sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Nossa Equipe


A partir de hoje nosso Blog terá um novo quadro mensal: o "Nossa Equipe". O objetivo é apresentar aos nossos leitores os colaboradores que integram a equipe dos passeios Recanto Ecológico Rio da Prata e Estância Mimosa Ecoturismo.

Para dar início gostaríamos de apresentar Fábio Lima, responsável pela horta e jardim do Rio da Prata. Confira abaixo a entrevista:

- Quais legumes e hortaliças a horta do Prata cultiva atualmente?
Atualmente a horta do Prata cultiva alface crespa, alface rocha, chicória crespa, chicória lisa, almeirão, rúcula, couve, rabanete, quiabo, beterraba, cenoura, abobrinha, moranga. Além disso, cultivam-se também vários tipos de temperos como: cebolinha, salsinha, manjericão, manjerona, hortelã, alho poró, alecrim e açafrão e vários tipos de pimentas.

- Quais os legumes e hortaliças mais fáceis de cultivar?
Os itens mais fáceis de cultivar são: abobrinha, moranga e quiabo (porém esses itens ainda não se tem o suficiente para fornecer ao turismo diário). Já nas hortaliças, os mais fáceis de se cultivar são os temperos (cebolinha, salsinha), alem das chicórias e do almeirão.

- Cultivar uma horta orgânica é mais fácil ou mais difícil do que uma horta tradicional?
Acredito que seja mais difícil. Na horta tradicional utiliza das artimanhas dos produtos químicos para conter pragas e bactérias... Já na horta orgânica esse processo deve passar pelo processo natural, como uso da citronela entre outros.

- Qual sua dica para quem quer começar uma horta?
Ter um local apropriado; preparar o solo com bastante adubo orgânico; implantar um bom sistema de irrigação; dependendo da região e do clima (dispor de sombrite); buscar dicas de um profissional capacitado de como produzir e cuidar de uma horta; ter sementes e mudas de boa qualidade; e principalmente, gostar muito do que faz...


Fábio (blusa verde) na horta junto com guias de turismo Senir e Brasa


Até o mês que vem!

Foto: Acervo Rio da Prata

Nenhum comentário: