segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Rally Amarok na Estância Mimosa Ecoturismo

No dia 9 de setembro,a  Estância Mimosa Ecoturismo recebeu a rápida visita dos  integrantes do rally da Amarok. Eles visitaram a sede do atrativo, posaram para fotos e seguiram com a aventura no destino de ecoturismo brasileiro.

Confira algumas imagens:






TV Band na Lagoa Misteriosa

No dia 22 de setembro, a Lagoa Misteriosa (Jardim-MS), recebeu a visita da equipe de filmagem da TV  BAND de Santa Catarina, que tinham como objetivo fazer filmagem externas do passeio para o “Programa Sustentar” .

Eles foram acompanhados pelo instrutor de mergulho João Gomes, da Caiman Scuba Dive, que durante todo trajeto passou informações do local.

O programa foi ao ar no último domingo, 29 de setembro e também está programa uma exibição no próximo dia 13 de outubro.

Informações no link: http://bandsc.com.br/programas/sustentar.html?page=videos

Maurício Locks e Cristian Sagaz, e ao meio, João Gomes, da Caiman Scuba.

Com informações Aline (Colaboradora Grupo Rio da Prata)

Aves na Estância Mimosa Ecoturismo

A Estância Mimosa Ecoturismo (Bonito -MS), além dos passeios de trilhas e cachoeiras e cavalgada, é ideal para a realização de observação de aves, já que possui uma ampla variedade de espécies já catalogadas.
Recentemente, Hilomar, gerente do atrativo, fez o registro de uma espécie. Trata-se do João-Pinto.
Confira as imagens:




Segundo informações do WikiAves. o joão-pinto é também conhecido como corrupião, e em alguns lugares também chamada de sofrê.

Possui cor laranja-vivo estendida superiormente das costas até o alto da cabeça e ventre (dorso, coroa e nuca), com exceção apenas de estreita faixa frontal que é preta, (região supraocular), cauda, pescoço e asas negras, em cada asa destaca-se uma discreta faixa branca na parte externa. Íris laranja-amarelo, bico fino com a mandíbula superior negra e a inferior cinzenta próxima da base, tarsos plúmbeos. Tamanho médio de 22cm.

Para mais informações sobre a espécie, acesse: http://www.wikiaves.com.br/joao-pinto

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Visitante de São Paulo compartilha depoimento sobre passeio a cavalo e cachoeiras da Estância Mimosa Ecoturismo

A Estância Mimosa Ecoturismo, localizada em Bonito (MS) é uma típica fazenda do Mato Grosso do Sul, que além de passeios pelas trilhas e cachoeiras, uma das atividades oferecidas é o passeio a cavalo pelas matas e morrarias da região, passando por áreas com vista privilegiada.

Na última semana, a visitante Natália Furlan, de São Paulo, que esteve na região para aproveitar suas férias, e entre os atrativos turísticos visitados estava a Estância Mimosa Ecoturismo.

Natália conheceu as cachoeiras da Mimosa, bem como realizou o passeio a cavalo.

Veja abaixo seu depoimento sobre as atividades:

"Fiz dois passeios na Estância Mimosa, a trilha com cachoeiras e a cavalgada e em ambos pude ter o contato que tanto queria com a natureza. A fazenda possui uma excelente infraestrutura, profissionais bem treinados, um delicioso almoço e paisagens surpreendentes que superaram minhas expectativas. Na trilha além de apreciarmos as cachoeiras incríveis, pudemos nadar em 5 delas. Na cavalgada, além da companhia agradável da égua Gaivota (que adora Bacuri), pude apreciar a linda vista da Serra da Bodoquena .. simplesmente linda e indescritível, só vendo para saber .. Obrigada a toda equipe da Estância Mimosa, principalmente ao Sr. Osvaldo e Osvaldo Junior pela divertida cavalgada".

Veja as fotos:






Aniversário na Estância Mimosa Ecoturismo - II

Já no dia 18 de setembro foi a  vez do colaborador da Estância Mimosa Ecoturismo, Edevaldo, comemorar seu aniversário, junto com a equipe! Como não poderia faltar, foi preparado um delicioso bolo!

Veja as fotos:



Feliz aniversário Edevaldo!!!!

Aniversário na Estância Mimosa

No dia 16 de setembro a Estância Mimosa Ecoturismo esteve em festa!! O colaborador Everton completou mais um ano de vida!

Para comemorar a equipe preparou um bolo especial!

Veja as fotos:




Parabéns Everton, muitas alegrias, saúde e realizações!

Estância Mimosa Ecoturismo e Rio da Prata recebem auditoria da ABNT

Entre os dias 28 a 31 de agosto os atrativos turísticos Estância Mimosa Ecoturismo (Bonito-MS) e Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim-MS) foram auditados pela 4º vez pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT em seu Sistema de Gestão da Segurança.

De acordo com Osvaldo Esterquile Jr, Engenheiro Ambiental, "toda atividade em contato com a natureza deve estabelecer um Sistema de Gestão da Segurança (SGS) para avaliar, prevenir e tratar possíveis riscos de acidentes com os visitantes".

Os atrativos turísticos Rio da Prata e Estância Mimosa, além de ter o SGS já estabelecido há 4 anos, faz questão da certificação voluntária anual pela ABNT conforme Norma 15331 – Turismo de aventura – Sistema de Gestão da Segurança – Requisitos.


Na foto: Valdenir, Paulo Sérgio, Odelço, Hilomar e Osvaldo na Cachoeira do Mutum!

A auditoria teve duração de dois dias em cada atrativo, sendo dividido em avaliação documental e atividade prática. Ambos os atrativos foram aprovados com sucesso!

Informações Osvaldo Esterquile Junior.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Estância Mimosa e Rio da Prata são apresentadas em palestra em Campo Grande (MS)

O Curso de Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) realizou no dia 12 de setembro, a Mesa Redonda: Turismo e Meio Ambiente - Empreendedorismo e Políticas Públicas. O evento foi realizado no  Auditório da Escola Estadual Hércules Maymone, em Campo Grande (MS).

Participaram do evento especialistas com o objetivo de proporcionar reflexão e discussão sobre o tema em referência com base no cenário local e regional.

Entre os assuntos, esteve presente no evento Eduardo Coelho, proprietário dos atrativos Estância Mimosa Ecoturismo (Bonito-MS), Recanto Ecológico Rio da Prata e Lagoa Misteriosa (Jardim-MS).



Eduardo falou sobre "Empreendimentos Turísticos no ambiente natural – o caso das RPPNs Estância Mimosa e Rio da Prata".

RPPN

Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é uma categoria de Unidade de Conservação (UC) prevista no Sistema de Nacional de Unidade de Conservação (SNUC - Lei 9.985/2000), criada pela vontade do proprietário rural, ou seja, sem desapropriação de terra. No momento em que decide criar uma RPPN, o proprietário assume compromisso com a conservação da natureza, pois uma vez criada, será para sempre.


Além dos atrativos, participaram do evento:

Prof. Dr. José Sabino - O Aquário do Pantanal e suas implicações para o Turismo local e regional;

Turª. Flávia Neri Moura - Imasul - Uso Público em UCs e suas implicações para o turismo;

Prof. Me. Waldir Leonel – UEMS - Turismo e Educação Ambiental;



terça-feira, 17 de setembro de 2013

Melhorias na Estância Mimosa Ecoturismo

A estrutura do deck da Cachoeira do Salto, na Estância Mimosa Ecoturismo (Bonito-MS) recebeu recentemente algumas melhorias.

Foram feitas reformas no deck e na escada que dá acesso à cachoeira do Salto, para garantir total segurança aos visitantes do atrativo.

Veja as fotos:





quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Recanto Ecológico Rio da Prata recebe acadêmicos da UFGD

O Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim-MS) recebeu no dia 10 de setembro a visita de 10 alunos e 01 professor do Curso de Biologias, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), com o intuito de realizarem uma visita técnica no local, a fim de verificarem o manejo do empreendimento; bem como avaliar as  atividades de conservação da RPPN Fazenda Cabeceira do Prata.

Durante a visita técnica o grupo esteve acompanhado pelos colaboradores Thyago Sabino (Biólogo) e Valdenir Souza (Engenheiro Ambiental).
  Thyago Sabino compartilha algumas informações sobre os monitoramentos realizados na RPPN!

Visita do grupo ao mirante da Lagoa Misteriosa!

Tiveram a oportunidade de conhecer os Projetos ambientais, (viveiro de mudas, sementário, compostagem, horta orgânica e minhocário). Realizaram o passeio de Contemplação na RPPN, (início da flutuação no Rio Olho d’ Água, mirantes do encontro dos rios, passeio de barco, trilha interpretativa próxima ao Rio da Prata); e também a Contemplação na Lagoa Misteriosa, (trilha interpretativa na mata ciliar da Lagoa Misteriosa até o Mirante).

Ao final da visita, Dr. Jairo Campos Gaona – Professor Adjunto da UFGD, deixou um recado sobre suas impressões do local:

“As atividades de visitação técnica com a apresentação dos projetos ambientais desenvolvidas pelo empreendimento fazem jus a responsabilidade com a sustentabilidade das atividades, promove percepção e apoia a formação técnica e universitária, obrigado, estão de parabéns com o atendimento e a sua qualidade”. Dr. Jairo Campos Gaona – Professor Adjunto da UFGD.

Com informações Valdenir Souza (Colaborador Grupo Rio da Prata)

Aniversário no escritório do Grupo Rio da Prata

No final de agosto o escritório do Grupo Rio da Prata, em Campo Grande (MS), esteve em festa. Dois colaboradores sopraram a velinha, trocando as idades: Raul, estagiário de jornalismo, que fez aniversário no dia 20 de agosto, e Helen, turismóloga, no dia 28 de agosto.


Veja alguns momentos:

 Parabéns Raul!
Na foto: Dalci, Carina, Raul, Simone, Elaine, Eduardo e Carla!

Abaixo: Aniversário da Helen:

  Desejamos felicidades sempre!!
Na foto: Eduardo, Simone, Crislaine, Lilian, Shirley, Helen, Carina, Elaine, Daniel e Dalci!



terça-feira, 10 de setembro de 2013

Estância Mimosa e Rio da Prata participam do curso de Atendimento pré-hospitalar e Salvamento Aquático realizado pela ATRATUR

A Associação de Atrativos Turísticos de Bonito (Atratur), em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo de Bonito, realizou entre os dias 1º e 9 de setembro, o Curso de Primeiros Socorros e Salvamento Aquático.

10 colaboradores representaram os atrativos Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim-MS) e Estância Mimosa Ecoturismo (Bonito-MS) no curso de Atendimento pré-hospitalar e Salvamento Aquático.

 O curso foi ministrado pelo Sargento do Corpo de Bombeiro, Antonildo Santa Cruz e pelo Instrutor de mergulho Rudimar Guerini, a iniciativa foi patrocínio da Associação de Atrativos Turísticos de Bonito e dos próprios atrativos.


Segundo Osvaldo Esterquile Júnior, Engenheiro Ambiental dos atrativos, as aulas foram teóricas e práticas e o sistema de avaliação foram realizados através de prova teórica e simulados tanto no atendimento pré-hospitalar como no salvamento aquático.

"Essa é mais uma das iniciativas que comprovam o comprometimento dos atrativos turísticos e Bonito e região com a segurança dos visitantes. No Rio da Prata, Lagoa Misteriosa e Estância Mimosa já é tradição o visitante se propor a diversão e sutilmente receber a segurança".




Informações Osvaldo Esterquile Júnior - Engº Ambiental- Grupo Rio da Prata

Novas mudas são plantadas no jardim do Recanto Ecológico Rio da Prata

O jardim do Recanto Ecológico Rio Prata (Jardim-MS) ganhou novas mudas da espécie Sacha Inchi. Segundo informações coletadas por Valdenir Souza, Engenheiro Ambiental do atrativo, as sementes contém um nível anormalmente elevado de óleo ( 49%) e um teor relativamente elevado de proteínas ( 33%).

Além disso são ricas em aminoácidos essenciais e não essenciais, bem como antioxidantes naturais e a vitamina A e E.

Ela cresce melhor em solos ácidos, desde que haja disponibilidade contínua de água e boa drenagem.

As mudas terão um cuidado especial, principalmente nessa época de seca, para que possam se desenvolver. "Vamos irrigar todos os dias, até a chegada de uma chuva, e se voltar a ficar seco retornaremos a irrigar", disse Valdenir.


Veja as fotos:




Saiba mais sobre a Sacha Inchi

A planta Sacha Inchi - Pluquenécia volubilis da Amazônia do Peru foi conhecido pelos nativos (pré- Incas e Incas) por milhares de anos, segundo dados fornecidos pela cerâmica encontrada em seus túmulos. A primeira prova científica veio da cientistas Hazen e Stowesand no Instituto da Ciência de Alimentos na Universidade de Cornell , nos EUA , em 1980. A análise realizada pelos cientistas estabeleceram que as sementes de Sacha Inchi  contém um nível anormalmente elevado de óleo ( 49%) e um teor relativamente elevado de proteínas ( 33%). Além disso, as sementes de Sacha Inchi são ricas em aminoácidos essenciais e não essenciais , bem como antioxidantes naturais , e a vitamina A e E.. Ela cresce melhor em solos ácidos, desde que haja disponibilidade contínua de água e boa drenagem.

A planta atinge uma altura de 2 m, com o suplente, em forma de coração, folhas serrilhadas, de 10 a 12 cm de comprimento e 8 a 10 cm de largura, que têm pecíolos 2-6 cm de comprimento, floresce cinco meses após o plantio, e carrega sementes em torno do oitavo mês, as flores masculinas são pequenas, brancas e dispostas em cachos. Duas flores femininas encontram-se na base da inflorescência.

Os frutos são cápsulas de 3 a 5 cm de diâmetro, com 4 a 7 pontos, são verdes e amadurecem marrom escuro. Na maturação dos frutos contêm uma preta polpa úmida e macia que é confuso e não comestíveis por isso normalmente são deixadas para secar na planta antes da colheita. Através de dois anos de idade, muitas vezes, até uma centena de frutos secos podem ser recolhidas ao mesmo tempo, dando 400 a 500 sementes algumas vezes por ano. Cápsulas de frutas consistem geralmente de quatro a cinco lobos, mas alguns podem ter até sete. No interior é as sementes, oval, castanho- escuro, de 1,5 a 2 cm de diâmetro e 45 a 100 gramas de peso. Os cotilédones são abertos, semelhantes aos de amêndoas, e cobertos com uma película esbranquiçada. As sementes não são comestíveis, mas assar depois de descascar torna muito palatável.


Com informações Valdenir Souza - Colaborador Grupo Rio da Prata

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Ator Fábio Assunção visita o Recanto Ecológico Rio da Prata

No dia 17 de agosto, o Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim-MS) recebeu a visita do ator Fabio Assunção e seu filho João. Os dois estiveram no atrativo para gravar um quadro do programa “Encontro com Fatima Bernardes”, exibido na Rede Globo.

Acompanhados pelo instrutor João Gomes e pelos Sargentos do corpo de Bombeiros de Jardim (MS), Osmar Muller(também guia de turismo) e Antonildo Santa Cruz, realizaram o passeio de flutuação e mergulho com cilindro em águas cristalinas.



De acordo com os colaboradores do atrativo, após o passeio se deliciaram com um almoço tipicamente regional e encerraram o dia realizando um plantio de mudas.

O programa com imagens de Fábio Assunção e seu filho João foram exibidas nesta quinta-feira (05).

O foco foi para falar da relação entre pai e filho, na qual o ator revelou que João é seu grande companheiro. "Ele me acompanha em viagens, gravações de novelas, séries, jogos de futebol e agora também no mergulho".

Sobre o passeio, o ator Fábio Assunção cita por algumas vezes que "é um paraíso".


Confira a matéria nos links abaixo:


Fábio Assunção mergulha em Bonito com o filho João


Fábio Assunção se diverte em mergulho com o filho


Agentes de turismo realizam passeio a cavalo no Recanto Ecológico Rio da Prata

Quem nunca sentiu um profundo desejo de se conectar com a natureza e seus elementos, fazendo parte dessa energia. O ser humano na sua essência almeja essa interação, pode não ter consciência disto, mas precisa dela para viver melhor, se você não sentiu essa necessidade ainda, pode ter certeza que em algum momento da vida irá sentir.

Essa interação pode ocorrer de várias maneiras: um simples passeio pelo bosque, um banho de cachoeira, uma flutuação em águas cristalinas ou um maravilhoso passeio a cavalo que te levará a encontrar emoções guardadas lá no fundo que às vezes você mesmo desconhecia.

Tivemos a grata satisfação de receber ao longo desses dias no Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim-MS) a visita de alguns agentes de turismo de Bonito, que vieram conhecer nosso passeio a cavalo e se deliciar com essa maravilhosa sensação.


“Passeio maravilhoso. A cavalgada do Rio da Prata é um agradável passeio para aqueles que querem aproveitar o dia no atrativo. O monitor Carlos é super  animado, simpático, ótima companhia. Um abraço, um beijo e um “cherô” para a Fernanda Japa, Marcinha, Samara, para a galera do almoço, como sempre estava divino, e à todos que trabalham no atrativo e fazem deste único, encantador e inesquecível”
(Daniele Juchneski, agente BIG TOUR)



“Gostamos muito dos passeios e, em especial, da hospitalidade. A Cavalgada nos surpreendeu (Sarah e Patrícia), foi muito agradável!!”
(Sarah e Patrícia agentes da Águas agência de turismo)

"Adorei a cavalgada do Rio da Prata o clima estava um pouco frio, mas não alterou em nada o passeio, pois havia um sol maravilhoso. Eu e o guia fomos tranquilos observando a paisagem, no caminho encontramos um cemitério de uma antiga família que era dona da fazenda pelo que eu entendi. Depois entramos em uma área preservada com muita vegetação. Já no fim do passeio bem próxima a sede consegui cavalgar foi muito emocionante. Espero repetir o passeio em uma outra visita." (Renata Barros de Melo-Agente Hi Hostel).

Renata adorou o passeio e elogiou muito o Monitor Carlos que a acompanhou, nos disse que conversaram bastante e ele passou muitas informações durante o passeio.

Recebemos também em visita ao Rio da Prata o proprietário e agente de Turismo Peralta da Pousada e agência do Peralta, aproveitando sua passagem pelo atrativo fez o passeio de Cavalo para conhecer e gostou muito.

É com muita satisfação que nós colaboradores do Grupo Rio da Prata, agradecemos a visita desses nossos parceiros de trabalho e reforçamos o convite: venha desfrutar de momentos maravilhosos, afinal de contas as boas lembranças não se vão com o tempo!

Texto: Márcia Ferreira (Colaboradora Grupo Rio da Prata)

Flores no jardim do Rio da Prata

Dentre inúmeras belezas presentes aqui no Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim – MS), muitas vezes, algumas pequenas e singulares acabam passando despercebidas aos olhos dos que nos visitam.
Espalhadas pelo jardim na sede do atrativo existem algumas orquídeas que atualmente estão floridas dando um charme a mais e um belo espetáculo aos que apreciam estas belezas.



Orquídeas são plantas da família Orchidaceae, pertencente a ordem Asparagales, uma das maiores famílias de plantas existentes. Apresentam muitíssimas e variadas formas, cores e tamanhos e existem em todos os continentes, exceto na Antártida, predominando nas áreas tropicais. Majoritariamente epífitas, as orquídeas crescem sobre as árvores, usando-as somente como apoio para buscar luz; não são plantas parasitas, nutrindo-se apenas de material em decomposição.

Diferente de outras flores, as flores das orquídeas caracterizam-se por apresentar uma pétala diferente das demais denominada Labelo. O labelo tem as funções de atrair visualmente o polinizador através de sua forma e suas cores.

O labelo também pode produzir odor, guiando principalmente insetos pequenos pelo olfato em direção aos órgãos sexuais da flor, pode ainda secretar néctar, que é um atrativo para certos polinizadores, realizando assim o processo reprodutivo da planta.

A orquídea fotografada encontra-se presa a uma árvore de Flamboyan, localizada ao lado do receptivo e trata-se da espécie conhecida popularmente como Cattleya nobilor.

Informações e Fotos: Thyago Sabino, Biólogo, Colaborador Grupo Rio da Prata