sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Fotógrafo Pedro Paiva captura imagens nos atrativos do Grupo Rio da Prata

Os atrativos do Grupo Rio da Prata - Recanto Ecológico Rio da Prata, Estância Mimosa e Lagoa Misteriosa - receberam entre os dias 21 e 22 de agosto, a visita do fotógrafo Pedro Paiva.

Pedro estava em Bonito e região para escrever uma matéria para revistas de turismo e ainda fazer um Vídeo Guia, em caráter de projeto piloto, sobre o destino de ecoturismo.

"De todos os passeios que visitei, o Rio da Prata e a Lagoa Misteriosa foram - de longe - os meus prediletos! Fiquei encantado com a clareza da água e a beleza dos lugares!", declarou em depoimento.

Segundo ele, o atendimento de toda a equipe também é muito profissional, deixando o visitante confortável e a vontade durante todo o passeio.





Pesquisadores da UFPR visitam a Estância Mimosa

A Estância Mimosa Ecoturismo (Bonito-MS) recebeu, no dia 27 de agosto, a visita técnica de pesquisadores do Laboratório de Análises de Minerais e Rochas (LAMIR), da Universidade Federal do Paraná.

A iniciativa tinha como objetivo a coleta de amostras de materiais geológicos como tufas calcárias para o Projeto Geobiocal, uma pesquisa desenvolvida em colaboração com a Universidade de Hiroshima, no Japão.

Durante a visita, o grupo conheceu as cachoeiras em dois turnos e conversaram com Osvaldo Júnior, engenheiro ambiental do atrativo, sobre uma parceria para dar sequência à pesquisa com monitoramentos à distância.

Outros empreendimentos de Bonito e região, como a Nascente Azul, Cachoeiras do Taica, Estância Mimosa, Calcário Xaraiés e Gruta do Lago Azul também fizeram parte do roteiro de estudos.

Confira o registro:


quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Grupo Rio da Prata participa de discussão sobre Sistema de Gestão de Segurança

A equipe da Secretaria de Turismo, Ind. e Comércio realizou mais um encontro nesta quarta-feira (26) para dar andamento ao processo de implementação do Sistema de Gestão de Segurança na Gruta do Lago Azul.

Participaram da reunião autoridades, guias de turismo e representantes do Sebrae,  da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) e do Grupo Rio da Prata.

Com o objetivo de ampliar o número de passeios no destino que contam a certificação, durante o encontro foram realizadas trocas de experiências entre os atrativos que já possuem o sistema implementado.

De acordo com Osvaldo Esterquile Jr., engenheiro ambiental do Grupo Rio da Prata, a Gruta do Lago Azul será um dos únicos atrativos públicos a ter essa certificação. Isso irá garantir mais segurança e beneficiar o público e a cidade.

Sobre o Sistema SGS

O Sistema de Gestão da Segurança aponta situações que envolvem maior risco e as necessidades de melhoria, antecipando a ocorrência de eventos indesejados e reduzindo a níveis mínimos as probabilidades de ocorrência de incidentes e acidentes.

A realização do SGS é uma parceria da Prefeitura de Bonito, por meio da SECTUR, a Associação dos Atrativos Turísticos de Bonito e Região (ATRATUR) e o Sebrae.

Foto: Reprodução Facebook


Bem Te Vi Aqui!


O Bem Te Vi Aqui desta semana registrou a visita da microbióloga da Tailândia, Pilai Poonswad, no dia 25 de agosto no Recanto Ecológico Rio da Prata.

Junto de mais quatro pessoas, Pilai realizou o passeio de flutuação, acompanhada pelo guia André Turatti.

A tailandesa é considerada a “Grande Mãe das Aves Calau” e conquistou em 2006 o 12º Prêmio Rolex para Empreendimentos por seu projeto que engajou comunidades rurais da Tailândia em salvar aves calau ameaçadas.

Depois de redescobrir uma espécie de ave, que se acreditava estar extinta no sul das devastadas florestas da Tailândia, Pilai decidiu transformar ex-caçadores e madeireiros ilegais em protetores do calau e de seu habitat precário.

Por meio da iniciativa,  famílias da cidade passaram a adotar ninhos de aves, o que trouxe mudanças notáveis nas atitudes da comunidade frente à conservação.

"Nós tivemos um momento incrível aqui. É muito além de nossas expectativas e não há necessidade de mencionar sobre a natureza, guia e funcionários daqui que são muito legais, especialmente o guia André, que é excelente. Espero que vocês conservem essa natureza para sempre", escreveu a microbióloga no livro de registros.


Sobre o Calau

Conhecido internacionalmente como Rhinoceros Hornbill (Buceros rhinoceros), o calau-rinoceronte é uma espécie de ave coraciiforme da família Bucerotidae, encontrada no Sudeste Asiático.

Fonte: Vivimetaliun Wordpress

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Bonito e região são temas do site Viajar Verde

Leonauro Mendonça, site do Viajar Verde, estreou essa semana a coluna Tiro o meu Boné, com o objetivo de incentivar o turismo baseado na sustentabilidade.

Na publicação, o colunista "tira o boné" para Bonito e região, segundo ele, um dos destinos mais premiad
os do Brasil, exemplo único de destino sustentável e carro chefe do segmento na área de qualificação em Gestão de Segurando.

"Há bem pouco tempo a região sobrevivia de pecuária e agricultura e foi com uma reportagem em cadeia nacional sobre a Gruta Azul – um dos atrativos mais conhecidos de Bonito, que o boom turismo chegou. Mas com ele chegou também a nova onda do Turismo Ecológico, que deu o tom para o começo da movimentação na região", revela.

Entre os passeios citados estão a Estância Mimosa, o Recanto Ecológico Rio da Prata e a Lagoa Misteriosa, que reúne preservação ambiental, responsabilidade social e economia local.

A matéria pode ser conferida na íntegra em: http://viajarverde.com.br/bonito-e-regiao/


terça-feira, 18 de agosto de 2015

Novas imagens são capturadas no Rio da Prata para projeto Peixes de Bonito

Acompanhados pelos colaboradores Thyago Sabino e Carlos Meaurio, o professor José Sabino e o jornalista Fábio Pellegrini visitaram o Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim-MS) entre os dias 13 e 16 de agosto.

Durante a visita, foram capturadas imagens do atrativo com o objetivo de reunir material para o projeto Peixes de Bonito

A pesquisa, coordenada por Sabino, já identificou espécies de peixes ainda não descritas pela ciência nos rios da região da Bodoquena.

Veja o registro:


Com informações de Thyago Sabino

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Equipe grava cenas no Grupo Rio da Prata para Canal OFF

A produtora Pitaya Filmes esteve no Recanto Ecológico Rio da Prata e na Lagoa Misteriosa (Jardim-MS), nos dias 15 e 16 de agosto, para realização de filmagens nos atrativos.

O grupo composto pela apresentadora Karina Oliani e pelos cinegrafistas Alexandre Sacci e Rodrigo, foram acompanhados por Juca Ygarapé, Thyago Sabino, engenheiro ambiental do atrativo, e João Gomes, instrutor de mergulho.

Segundo Thyago, as imagens farão parte de um programa chamado Oceano Selvagem, que vai ao ar em março do ano que vem, no Canal OFF.

Confira o registro:



Com informações de Thyago Sabino

Recanto Ecológico Rio da Prata realiza 7ª edição do projeto Educando e Plantando

Com objetivo de incentivar a educação ambiental, o Recanto Ecológico Rio da Prata recebeu, nos dias 11 e 13 agosto, a visita de alunos da rede municipal de Jardim (MS) por meio da 7ª edição do projeto Educando e Plantando, da RPPN Faz. Cabeceira do Prata.

Além de estudantes do 5º e 9º das escolas, participaram das atividades os professores, Alan Ribeiro, Cecília Espindola, Ilzo Meirelles, Shirley Almeida, Leila Freitas, Iracilde Picoli; as representantes da Secretaria de Educação, Vânia Simões e Márcia Neves; os guias voluntários, Sennir, Hiter, Alda e Renata; e os colaboradores do atrativo, Thyago Sabino e Osvaldo Jr.

Foram plantadas mudas de ipê roxo, amarelo e branco, representando cada instituição de ensino participante: Escola Major Alberto Rodrigues da Costa, Escola Oswaldo Fernandes Monteiro,Escola Chaquib Kadri, Escola Prefeito Estácio Cunha, Escola Castelo Branco e Escola Zeus Benevides.

Confira as fotos:







Com informações de Thyago Sabino

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Recanto Ecológico Rio da Prata é cenário para preparo de receita regional

O programa Dia a Dia, da rede Bandeirantes, apresentou nesta quarta-feira (12) uma reportagem gravada no Recanto Ecológico Rio da Prata, em Jardim.

No episódio, o chef Paulo Machado, vencedor do Prêmio Nacional Dólmã 2015, ensina o preparo da sopa paraguaia, tradicional iguaria de Mato Grosso do Sul.

Segundo Machado, o prato surgiu quando o General Solano Lopes, durante a Guerra do Paraguai, pediu que fizessem uma sopa de milho, que acabou virando uma torta.

Entre os ingredientes da receita estão manteiga, cebola, farinha de milho, sal, queijo ralada, leite e ovos.

Ao final, o chef ainda prova o famoso doce de leite, produzido no atrativo.

Confira a reportagem no link: http://migre.me/rakOE.


Bonito é destaque em portal da Bolívia

O portal La Razón, da Bolívia, publicou uma reportagem na última semana a respeito dos atrativos turísticos de Bonito e Jardim (MS).

Com o título "Entranhas do Brasil", a publicação retrata os paraísos naturais presentes na região da Serra da Bodoquena como as cavernas, as águas cristalinas, a rica fauna e a vegetação exuberante.

Entre os passeios citados estão o Recanto Ecológico Rio da Prata, em Jardim, com destaque para flutuação em meio aos peixes, e a Gruta do Lago Azul, em Bonito, e o azul intenso refletido na lagoa dentro da caverna.

O portal ainda dá dicas para os turistas bolivianos sobre o clima, os voos, quais os documentos necessários, o câmbio, entre outros.

Confira a matéria na íntegra em: http://migre.me/rakgv 


terça-feira, 11 de agosto de 2015

Estância Mimosa recebe adequações em Projeto de Prevenção Contra Incêndio

A Estância Mimosa Ecoturismo, visando se adequar ao Projeto de Prevenção Contra Incêndio, realizou a aplicação do produto retardante de chama nas dependência do receptivo.

Segundo o laudo técnico, o revestimento é resistente à propagação da chama, possui baixa emissão de fumaça, não emite gases tóxicos e nem corrosivas em casa de queima.

De acordo com Luiza Coelho, diretora de sustentabilidade do atrativo, com o objetivo de diminuir a propagação das chamas em caso de incêndio já foram aplicadas duas demãos do produto.

Veja as imagens do momento da aplicação:




Fotos: Hilomar Vilalba

Confira as ações de educação ambiental no Recanto Ecológico Rio da Prata

Além do passeio de trilha e flutuação, o Recanto Ecológico Rio da Prata conta com roteiro do estudo meio e outras atividades de interação com o público.

Lá é possível conhecer de pertinho a horta orgânica, na qual são produzidos muitos vegetais servidos durante o almoço típico; conhecer mais sobre as árvores nativas da região no viveiro de mudas; saber como funcionar o minhocário e a seleção de sementes. Em um dia de sorte, dá até pra provar um pouquinho doce de leite direto do tacho!

Durante as atividades, o visitante fica por dentro do dia-a-dia da fazenda e de como é importante fazer uso responsável dos recursos naturais e despertar para a consciência ambiental.

Confira as imagens:












Fotos: Aline Santos

Colaborador da Atratur visita a Lagoa Misteriosa

A Lagoa Misteriosa recebeu no dia 8 de agosto a visita do Gustavo Almeida, secretário executivo da Associação dos Atrativos Turísticos de Bonito e Região (Atratur).

Ele aproveitou a oportunidades para nos deixar um depoimento:

"É muito bom ver de perto o que Jardim tem de bom. Não é apenas uma dolina. Um espetáculo da natureza. Obrigada ao monitor Carlos pelo excelente atendimento prestado e a Vânia pela atenção!".

Confira o registro da visita:


segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Grupo Rio da Prata recebe atores de Malhação e diretor da Globo

Os atrativos do Grupo Rio da Prata receberam nos dias 7 e 8 de agosto, os atores Jennifer Nascimento e Jean Amorim, intérpretes dos personagens Solange e Marcão em Malhação; o diretor da Globo, Tiago Garcia; e sua namorada, Lauri Ladanhese.

Na sexta-feira (7), o grupo, acompanhado por Breno Teixeira, do Bonito Hi Hostel, visitou o Recanto Ecológico Rio da Prata e a Lagoa Misteriosa.

Em seu Instagram, Jennifer chegou a registrar uma poesia na imagem do passeio: "A gente mergulhou / Em meio ao clarão / Como magia em dança/ Nossos pés saíram do chão", escreveu na legenda.

Já no sábado (8), foi a vez da Estância Mimosa Ecoturismo recepcionar a turma toda. Eles aproveitaram o dia de sol para um banho nas cachoeiras, seguido do passeio a cavalo.

"Foi a melhor cavalgada que fizemos até hoje, trilha, duração, paisagem, tiramos ótimas fotos e aproveitamos todos os momentos do percurso. Ah o por do sol é encantador", comentou o grupo.

Confira as fotos:


Créditos: Instagram - @jennifer_nascimento



Créditos: Instagram - @jennifer_nascimento



Recanto Ecológico Rio da Prata providencia reforma para prevenção contra incêndio

Como parte das adequações do Projeto de Prevenção Contra Incêndio, o Recanto Ecológico Rio da Prata realizou nesta segunda-feira (10), a substituição da antiga tubulação central de gás e dos registros da cozinha do receptivo.

A nova tubulação possui características metálicas e flexíveis, atendendo as normas e padrões do Corpo de Bombeiros, que deve ainda analisar e aprovar o projeto completo de adequação.

Segundo Luiza Coelho, diretora de sustentabilidade do atrativo, o objetivo desta reforma foi aumentar a segurança da cozinha já que a tubulação anterior já tinha mais de 10 anos, o que com tempo poderia acabar acarretando vazamentos.

Veja as imagens da troca:







sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Bem Te Vi Aqui


Olá, pessoal!!!

O Recanto Ecológico Rio da Prata recebeu nesta semana um e-mail da visitante Aline Daliani contando sobre sua experiência em flutuar nas águas do atrativo.

Ela aproveitou o espaço e gentilmente nos enviou suas fotos e um depoimento:

"Amei o passeio! Foi muito marcante para mim e irei guardar para sempre! Achei a estrutura, atendimento, equipamento e almoço exemplares! Recomendarei a muitas pessoas!", escreveu a visitante.

Confira as imagens:



Agente de viagens visita Lagoa Misteriosa

A Lagoa Misteriosa (Jardim-MS) recebeu no dia 6 de agosto a visita da Taynara, agente de viagem da Agência Bonito Way.

Ela aproveitou o momento de descanso para mergulhar nas águas cristalinas da Lagoa Misteriosa e ao final do passeio deixou um depoimento sobre a experiência:

"Venho aqui descrever tão maravilhoso passeio que tive o privilégio de conhecer hoje o 'mergulho batismo'. Foi tudo ótimo, os meninos super cuidadosos, respeitando o limite de cada um. Tenho certeza que assim como eu, várias pessoas jamais tirarão essa imagem cabeça".


quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Bonito é destaque na revista da Azul Magazine

A edição de agosto da revista de bordo, Azul Magazine, traz na seção Destinos, uma reportagem sobre as águas cristalinas de Bonito e Jardim.

Entre alguns dos passeios citados estão Recanto Ecológico Rio da Prata, Lagoa Misteriosa, Estância Mimosa Ecoturismo, Gruta do Lago Azul, Nascente do Rio Sucuri, Nascente Azul, Abismo Anhumas.

"Com tons que variam do azul-turquesa ao verde-esmeralda e fauna abundante, os rios e as lagoas são os grandes trunfos de Bonito. Somam-se a eles as cachoeiras, as cavernas e a vegetação pantaneira e eis um cenário singular", declara a publicação.

A matéria traz ainda dicas de onde se hospedar, onde comer, como chegar e quais os passeios imperdíveis.

A matéria na íntegra pode ser acessada em: www.azulmagazine.com.br/v1/?p=11343


terça-feira, 4 de agosto de 2015

Atrativos do Grupo Rio da Prata recebem visita de fotógrafo brasileiro

A Estância Mimosa Ecoturismo, em Bonito, recebeu na manhã desta segunda-feira (3), a visita do fotógrafo carioca Bruno Bezerra e da professora de acroyoga Daniela Vianna.

Bruno é conhecido por suas fotos que estão ao mesmo tempo acima e abaixo d’água. O segredo do fotógrafo é um acessório conhecido como dome (redoma em português), em que a câmera é acoplada. Já Daniela Vianna é uma professora mineira de acroyoga, uma modalidade que mistura yoga e acrobacia, que esteve em Campo Grande ministrando um workshop.

A dupla, que soma mais de 40 mil seguidores no Instagram, chegou acompanhada por Thiago Akira, da agência Bonito Way e realizou o passeio de trilhas e cachoeiras. Quando retornaram a sede, um típico almoço de fazenda os aguardava.

Segundo Bruno, todos foram bem acolhidos pelos funcionários: "A estrutura é muita boa e as informações passadas na trilha são excelentes, isso sem falar desse almoço que é bom demais", destacou.

Para Daniela, o diferencial ficou por conta da conciliação da parte ambiental com a diversão do banho nas cachoeiras,

"Quando a gente retorna ainda tem um almoço e um doce de leite sensacional, isso é muito bom, adorei", completou.

Veja o registro dos visitantes:


Já nesta terça-feira (4), Bruno e Daniela estiveram no Recanto Ecológico Rio da Prata e na Lagoa Misteriosa, ambos em Jardim, para realizar o passeio de flutuação.

Dessa vez, a visita foi acompanhada por Vanessa Salvado e Matias Wonko, do setor de marketing e agência da Bonito Way, respectivamente.

Segundo o fotógrafo carioca "Bonito passa a ser mais lindo que o "maravilhosa" usado para descrever o Rio. Já a mineira Dani, disse que "Minas vai ter que reaprender sobre doce de leite!".

Confira as fotos:







Com informações dos colaboradores Alone Pinheiro e Thyago Sabino