quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

A história da Japacanim


O Japacanim (Donacobius atricapilla) é uma ave razoavelmente comum em brejos, margens de rios e lagoas e também pastos úmidos com capim alto.

Avistado frequentemente nas margens do Rio Olho d’Água, principal atração da atividade de flutuação do Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim-MS), com seu canto característico e beleza singular muitas vezes não passa despercebido aos olhos dos visitantes colaborando para tornar o passeio ainda mais interessante, agradável e único.

 
               
Muitos não sabem, mas o nome jurídico pela qual o Recanto Ecológico Rio da Prata responde é Japacanim Ecoturismo, e é ai que a história da ave se encontra com a do Recanto Ecológico Rio da Prata.

Segundo o proprietário da fazenda Sr. Eduardo Folley Coelho “... antigamente existia um ninho do Japacanim as margens da nascente do Rio Olho d’Água. Quando se chegava ao deck a ave ficava brava e se comportava de maneira a proteger o ninho e o lugar...”
Dessa forma foi criada a Japacanim Ecoturismo (Recanto Ecológico Rio da Prata), inspirada na ação e empenho do animal em proteger o ninho.?

Nossa intenção é proteger e preservar eternamente toda a vida que existe aqui, e através do Ecoturismo fazer com que um grande número de pessoas possam também, desfrutar de todo encanto que a natureza oferece.

 Japacanim as margens da nascente do Rio Olho d’Água

Informações e fotos Thyago Sabino, Biólogo e Monitor Ambiental.

Encontro em Bonito MS


Durante a solenidade de inauguração da Rodovia Bonito-Bodoquena, na última sexta-feira (22), os proprietários do Grupo Rio da Prata encontraram alguns amigos. Aproveitaram também para registrar o momento.

Veja a foto:


Augusto Mariano, Tereza Cristina (Secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, de Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo), José Luis Dentinho (Secretário de Turismo e Vice-Presidente do COMTUR de Jardim), Eduardo e Simone Coelho (proprietários do Grupo Rio da Prata) e Marcos (Abismo Anhumas).

Crédito da foto: Lile Correa

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Workshop CVC 2013


A cidade de São Paulo (SP) sediou nos dias 20 e 21 de fevereiro a 19ª edição do Workshop & Trade Show CVC 2013. 

Atrativos turísticos de Mato Grosso do Sul se fizeram presente no Workshop, através da participação da Fundação de Turismo em parceria com empresas de Bonito e região, como o Recanto Ecológico Rio da Prata, Estância Mimosa Ecoturismo e Lagoa Misteriosa e da Translocar, receptivo da CVC em Bonito, do qual faz parte a Tucano Tour.

O evento, reconhecido como o maior do turismo privado no Brasil, é direcionado a agentes de viagens, expositores nacionais e internacionais, entre redes hoteleiras, resorts e hotéis, companhias aéreas, receptivos, secretarias de turismo e outros fornecedores do turismo nacional e internacional.

Confira algumas fotos cedida por Diones, da Tucano Tur:






Colaboradores da Fazenda Cabeceira do Prata flutuam nas águas cristalinas do Rio da Prata

Ao longo dos meses de janeiro e fevereiro os funcionários da pecuária da Fazenda Cabeceira do Prata realizaram o passeio de flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim-MS), afim de poder apreciar as belezas do local onde trabalham e ampliar o conhecimento para repassar aos visitantes durante a cavalgada, monitorada por eles.

Veja as fotos:


Carlos

Dorival

Eleomar

José Vicente

Pedro

Valdemir

Valdemir
De acordo com relatos dos funcionários, o passeio foi maravilhoso. Tudo o que foi observado e passado pelo guia certamente será repassado com mais certeza para os visitantes que realizarem a cavalgada no Recanto Ecológico Rio da Prata.

Informações Samara de Souza (Colaboradora Recanto Ecológico Rio da Prata)


Aniversário na Mimosa


Em fevereiro, a colaboradora da Estância Mimosa Ecoturismo (Bonito-MS), Aparecida, mais conhecida como Tia Cida, comemorou mais um ano de vida!!!



Toda a equipe compartilhou o momento, com um parabéns e um delicioso bolo! Desejamos muitas alegrias, saúde e realizações em sua vida Tia Cida!!!


sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Colaboradores do Grupo Rio da Prata participam de reunião


Após os festejos do Carnaval, os colaboradores da Estância Mimosa Ecoturismo (Bonito-MS) e do Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim-MS) participaram de reuniões, realizadas em cada sede, a fim de confraternizar o fechamento do período de alta temporada.

Foi também o momento de agradecer o empenho de todos na prestação de serviços aos turistas e parceiros, de repassar e reforçar informações sobre a política da empresa, além de sanar as dúvidas existentes por parte dos colaboradores.

"Após a reunião, foi realizada dinâmicas para descontrair e entrosar as pessoas, visto que temos novos integrantes chegando para fazerem parte das equipes, tanto no Prata quanto na Mimosa", revelou Greice Feliciano, Gerente de Recursos Humanos dos passeio.

Veja alguns momentos da reunião:

No Recanto Ecológico Rio da Prata:

Na Estância Mimosa Ecoturismo:

 

Para encerrar as reuniões foi lido a mensagem do Vinho e da Água para reflexão:

O VINHO E A ÁGUA

Nos Alpes Italianos existia um pequeno vilarejo que se dedicava ao cultivo de uvas para produção de vinho. Uma vez por ano, acontecia uma grande  festa para comemorar o sucesso da colheita.

A tradição exigia que nessa festa cada morador do vilarejo trouxesse uma garrafa do seu melhor vinho, o de maior sucesso, para colocar dentro de um grande barril, que ficava na praça central.

Conforme o costume, em determinado momento, todos se reuniram na praça, cada um com sua caneca para provar aquele vinho, cuja fama se estendia muito além das fronteiras do país.

Contudo, ao abrir a torneira, um absoluto silêncio tomou conta da multidão. Do barril saiu… água!

“A ausência da minha parte não fará falta.” Foi o pensamento de cada um dos produtores… Muitas vezes somos conduzidos a pensar “Tantas pessoas existem neste mundo! Se eu não fizer a minha parte, o meu trabalho, isto não terá importância.” Será?

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

História de uma Muda: Angico Vermelho - Anadenanthera macrocarpa


Angico vermelho é uma árvore típica do cerrado seu tronco retorcido e casca rugosa logo nos mostra que não é fácil viver neste solo.

Adaptada para clima quente e seco vive sem abundância de água, suas cascas grossas ajudam a reter umidade e protege de fogo.

As sementes são ovais achatadas e lisas ficam protegidas dentro de uma vagem e caem de junho a setembro.

No viveiro de mudas nativas do Cerrado do Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim-MS), logo após a coleta das sementes elas são plantadas em tubetes apropriados, cheios de solo preparado com compostagem e húmus.

Em no máximo 10 dias as sementes já estão germinando, sem muito segredo as pequenas árvores estarão prontas para o plantio em campo após seis meses.

Está é uma espécie resistente e de fácil germinação, mas o segredo para uma boa produção e desenvolvimento será o mínimo de cuidados que todas as plantas necessitam solo fértil, água, sol e muito Amor, quanto mais amor e carinho maior será a produção.

Informações Osvaldo Esterquile Jr.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Aves na Estância Mimosa Ecoturismo

Espécies de aves pousam para fotos. Confira alguns flagrantes da natureza na Estância Mimosa Ecoturismo (Bonito-MS) no dia 6 de fevereiro.

 
 



Aniversário no Rio da Prata


Compartilhamos em nosso Blog a comemoração do aniversário de dois colaboradores do Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim-MS).

Quem apagou as velinhas no atrativo foram: Vilma, no dia 10 de fevereiro e Odimar, que trocou de idade no dia 8 de janeiro!

Para comemorar a equipe do Rio da Prata preparou um delicioso bolo!

  
Desejamos aos aniversariantes muitas felicidades, saúde e conquistas!

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Aniversário no escritório

Quem apaga as velinhas amanhã (16) é a  jornalista do Grupo Rio da Prata, Carla Layane.

A equipe fez uma pausa na rotina de trabalho, como de costume, para comemorar.

"Agradeço o carinho de todos muito obrigada pela surpresa", disse Carla, antes de cantarem o Parabéns!



quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Ninho de Jacaré na Estância Mimosa


Colaboradores da Estância Mimosa Ecoturismo (Bonito-MS) fizeram registros no dia 6 de fevereiro, de um jacaré cuidando o ninho de seus filhotes.

Como característica da espécie, a fêmea constrói o ninho perto da água usando folhas secas e pedaços de plantas, cobrindo-o com folhas e areia.

Em média são postos de 25 a 30 ovos, e nesta época, a fêmea fica bem mais agressiva permanecendo perto do ninho para evitar o ataque de predadores como o lagarto teiú e o quati. O sol e a fermentação dos vegetais no ninho geram o calor necessário para que os ovos sejam chocados entre 70 a 90 dias.

Veja as fotos:

 


Luciano Candisani no Rio da Prata - Assista ao vídeo

Durante sua visita ao Recanto Ecológico Rio da Prata, Luciano Candisani nos presenteou com um depoimento.

