaurante do atrativo.


Os alunos realizaram o plantio de mudas no atrativo Lagoa Misteriosa na qual faz parte do Grupo Rio da Prata;e finalizaram com passeio de trilha contemplativa no atrativo Lagoa Misteriosa.




"A visita técnica desenvolvida no atrativo turístico Recanto Ecológico Rio da Prata atendeu as expectativas não só do grupo de aluno, mas também dos organizadores. Todas as informações transmitidas fizeram uma sequencia de raciocínio, facilitando o entendimento e a compreensão sobre as atividades apresentadas e as desenvolvidas pelo IASB. Esta visita foi mais uma etapa do nosso programa de voluntariado e atendeu perfeitamente o que foi proposto aos alunos: noções sobre a atividade turística; atividades sustentáveis e o plantio de mudas. 
Pudemos ainda divulgar nossos projetos: Plante Bonito e Ilhas Verdes. Com certeza, este grupo de alunos saíram daqui hoje mais motivados a atuarem em suas escolas, comunidade e cidade. O IASB agradece a participação destes jovens e o apoio do Recanto Ecológico Rio da Prata, que proporcionou um dia repleto de aprendizado", conclui no final das atividades, Liliane Lacerda, Bióloga do IASB.

InformaçõesValdenir Roberto de Souza - Engº Ambiental e funcionário do Grupo Rio da Prata

Nenhum comentário: