terça-feira, 28 de maio de 2013

Melhorias na Estância Mimosa Ecoturismo - Trilhas e Horta

Compartilhamos com vocês imagens atualizadas do jardim da Estância Mimosa Ecoturismo (Bonito-MS), com as novas trilhas, bem como fotos da horta em desenvolvimento.

Confira:











Acadêmicos de Aquidauana visitam a Estância Mimosa Ecoturismo

A Estância Mimosa Ecoturismo (Bonito-MS) recebeu no dia 25 de maio a visita técnica de acadêmicos do Curso de Turismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Aquidauana.

A visita teve como objetivo a valorização do ecoturismo da região e a importância e valores de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), implantada em um atrativo turístico.

Durante o período em que ficaram na fazenda, tiveram a companhia do colaborador Hilomar, conhecido como Melzinho, e que também sanou algumas dúvidas sobre o local.

Veja fotos:

 




Grupo Rio da Prata recebe equipe da Rede TV

Entre os dias 22 a 24 de maio, os atrativos do Grupo Rio da Prata (Estância Mimosa Ecoturismo, Lagoa Misteriosa e Recanto Ecológico Rio da Prata) receberam  a visita da equipe do Programa Good News. da Rede, com o intuito de produzir uma matéria com foco em sustentabilidade.

Durante a visita no Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim – MS) foram abordados aspectos pertinentes as atividades desenvolvidas dentro da RPPN Cabeceira do Prata como, viveiro de mudas, restauração florestal, monitoramento de fauna utilizando armadilhas fotográficas e também as atividades que visam o desenvolvimento sustentável aliado a pecuária tais como o Programa de Boas Práticas Agropecuárias na qual a fazenda está inserida e Silvipastoril, que visa a arborização de pastagem, proteção de água e solo, aumento de oferta de alimento para fauna local entre outros benefícios.


A equipe realizou o passeio a cavalo e também a flutuação nos Rio Olho D’Água e Rio da Prata.

Na Estância Mimosa (Bonito – MS) o foco foi à implantação da mais nova RPPN do estado, criada em fevereiro de 2013 e realizaram a trilha para conhecer as belas cachoeiras presentes no local.

Já na Lagoa Misteriosa (Jardim – MS), realizaram o mergulho com cilindro e também foi abordado aspectos sobre o trabalho de recuperação florestal realizado e a futura implantação de uma RPPN.

Durante os dias da visita a equipe teve o acompanhamento do Engenheiro Ambiental Valdenir Roberto de Souza e do Biólogo Thyago Sabino, colaboradores do Grupo Rio da Prata.

A equipe do programa estava com pelos profissionais: Rafael Daguano (Repórter e Apresentador) e Marcelo Santa Clara (Câmera);

O programa não tem data definida para ir ao ar, mas assim que soubermos avisaremos pelo blog.

Informações Thyago Sabino

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Renata Falzoni visita Recanto Ecológico Rio da Prata e Lagoa Misteriosa

Nos dias 22 e 24 de maio a colaboradora ESPN Renata Falzoni esteve no atrativo Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim – MS),  com a intenção de fazer as imagens para serem exibidas em seu Programa “Aventuras com Renata Falzoni” , transmitido pela emissora ESPN.


Renata realizou imagens durante a flutuação dos rios Olho D’Água e Prata e também num mergulho com cilindro na Lagoa Misteriosa, principais roteiros turísticos da região da Serra da Bodoquena, localizados dentro da propriedade.

Na sua passagem pela Lagoa, Renata deixou um depoimento. Confira:

...não há palavras para descrever a magia do mergulho na Lagoa Misteriosa. No entanto posso descrever sim a competência e o profissionalismo da equipe que opera esse mergulho. A sensação de segurança é o principal “molho” dessa aventura imperdível...”

Durante a visita na Lagoa Misteriosa  Renata teve o acompanhamento do Instrutor de Mergulho João Gomes e na flutuação do Biólogo e colaborador do Recanto Ecológico Rio da Prata Thyago Sabino.

Além de Renata, estava presente também Felipe Meireles que é câmera e produtor do programa.

O programa com as imagens realizadas nos atrativos não tem nada prevista para ir ao ar, mais informações postaremos no blog.

Informações Thyago Sabino

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Colaboradora do Grupo Rio da Prata participa de Congresso no interior de SP

Na última sexta-feira (17) a colaboradora do Grupo Rio da Prata, Carina Freitas, participou do IV Congresso Regional de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar da FAPE - Faculdade de Presidente Epitácio, no interior de São Paulo.

Ela participou da sessão "Turismo em debate: Debatendo experiências e desmistificando conceitos", na qual foram discutido o turismo de forma crítica e sob diversos olhares: acadêmico, político, mercadológico e social, envolvendo diversas temáticas como: Ecoturismo, a Importância do Profissional de Turismo, a relação Turismo e Cultura, Eventos, Esporte e Lazer, Patrimônio, Políticas Públicas, entre outros.

Carina falou sobre os empreendimentos privados do turismo; mostrou as oportunidades profissionais para os acadêmicos da área e reforçou sobre a importância da união do setor público e privado para o fortalecimento. "Poder público e privado tem suas responsabilidades, precisam trabalhar juntos para que o turismo local dê certo", disse.

Citou também a participação do Grupo Rio da Prata nas ações ambientais e no apoio às ONGs.

Veja as fotos:
Carina Freitas ( Gerente de Marketing e Vendas do Grupo Rio da Prata), Rogério Eriks (coordenador do curso de Turismo da FAPE) e Greice Feliciano (Diretora de Núcleo do Políticas, Programas e Projetos para Desenvolvimento do Turismo da Fundação de Turismo de Aquidauana-MS

Krisley Gomes Simões - Assessor Técnico da Secretaria de Turismo de Presidente Epitácio-SP / Interlocutor da Regionalização do Turismo, Programa Nacional de Estruturação de Destinos Turísticos do MTur.


Greice Feliciano, Diretora de Núcleo do Políticas, Programas e Projetos para Desenvolvimento do Turismo da Fundação de Turismo de Aquidauana-MS, falou sobre o setor público no turismo.

Carina falando sobre os atrativos turísticos!


Marta Soller Amaral - Profa. Msc em Desenv. Local, e professora do curso de Turismo FAPE e mediadora da mesa redonda

 Hugo Albuquerque - Representando Rosineide Maria de Oliveira, diretora da FAPE, Marta Soller e Carina Freitas recebendo lembrança e certificado pela participação no evento.


Foto com alguns acadêmicos do 2º ano do Curso de Turismo!

Estância Mimosa Ecoturismo e IASB realizam roteiro ambiental com alunos de SP


A Estância Mimosa Ecoturismo, localizada em Bonito (MS) recebeu no dia 8 de maio, alunos do Colégio Palmares (SP), através da Ambiental Expedições, para mais uma visita integrante do Projeto Roteiro Estudo do Meio realizado no atrativo que alia lazer com educação ambiental, colocando em prática o conteúdo aprendido em sala de aula.


Além de realizar o passeio de trilhas e cachoeiras, os alunos participaram de breve palestra ministrada pela equipe do Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB) através do Programa Plante Bonito, realizado em parceria com o Fundo Socioambiental (CASA), no qual foram apresentadas as principais ações desenvolvidas pelo instituto na região, sobre a importância da conservação ambiental, dentro outros assuntos relacionados ao tema.




Após a palestra, os alunos foram divididos em grupos e encaminhados a uma área dentro do atrativo para realizar um plantio de mudas de espécies nativas.

Ao todo foram plantadas 10 espécies de mudas nativas, são elas: Ipê Roxo, Aroeira, Ingá, Figueira e Maria Preta. As mudas serão monitoradas pela equipe do IASB durante dois anos. 

O Instituto das Águas da Serra da Bodoquena, através do Programa Plante Bonito, que vem sendo realizado em parceria com o Fundo Socioambiental CASA, realizou pela manhã um plantio de mudas com alunos do Colégio Palmares.

O Guia da região, Valdemir Garcia Martins, acompanhou e coordenou o grupo, durante a vista em Bonito.

Roteiro de estudos do meio

O "Roteiro para Estudo do Meio" foi criado especificamente para atender grupos de escolas, no qual oferece um programa que abrange o ecoturismo como ferramenta para a educação ambiental, agregando noções de biologia da conservação, com enfoque às ações ambientais aplicadas dentro dos atrativos Recanto Ecológico Rio da Prata e também na Estância Mimosa. Podem participar do Roteiro diversas instituições de ensino, pequenas e grandes, com modificações na grade, direcionando o conteúdo aplicado para diferentes linhas pedagógicas e projetos de estudo. É uma oportunidade de ver na prática tudo o que foi aprendido nas matérias de Biologia, Geografia, Geologia e Ecologia, de forma diferente e divertida.

Alunos da UEMS visitam o Recanto Ecológico Rio da Prata


O Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim-MS) recebeu no dia 19 de maio a visita de 28 estudantes do 4° período do curso de Turismo noturno da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), acompanhados pelo Prof° Rodrigo Hakira Minohara.

 

A visita teve como objetivo cumprir aulas práticas e técnicas avançadas de Turismo em Ambientes Naturais.

Após o almoço, os alunos receberam informações sobre as atividades da Fazenda e do atrativo pelos colaboradores Valdenir Roberto Souza e Samara de Souza e ainda conheceram os projetos ambientais que o Rio da Prata possui.

O Prof° Rodrigo deixou um relato: “Essa atividade tem como objetivo unir a atividade ecoturística com a sustentabilidade em um espaço natural preservado, desta forma escolhemos o Recanto Ecológico Rio da Prata, pois o mesmo possui todos os requisitos necessários para tal prática”.

Informações Samara de Souza (Colaboradora Grupo Rio da Prata)



quarta-feira, 22 de maio de 2013

Proprietário do Grupo Rio da Prata recebe homenagem em Campo Grande (MS)


A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul sediou ontem (21) a noite, sessão solene para a entrega da Medalha do Empreendedorismo Senador Lúdio Coelho.

 O objetivo da condecoração é homenagear cidadãos que contribuem com o desenvolvimento do Estado por meio de atividades empreendedoras.


Vinte e três pessoas foram agraciadas com a Medalha do Mérito Empreendedorismo e Liderança Senador Lúdio Coelho, criada pela Resolução 02/2010, de autoria do então deputado estadual e atual deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB).  Em 2011, a medalha veio a ser nominada Senador Lúdio Coelho, por meio da Resolução 60, de autoria do deputado Marcio Monteiro.



Entre os homenageados estava o empresário Eduardo Coelho, proprietário dos atrativos turísticos Recanto Ecológico Rio da Prata e Lagoa Misteriosa, localizados em Jardim e da Estância Mimosa Ecoturismo, em Bonito. Por motivo de viagem, foi representado por sua filha Luiza Spengler Coelho, sobrinha-neta de Lúdio Coelho, que lembrou o espírito empreendedor do senador. 

“Essa homenagem é muito gratificante para nossa família. O tio Lúdio era um empreendedor, sempre acreditou que a máquina pública deveria ser administrada como uma empresa. Para ele, pulso e visão eram fatores determinantes para fazer as coisas acontecerem. É com carinho que a gente vê essa lembrança dele”, afirmou Luiza. 


 
Luiza Coelho e o Deputado Estadual Marcio Monteiro.

Plenário da Assembleia Legislativa de MS.




segunda-feira, 20 de maio de 2013

Aniversário na Estância Mimosa Ecoturismo

A Estância Mimosa Ecoturismo (Bonito-MS) esteve em festa no último dia 14. Motivo: a comemoração do aniversário do Hilomar, conhecido também como "Melzinho", que ganhou uma festinha surpresa da equipe, com um delicioso bolo!

 
O Grupo Rio da Prata deseja muitas alegrias, saúde, conquistas!! Parabéns Melzinho!

Agentes de Viagens conhecem o Rio da Prata e a Lagoa Misteriosa

Na última quinta-feira (16), o Recanto Ecológico Rio da Prata e a Lagoa Misteriosa (Jardim-MS) receberam a visita  dos agentes de viagens da Operadora Mastur Turismo, localizada em Belo Horizonte, Marcelly de Araújo Costa e Victor Alexandre Meira Guerrão.

A dupla ficou encantada com os passeios realizados, e logo após a flutuação no Rio da Prata, degustaram um maravilhoso almoço regional.

Com informações Renato Franco (Colaborador Grupo Rio da Prata)

Colaboradores da Estância Mimosa fazem registro reforçando a cultura regional

Os colaboradores da Estância Mimosa Ecoturismo (Bonito-MS) fizeram uma rápida pausa em suas atividades pra fazer um registro, no qual usavam trajes  no estilo pantaneiro, com faixas paraguaias, fortalecendo a  cultura regional.

Confira:
 
 
  

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Recanto Ecológico Rio da Prata recebe visita de casal da Polônia


O Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim-MS) recebeu no dia 26 de abril a visita de Kris Josefowski e Adela Tarkowska, um casal de poloneses que estão viajando pelo mundo em bicicletas.

O objetivo da viagem é conhecer pessoas e lugares com diferentes culturas, baseado na simplicidade, sem hospedagem em hotéis e sem comer em restaurantes, sempre contando com a hospitalidade dos moradores.

Em suas bicicletas apenas os itens básicos como barraca, colchonetes, roupas e utensílios de cozinha, caso necessário. Eles foram convidados pelo prefeito de Jardim, sr. Marcelo Mello  a conhecer o Recanto Ecológico Rio da Prata e as demais maravilhas da cidade de Jardim .

A respeito da flutuação, eis o comentário do casal:

“ Fantástico, experiência inesquecível! Estamos viajando há 03 anos pelo mundo e nunca vimos tanta beleza! Obrigado pela hospitalidade para conosco".

Outras informações sobre a dupla podem ser vistas no site:
www.biketheworld.pl

Informações colaboradora Samara de Souza

Novo plantio de mudas na Lagoa Misteriosa


No dia 6 de maio, colaboradores da Lagoa Misteriosa, atrativo localizado em Jardim (MS), junto com a equipe do Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB), realizaram o plantio de 60 mudas, com o intuito de realizar restauração florestal no local.

A metodologia foi a mesma realizado no dia 4 de abril, no atrativo.


Confira as fotos:

Ilhas capinadas


Distribuição de mudas


Plantio!


Irrigação das mudas plantadas.


Materiais utilizados para o plantio.


Medição do diâmetro


Mudas plantadas.