Assista ao vídeo abaixo:



Luciano Candisani visita o Recanto Ecológico Rio da Prata

No início de janeiro o renomado fotógrafo de natureza Luciano Candisani esteve presente no Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim-MS) para realização de fotos para a produção de um novo trabalho.


Luciano é fotografo de uma importante revista reconhecida mundialmente com mais de 40 milhões de leitores espalhados em todo mundo, a National Geographic.

Frequentador assíduo da fazenda, Luciano já esteve por aqui diversas vezes fotografando as fascinantes belezas naturais contidas nos rios de águas cristalinas Rio Olho d'Água e Rio da Prata, que são um dos principais roteiros de Ecoturismo do país.

A visita desta vez teve como objetivo principal fazer uma foto subaquática do maior mamífero silvestre terrestre do Brasil, a Anta (Tapirus terrestris).

"Esta foi uma tarefa desafiadora, porque ficávamos o dia inteiro dentro da água, esperando sem certeza a passagem do animal em determinado ponto, e quando o animal passava, tinha-se poucos segundos de oportunidade para realizar a fotografia. Qualquer detalhe, qualquer distração podia fazer com que se perdesse a oportunidade de fazer a foto", conta Thyago Sabino, Biólogo e Monitor Ambiental do atrativo, que acompanhou o fotógrafo durante sua visita.

                 Luciano esperando o momento certo para o animal  passar e conseguir realizar a foto.

Luciano gravou um depoimento no qual fala das suas impressões sobre o atrativo. Veja abaixo:

É uma sensação muito boa de chegar no ambiente e encontrar tudo preservado ou até em estado de preservação melhor do que na visita anterior. Isso é uma raridade infelizmente nesses outros ambientes onde eu tenho andado pelo Brasil...”

“... esses rios de águas claras aqui da região da Serra da Bodoquena, em especial o Rio Olho D' Água e o Rio da Prata, são como janelas para um mundo desconhecido...”

    Thyago e Luciano no receptivo do atrativo. 

 Informações Thyago Sabino

Programa Sem Destino da TV Xuxa grava no Rio da Prata

As cidades de Bonito e Jardim, no Mato Grosso do Sul,  foram escolhidos como os próximos destinos no quadro “Destinos de Verão” do programa TV XUXA da Rede Globo.

O quadro é apresentado pelo ator e repórter Bernardo Mesquita “o príncipe da Xuxa”,  que esteve, juntamente com a equipe do programa, durante uma semana na região onde visitaram alguns passeios em Bonito como o Abismo Anhumas, Gruta do Lago Azul e o passeio de Bote. Já em Jardim conheceram o Buraco das Araras e o Recanto Ecológico Rio da Prata.

Veja as fotos:



Acompanhados da Guia de Turismo Carminha e do Monitor Ambiental Thyago Sabino fizeram o passeio realizando gravações durante o percurso.

De volta a sede puderam se deliciar com um típico almoço da região.

A equipe em um clima descontraído nos contou da experiência única que foi o passeio de flutuação:

Confira: “Passeio incrível, lugar perfeito para relaxar e trazer a família “, “...a diversidade de espécies de peixes é uma coisa fascinante”

Composição da equipe:

Rodrigo Melo – Cinegrafista
Bernardo Mesquita – Repórter
Cecilia Vale – Produtora
Yuri Apoena – Sonoplasta
Aline Esteves – Produtora de Arte
Rafael Rodrigues – Assistente de câmera
Rodrigo Lassanci – Diretor
Cezar Duarte – Aux. Figurino
A equipe Rio da Prata agradece a visita maravilhosa  e aguarda ansiosa pela exibição da reportagem.

Informações por  Marcia Ferreira e Thyago Sabino
Fotos: Divulgação Rio da Prata

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Bem Te Vi Aqui



Bom dia!

Nossa coluna Bem Te Vi Aqui de hoje será ilustrada pela imagem de nossos amigos Daniel De Granville e Tietta Pivatto. Veja abaixo o relato!

A Estância Mimosa Ecoturismo (Bonito-MS) recebeu no último domingo (3) a visita do fotógrafo Daniel De Granville e da Bióloga Tietta Pivatto.

Os profissionais visitaram o atrativo com o intuito de avistar algumas espécies de aves e fazer o registro das mesmas. O material será  utilizada para uma nova publicação.

"Estamos produzindo o Volume III da nossa coleção "Guias de Bolso" e teremos as aves como tema", revela Daniel.

Eles aproveitaram uma pausa no trabalho para fazer foto na Mimosa!

Confira: