quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Plantio de mudas no Recanto Ecológico Rio da Prata

No dia 27 de outubro dois colaboradores do Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim-MS) realizaram um plantio de mudas.

Jair Diomedes (Chefe de Cozinha) e Vilma de Oliveira Coenga (cozinheira) plantaram duas mudas de Atemóia, na companhia do engenheiro ambiental, Osvaldo Esterquile Júnior.


Dona de uma polpa doce e macia,além de sabor, a presença da fruta proporciona uma boa fonte de potássio, que pode beneficiar os músculos do corpo, incluindo o coração

A casca verde tem uma aparência bruta, mas dentro, a atemoia oferece cerca de 70% de água e um sabor único. Ela se originou na África do Sul e em Israel por meio do cruzamento entre a fruta-do-conde (ou pinha) e a cherimoia. (Essas informações são da Revista Vegetarianos).

Agora é esperar que a árvore cresça e dê bons frutos!!




terça-feira, 29 de outubro de 2013

Feliz aniversário

No dia 9 de outubro, Shirley, colaboradora do Grupo Rio da Prata, no escritório em Campo Grande (MS), comemorou mais um ano de vida!!

Para celebrar a data, a equipe reuniu-se para dar "aquele abraço" na Shirley!

Desejamos felicidades sempre!!


Colaboradores do Grupo Rio da Prata participam de palestra com Luizão da Nomad Brasil

Na última sexta-feira, 25 de outubro, colaboradores do Grupo Rio da Prata, que atuam no escritório em Campo Grande (MS), participaram de um almoço de confraternização em companhia de Luizão da Nomad Brasil Expedições, consultor e associado à ABETA - Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, alé de ministrar cursos para empresas.

No período da tarde, Luizão ministrou breve palestra sobre a empresa, além de mostrar outros destinos turísticos do mundo, reforçando o tema motivação entre os colaboradores! Foi uma experiência agradável para todos!

Veja as fotos:



Em pé: Kamila, Dalcimara, Shirley, Luizão, Daniela, Crislaine, Helen e Celso.
Embaixo: Elaine, Carla, Carina e Lilian!



segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Melhorias na Estância Mimosa Ecoturismo

Foram instalados na Estância Mimosa Ecoturismo (Bonito-MS) toldos, com o intuito de garantir maior conforto aos visitantes durante os dias frios e dias chuvosos.  Foram colocado em boa parte da sede do atrativo.

Veja as fotos :


 

 Toldos recolhidos!



sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Novas placas na Lagoa Misteriosa

A Lagoa Misteriosa (Jardim-MS) ganhou novas placas de acesso no percurso de sua trilha e também no deck.

Na trilha foram colocadas placas de orientação para os visitantes.

Já no deck as placas foram substituídas por novas, mantendo as informações de regras de segurança, regras ambientais e instruções para subida da escadaria.




terça-feira, 22 de outubro de 2013

Novas placas sinalizam a entrada aos passeios Lagoa Misteriosa e Recanto Ecológico Rio da Prata

O Grupo Rio da Prata instalou no final de setembro placas de sinalização ao longo da rodovia que dá acesso aos atrativos turísticos Recanto Ecológico Rio da Prata e Lagoa Misteriosa, ambos em Jardim (MS), a fim de melhorar a orientação de seus visitantes.

Foram instaladas três placas, sendo uma sentido Bonito - Recanto Ecológico Rio da Prata, citando a distância de 400 metros, pela Estrada do Curê e outras duas placas sentido Jardim - Recanto Ecológico Rio da Prata citando as distâncias de 6 km e 500 metros.

Confira as imagens:




Flor de Capuchinho no Recanto Ecológico Rio da Prata

Estão em processo de floração as mudas de capuchinhos, cultivadas no Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim-MS), enfeitando ainda mais o jardim do atrativo.

As mudas, cuidadas pelos colaboradores Valdenir e Maidana, foram adquiridas em 2012, na região de Monte Verde, em Minas Gerais.

Além de colorir o local, as flores do capuchinho podem ser utilizadas para decorar pratos gourmet, além de serem comestíveis.

Vejas as fotos:

 

Saiba mais sobre a Flor do Capuchinho:

A planta costuma atingir entre 1 e 2 metros de comprimento e é uma planta rasteira. Como possui plantas bonitas e apropriadas para fins ornamentais costuma ser empregada em jardins e canteiros.

Sua altura não costuma ultrapassar os 40 centímetros, sendo por isso ideal para pessoas que desejam uma planta ornamental, de propriedades benéficas para a saúde e que ainda pode ser usada no preparo de alimentos.

As flores e folhas do Capuchinho são comestíveis e podem ser usadas no preparo de saladas, além de possuir alto poder nutritivo. O Capuchinho pode ser usado para fazer chás.

Além de propriedades medicinais a planta também possui finalidade estética pois atua como fortificante capilar.(Informações www.cuidar.com.br).

Novas mudas na Estância Mimosa Ecoturismo

Quem caminhar na trilha de acesso do pomar à horta orgânica na Estância Mimosa Ecoturismo (Bonito - MS) irá se deparar com as novas mudas de jabuticabeiras, que, em um futuro próximo, os visitantes poderão se deliciar com as jabuticabas.

As mudas plantadas no atrativo foram cultivadas no escritório do Grupo Rio da Prata, em Campo Grande (MS), sob os cuidados de Daniel Scalabrini. Após três anos e meio foram transportadas para o passeio.

Agora é só esperar!!

Veja as fotos:



segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Integrantes de diversas instituições visitam a Lagoa Misteriosa e o Recanto Ecológico Rio da Prata

Os atrativos turísticos de Jardim (MS), Lagoa Misteriosa e Recanto Ecológico Rio da Prata, receberam recentemente a visita de um grupo, composto por integrantes da Unisol Brasil - Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários;  FUNASA MS - Fundação Nacional de Saúde de Mato Grosso do Sul; além de empresários ligados a Nexus Emilia Romagna - Instituto de Cooperação para o Desenvolvimento organizado pela CGIL Emilia Romagna .

O grupo realizou uma visita técnica na Lagoa Misteriosa, acompanhadas por Osvaldo Esterquile Júnior, e conheceram também a RPPN Fazenda Cabceira do Prata, acompanhados desta vez pelo colaborador Valdenir Roberto de Souza.

Segue abaixo o registro da visita:


Depoimento sobre passeios na Estância Mimosa Ecoturismo

Na última semana, a Estância Mimosa Ecoturismo (Bonito-MS) recebeu a visita de Alessandro Menezes, acompanhado por sua namorada, no qual tiveram a oportunidade de realizar o passeio a cavalo, contemplando, assim, a beleza singular da região e também o passeio de trilhas e cachoeiras:

Ficamos muito felizes em receber o depoimento deixado após sua visita.

Confira:

"Pude desfrutar de um passeio que faz juz aos prêmios recebidos. Foi um bom momento para eu e minha namorada de paz e sossego, além do tratamento excepcional da equipe. A cavalgada me deu uma nova percepção da Serra e o passeio pelas cachoeiras são um bálsamo para qualquer cidadão urbano. .. Grato a todos. Abs. Alessandro".




Rio da Prata e Lagoa Misteriosa recebem visita de professora da UFMS - campus de Bonito

Na última semana, a Lagoa Misteriosa e o Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim-MS) receberam  a visita de Priscila Varges da Silva, professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- UFMS, campus de Bonito e Lindberg Nascimento Junior, Géografo, Mestre em Geografia.

Eles tiveram a oportunidade de conhecer a Lagoa Misteriosa, e Lindberg aproveitou para realizar o passeio de flutuação no Rio da Prata.


Veja abaixo depoimentos colhidos por Osvaldo Esterquile Júnior, colaborador do Grupo Rio da Prata:

"Sobre o Rio da Prata foi a melhor emoção que já senti. Ver, observar, flutuar e ser levado pelo rio, em conjunto com a fauna e flora fluvial, me deu uma sensação de participar, ou melhor, de estar dentro de um ambiente natural. Transformou minha visão de outside, para inside. Foi demais".

"Já na Lagoa Misteriosa a sensação é indescritível. A grandiosidade e a beleza da lagoa, me convence do meu limite como ser humano e a imensidão do trabalho e do tempo da natureza", revelou Lindberg Nascimento Junior.

Já Priscila Varges da Silva visitou a a Fazenda para conhecer a forma de gestão e manejo do turismo, considerando a sustentabilidade ambiental, "já que o atrativo é referencia nos cuidados com a natureza", revela.

"Estou pesquisando para o meu doutorado a relação entre a água e o turismo na bacia do rio Formoso, meu doutorado é em geografia na UNESP- Presidente Prudente, e a questão do uso e ocupação do solo e as práticas de manejo são fundamentais para a qualidade da água para o turismo. Mesmo o rio da Prata e a Lagoa Misterioso não estando dentro do meu objeto de estudo, já que se encontra em outra bacia hidrográfica, me interessei em conhecer e percebi que a área é interessantíssima, tanto pela beleza, quanto pela potencialidade de estudos que proporcionem um melhor entendimento da dinâmica ambiental. O empreendimento está de parabéns pela responsabilidade ambiental evidente na execução das práticas turísticas na fazenda. A Estância Mimosa, atrativo do mesmo grupo, faz parte do meu objeto de estudo e espero contribuir com os resultados da minha tese".

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Primavera no Rio da Prata

Durante a chegada da Primavera no Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim – MS) muitas das espécies de árvores presentes no pomar do jardim do atrativo estão frutificando, atraindo os visitantes a se deliciarem com essas frutas retiradas diretamente das árvores, já que esta prática quase inexiste nos grandes centros urbanos.

Atualmente quem apresenta inúmeras frutinhas a serem saboreadas pelos visitantes é a Jabuticabeira (Myrciaria cauliflora), árvore nativa da Mata Atlântica, conhecidas por seus deliciosos frutos.

Seu tronco é bastante ramificado e de casca lisa, que se renova anualmente após a frutificação. Na primavera surgem do tronco numerosas flores brancas que cobrem quase toda sua extensão. Este processo ocorre simultaneamente à queda das folhas, modificando completamente a aparência da árvore. Após a polinização, as flores gradativamente vão sendo substituídas por pequenos frutos verdes, esféricos, que se tornam vermelhos e depois negros, quando completamente amadurecidos.

Thyago Sabino, Biólogo e colaborador do Grupo Rio da Prata, fez o registro da visita de Ândrea Cardoso Souza, à jabuticabeira.
Segundo Ândrea, “o encontro com a diversidade da fauna e flora da região oportunizam uma experiência única de encontro com a natureza de rara beleza e convivência possível em ecossistemas sustentáveis. Estamos Encantados”. 

Além das Jabuticabas, Amoras, Pitangas, Acerolas e Mamões também frutificarão trazendo consigo espécies de aves que aproveitarão a oportunidade para também se alimentar desses frutos.

Informações Thyago Sabino


segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Alunos realizam plantio de mudas junto ao IASB na Estância Mimosa

A Escola Graded School (Associação Escola Graduada de São Paulo) visita Estância Mimosa e após a trilha interpretativa com banhos nas cachoeiras, são recebidos pelo IASB – Instituto das Águas da Serra da Bodoquena com uma sensibilização ambiental e plantios de mudas, deixando uma marca verde na fazenda.

Durante os dias 17 e 18 de setembro a Escola Graded School levou seus alunos para conhecer e se divertir nas trilhas e cachoeiras da Estância Mimosa Ecoturismo (Bonito-MS), e a parceria com o Intituto das Águas da Serra da Bodoquena -IASB, proporcionou aos alunos o entendimento de como a ONG desenvolve a conservação na região de Bonito através de seus projetos ambientais.
Foto: Divulgação IASB

Após se divertirem nas trilhas e cachoeiras, os 120 alunos divididos em grupos realizaram um plantio simbólico de uma árvore nativa por grupo, no total foram 10 mudas plantadas no receptivo da Estância Mimosa Ecoturismo.

Já no dia 19 (quinta-feira) ocorreu um passeio diferenciado com a mesma escola, é uma proposta chamada “Estudo do Meio”, um programa interno da fazenda de Educação Ambiental, onde os alunos foram recebidos pelo responsável do setor ambiental e tiveram um bate-papo sobre as iniciativas e metas de sustentabilidade da fazenda.

Esta ação está dentro do Programa Plante Bonito que é apoiado pelo Fundo Socioambiental CASA.

Informações IASB

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Visita Técnica no Recanto Ecológico Rio da Prata

No dia 19 de setembro o Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim-MS) recebeu a visita técnica de 21 alunos e 03 professores da Graded School de São Paulo/SP, com o objetivo de realizar coleta de solo e água para análises.

A equipe, acompanhada pelo Engenheiro Ambiental Valdenir de Souza e pela turismóloga Helen Amorin, tiveram a oportunidade de conhecer os projetos ambientais desenvolvidos no atrativo, como o viveiro de mudas, sementário, horta orgânica e minhocário).

Realizaram, também, outras atividades como a coleta de água na nascente do Rio Olhod´Água e no trecho final da flutuação no Rio da Prata denominado deque de pedra; e a coleta de solo na mata ciliar da RPPN Fazenda Cabeceira do Prata, de fragmento florestal de cerrado e em pastagem.

Após as atividades, Kaue Santos –Geógrafo e professor da Graded School, deixou um breve depoimento sobre o dia no Rio da Prata: “Visita muito bem orientada”.

Veja as fotos:

 Coleta de solo em fragmento florestal de cerrado em meio a pastagem
 Coleta de água no rio olho d´água
 Coleta de água no rio olho d´água
 Valdenir de Souza, colaborador do Rio da Prata, repassando informações sobre o histórico da fazenda!

Informações Valdenir de Souza (Colaborador Grupo Rio da Prata)

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Peixes são monitorados no Recanto Ecológico Rio da Prata

Nos dias 24, 26 e 27 de setembro, estiveram presentes no Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim – MS), um grupo de pesquisadores de ictiologia para implementação de uma nova linha de pesquisa dentro da RPPN Cabeceira do Prata.

A equipe é coordenada pela Bióloga Dra Lisiane Hahn e também pelo Biólogo Dr José Sabino, e a pesquisa da continuidade ao Projeto Peixes de Bonito.

A Pesquisa

A pesquisa consiste no método de telemetria de peixes, em especial no Dourado (Salminus brasiliensis), através da implantação de um transmissor no ventre do animal. Este transmissor emite ondas de rádio em determinada frequência a cada 05s durante um período de dois anos.

A escolha do Dourado como espécie chave deste estudo se dá pela importância ecológica deste animal dentro do ecossistema. É um predador de topo, controlador da população de outras espécies, bioindicador, e também uma das espécies mais cobiçadas no mundo da pesca. Em alguns lugares como, por exemplo, Corumbá (MS), a pesca do Dourado está proibida mesmo fora do período de piracema.


A implantação do transmissor no peixe é feita através de um pequeno processo cirúrgico onde há toda uma ética envolvendo o bem estar animal, utilizando sedativos. O transmissor é envolvido por uma membrana biocompatível evitando assim maiores danos e rejeição do material pelo corpo do animal.


 A pesquisa tem como objetivo analisar e interpretar os dados de deslocamento destes animais, buscando entender melhor a dinâmica espacial dos mesmos. Será que estes dourados presentes aqui no Rio da Prata e no Rio Olho D`Água transitam também nos rios de maior porte como o Miranda e Paraguai? Para onde vão estes animais no período reprodutivo? Os dados obtidos através da pesquisa poderão responder estas e outras perguntas.

A pretensão do projeto é marcar pelo menos 15 exemplares e montar uma base fixa na fazenda para a coleta destes dados.

De acordo com a Drª Lisiane, referência nesse trabalho também em outros lugares do país, há registros na região sul de indivíduos que se deslocaram por 700km do ponto onde foram marcados.

Assim através dos dados obtidos na pesquisa, irão surgir dados precisos sobre a dinâmica do sistema biológico como um todo colaborando para a conservação da Biodiversidade local e regional.

Além da Drª Lisiane e do Drº José Sabino a equipe era composta por mais duas acadêmicas de graduação: Lilian Ottoni e Carla Kovalsk, uma de doutorado Mariza Silva para auxiliar em todos procedimentos e um pescador profissional Mauricio Gomes para captura dos exemplares.  Durante o tempo que estiveram em campo, à equipe também foi acompanha pelo Biólogo e colaborador do Grupo Rio da Prata Thyago Sabino.

Junto com o grupo de pesquisadores também estava presente no atrativo a Repórter Cláudia Gaigher e sua equipe de filmagem. Cláudia faz parte da equipe da TV Morena, afiliada a Rede Globo de Televisão e veio realizar uma cobertura de todo processo que envolve a pesquisa para produção de uma matéria que tem como pretensão ser divulgada a nível nacional, uma vez que este tipo de pesquisa é inédito na região.


Informações Thyago Sabino e Elusa Prado (Colaboradores Grupo Rio da Prata)