quinta-feira, 13 de março de 2008

Plantio de mudas nativas na Estância Mimosa!

O IASB, Instituto das Águas da Serra da Bodoquena, com o intuito de envolver escolas em ações de reflorestamento com mudas nativas em áreas degradadas e fomentar as ações de educação ambiental, realizou dia 10 de março de 2008, o primeiro plantio com um grupo de estudantes do ensino médio da Escola Maria Imaculada – Chapel, São Paulo. Foram plantadas 30 mudas de espécies nativas nas margens da represa do córrego Itamaraty, localizado não atrativo Estância Mimosa.

Através do Projeto Plante Bonito, o grupo de estudantes teve incluso na programação oferecida pela agência de ecoturismo Terra Nativa o plantio de mudas nativas da região e palestras fornecidas pelo IASB e pela Secretaria de Meio Ambiente do Município.

Ao todo, participaram 27 estudantes, 03 professores e 02 guias de turismo, que após receberem informações sobre a instituição e sobre as espécies plantadas, aprenderam os cuidados que se deve ter ao plantar uma muda, assim cada um ficou responsável pelo plantio de sua árvore. Para a realização dessa atividade, os alunos tiveram que abrir as covas, adubá-las, irrigar as mudas após o plantio e cobrir o solo exposto em volta da árvore com palha seca.

Entre as espécies plantadas encontram-se pitomba, caroba, tarumã, seputá e ipê-roxo. Essas árvores apresentam grande importância para a fauna da região por produzir frutos bastante apreciados pelos animais.Com este plantio o projeto chega à marca de 987 mudas, que estão recebendo manutenção e monitoramento de seu crescimento.

Fonte: IASB
* Para ver o relatório completo do plantio em PDF para download acesse: http://www.bonitoweb.com.br/estanciamimosa/ecologia.php

4 comentários:

Anônimo disse...

esta atividade mostra o compromisso ambiental da Estância Mimosa - Parabéns
Eduardo

Anônimo disse...

o link para "ecologia" não funciona, colocar o link certo

Carina Freitas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carina Freitas disse...

Obrigado pela observação!
Link corrigido.

Abs.

Carina.