quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Atrativos do Grupo Rio da Prata recebem visita de operadora de viagens de MG

Os atrativos do Grupo Rio da Prata receberam, nos dias 21 e 22 de outubro, a visita de representantes da operadora de viagens Boreal Turismo, de Belo Horizonte (MG).

Andrea e Hellen passaram pelo Recanto Ecológico Rio da Prata, localizado em Jardim, na quarta-feira (21). A dupla realizou o passeio de trilha e flutuação na nascente do rio Olho D'água.

"Que astral este lugar! A flutuação é simplesmente alucinante. A vibração da fazenda é um sossego e a comida deliciosa. (...) Temos certeza que nossos passageiros irão curtir como a gente!", escreveram em nosso livro de registros.

Já na quinta-feira (22), elas seguiram para a Estância Mimosa, em Bonito, onde fizeram o passeio de trilhas e cachoeiras acompanhadas pelo guia de turismo Luis Eduardo.

Durante conversa com o colaborador Alone Pinheiro, Andrea e Hellen parabenizaram as atividades do atrativo.

"Temos o costume de oferecer aos nossos clientes os passeios, mas, quando chegamos aqui e vimos tudo muito bem organizado, uma excelente estrutura, a trilha fácil de fazer atendendo bem todos os perfis de visitantes, ficamos mais seguros ainda de que podemos confiar", relataram.

Confira as fotos:




quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Tambores Vento Bom oferece oficina de percussão

A partir do mês de outubro, o grupo Tambores Vento Bom passa a oferecer oficina de percussão com instrumentos como alfaias, caixas, repiniques, abês, ganzás, agogôs, gonguês e tamborins.

O trabalho será realizado na Concha Acústica do Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, aos sábados, entre às 17h e 19h30. O encerramento da oficina de Primavera acontece no dia 19 de dezembro.

Segundo Nola Pompeo, responsável pelo grupo, as atividades rítmicas, os sons, o esforço físico, os alongamentos, a interação em grupo e atividades de meditação realizadas na oficina contribuem para que haja um crescimento pessoal, renovando e despertando potencialidades no corpo, na mente e na alma.

O Tambores Vento Bom está em atividade desde 2006, promovendo cursos e oficinas de ritmo, assim como realizando apresentações. Em 2013, passou a participar do carnaval de rua de Campo Grande, sendo acolhido pelo Cordão Valu.


Recanto Ecológico Rio da Prata ganha novas placas explicativas

Novas placas, que levam à Trilha da Seriema, foram instaladas no Recanto Ecológico Rio da Prata, em Jardim (MS).

Umas das novidades é a parada no Bosque dos Artistas, local onde é realizado o plantio de mudas de árvores nativas por famosos e visitantes ilustres que passam pelo atrativo.

Entre os nomes que já passaram pelo local estão Ney Matogrosso, Sebastião Salgado, Fábio Assunção, Cézar Menotti e Mariano, da dupla Munhoz e Mariano.

Durante o passeio, o visitante fica por dentro do dia-a-dia da fazenda e de como é importante fazer uso responsável dos recursos naturais e despertar para a consciência ambiental.

A trilha começa no redário do atrativo, passa pelo galinheiro e segue pelo pomar. Lá é possível conhecer de pertinho a horta orgânica, na qual são produzidos muitos vegetais servidos durante o almoço típico; conhecer mais sobre as árvores nativas da região no viveiro de mudas que conta com mais 60 espécies e ajuda no reflorestamento da região; e saber como funcionar o minhocário e a seleção de sementes.

O visitante pode ainda bater um papo no cantinho do tereré e, se tiver um dia de sorte, dá até pra provar um pouquinho doce de leite direto do tacho.

Entre as árvores encontradas ao longo do caminho estão abacateiro, amoreira, bocaiúva, pitangueira, limoeiro, mangueira, cafeeiro.







segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Estância Mimosa Ecoturismo recebe novas placas de sinalização

Foram instaladas recentemente na área da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estância Mimosa Ecoturismo, em Bonito (MS), placas de advertências quanto ao tráfego de veículos na estrada do receptivo, visando a atenção dos motoristas quando passar pelo local.

Entre as informações contidas ao visitante estão velocidade permitida de 30 km/hr, a possibilidade de haver animais cruzando a pista e curvas escorregadias e sinuosas do trecho. A ação é uma das propostas do Sistema de Gestão de Segurança (SGS).

De acordo com Luiza Coelho, diretora de sustentabilidade do Grupo Rio da Prata, os turistas transitam na estrada interna do atrativo com os veículos próprios, por isso a necessidade da implantação das placas.

Esta é a segunda instalação de placas no atrativo, a primeira foi realizada em março deste ano.

Confira a imagem:




sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Visitantes degustam jabuticaba direto do pé no Recanto Ecológico Rio da Prata

Estamos na época de jabuticaba! A fruta, típica da Mata Atlântica, costuma ser mais comum entre os meses de agosto e novembro.

Aqui no Recanto Ecológico Rio da Prata não poderia ser diferente. Nossos pés estão lotados de frutinhas, prontas para serem colhidas e degustadas!

Segundo o gerente Mano, comer a fruta direto do pé sugere um retorno à infância e toda a nostalgia da vida no campo.

Confira alguns registros realizados com nossos visitantes no dia 15 de outubro:






* Imagens do colaborador Thyago Sabino

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Fanpage do Ministério do Turismo destaca Recanto Ecológico Rio da Prata

O Ministério de Turismo divulgou em sua página no Facebook, no dia 9 de outubro, imagem do Recanto Ecológico Rio da Prata, atrativo de Jardim (MS).

O texto revela:

“Flutuação nas águas cristalinas no Rio da Prata, em Jardim (MS), é uma das atrações favoritas dos turistas. É relaxante e dá pra ficar olhando os peixinhos”.

Até o momento a foto, de autoria de @edson.marcoli, obteve mais de 1.200 curtidas, mais de 1.200 curtidas e 109 compartilhamentos.

A publicação faz parte do projeto #PartiuBrasil, que estimula viagens a destinos turísticos no país.


Bem Te Vi Aqui



Olá pessoal!

O Recanto Ecológico Rio da Prata recebeu no dia 10 de outubro a visita de Wagner Santiago, responsável  em  promover os países de língua portuguesa na Organização das Nações Unidas (ONU), acompanhado por Thiago Canêpa Amorim e Aluizio Borges.

"Passeio maravilhoso e inesquecível. Amantes da natureza não podem perder. Voltarei", escreveu Santiago em depoimento.

A vinda do representante da ONU a Mato Grosso do Sul tem como objetivo firmar compromisso quanto aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, por meio Programa Rede Solidária.

Entre as metas preconizadas pela ação, realizada durante os próximos 15 anos, estão acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição, e promover a agricultura sustentável; garantir educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizado ao longo da vida para todos; promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.

Confira o registro:


Fogões a lenha passam por reforma na Estância Mimosa

A Estância Mimosa Ecoturismo recebeu no início do mês de outubro a visita de Luércio Carlos Spohr, da empresa Fogão Gaúcho.

O artesão de fogões, que herdou a profissão do pai,  foi incumbido de realizar a reforma nos dois fogões a lenha da fazenda que são utilizados para atender aos visitantes.

Durante uma semana, Luércio trabalhou com afinco na reforma e obteve um resultado muito satisfatório.

De acordo com Alone Pinheiro, colaborador do atrativo, gradeceu ao chamado para trabalhar e toda a receptividade que teve durante sua passagem pela fazenda.

São nos fogões a lenha que o almoço típico é produzido, em escala industrial, e servido aos visitantes. A refeição é sempre lembrada em depoimentos e registros como um dos destaques do passeio.











quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Fotógrafo vence concurso internacional com imagem da Lagoa Misteriosa

O fotógrafo Marcio Cabral venceu o concurso MontPhoto, uma competição internacional de fotografia de natureza, com imagens da Lagoa Misteriosa, em Jardim. As imagens foram realizadas no atrativo turístico durante um mergulho com cilindro.

As panorâmicas da Lagoa Misteriosa exibem partes da profundidade do local, bem como a transparência das águas, na qual é possível ver com nitidez um mergulhador e um pessoa realizando a flutuação.

A imagem concorreu em votação do público com outras nove selecionadas, na categoria Mundo Subaquático. O resultado foi divulgado no dia 3 de outubro, durante o MontPhot Fest, em Lloret de Mar, na Espanha.

“Esta imagem “Diving in a blue dream” foi captada em uma dolina, que é uma caverna inundada. Esta fotografia é uma panorâmica esférica captada em uma profundidade de mais ou menos 12 metros e dá para ver as pessoas nadando na superfície e embaixo da água. Bom, estou encantado de ter sido escolhido, muito obrigado e boas festas para todos vocês”, discursou por meio de um vídeo.

.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Acadêmicos da UEMS realizam visita técnica no Recanto Ecológico Rio da Prata

O Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim-MS) recebeu no dia 4 de outubro a visita de acadêmicos do curso de turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Dourados.

O intuito foi conhecer práticas de gestão do ecoturismo, incluindo as atividades ambientais.

Acompanhados pelos colaboradores Valdenir Souza e Thyago Sabino, o grupo participou de  palestra e conheceu de perto os projetos ambientais como minhocário, compostagem, horta orgânica e viveiro de mudas.

Na sequência, visitaram o ponto de início da flutuação, na nascente Rio Olho D'Água, e desfrutaram de um almoço típico no receptivo.

Sobre a visita, a professora das Dores Grechi disse que "a visita atendeu a todos expectativas: didáticas, ambientais, técnicas e também gastronômicas."

Confira as fotos:







sábado, 3 de outubro de 2015

Recanto Ecológico Rio da Prata e Lagoa Misteriosa recebem monitoramento do Projeto Arara Azul

O Recanto Ecológico Rio da Prata e Lagoa Misteriosa, ambos em Jardim (MS), mantém a parceria com o projeto Arara  Azul, desde fevereiro de 2012 quando foram instalados os primeiros ninhos artificiais nas dependências das fazendas.

Sempre que podem ou são solicitados, os colaboradores do projeto realizam visitas de monitoramento dos ninhos e também dos filhotes que possam ser encontrados.

Durante visita dos especialistas Carlos Cézar Corrêa e Daphne Delgado, nesta sexta-feira, 2 de outubro, foram encontrados quatro ovos de tucano no ninho localizado na Lagoa Misteriosa e três no ninho natural da invernada Capão Bonito.

Veja o relato do colaborador Thyago Sabino:

"O ninho presente na Lagoa Misteriosa é do tamanho grande e encontra-se com avarias, pois a árvore em que ele se situa acabou exercendo pressão e fazendo com que a tábua de base se soltasse. Cézar recomendou a troca deste ninho por um menor e também a mudança da posição do mesmo na árvore.

Em relação aos avistamentos dos indivíduos de arara azul na fazenda, afirmou que mesmo não sendo comum na região é um indicativo excelente, ainda mais se estes animais foram vistos se alimentando. Segundo ele, em outras localidades aconteceram situações parecidas onde após as araras encontrarem alimento disponível, consequentemente encontrarão o ninho disponível, inciando todo processo reprodutivo."






sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Fotos de atrativos do Grupo Rio Da Prata são exibidas em Brasília

Imagens dos atrativos do Recanto Ecológico Rio da Prata e da Lagoa Misteriosa foram exibidas na cúpula do Museu Nacional da República em Brasília.

As fotos de Márcio Cabral captaram as águas cristalinas do Rio da Prata e a diversidade de peixes, além do azul profundo da Lagoa Misteriosa.

A mostra aconteceu durante evento do projeto Sonar, nos dias 16 e 17 de setembro. Na ocasião foram exibidos ensaios de nove fotógrafos da cidade, enquanto os DJs Nagô, Elefunk e Arlequim criavam um set musical ao vivo inspirado no conteúdo das imagens.

As imagens projetadas eram de autoria de André Dib, Armando Salmito, Arthur Monteiro, Hélio Rocha, Isabela Lyrio, João Paulo Barbosa, Marcos Amend, Márcio Cabral e Olivier Boëls. As fotos traziam cenas de lugares do Brasil, como Chapada dos Viadeiros (GO) e Jardim (MS), e destinos internacionais como Índia, Antártica, Tibete.

Projeto Sonar

Através da linguagem universal da música e da fotografia, o projeto SONAR leva a diversidade cultural do mundo para várias regiões do DF. Confira as fotos: