quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Bem Te Vi Aqui



Bom dia!!

Para ilustrar nossa coluna Bem Te Vi Aqui, publicamos a visita do Gerente de Turismo do Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim-MS), Teódison, mais conhecido como "Mano" na Estância Mimosa Ecoturismo.

Mano visitou o atrativo na companhia de seus familiares e realizaram o passeio de trilhas e cachoeiras.







segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Colaboradora da REPAMS visita a Estância Mimosa Ecoturismo


No dia 17 de novembro a Estância Mimosa Ecoturismo recebeu em sua sede a visita de Cyntia Cavalcante Santos, Coordenadora geral de projetos e assessoria da REPAMS (Associação de Proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural de Mato Grosso do Sul).

Acompanhada por sua família,  o grupo aproveitou o dia para realizar o passeio de trilhas e cachoeiras.

Como a Estância Mimosa está em vias de se tornar uma RPPN, Cyntia realizou constantes visitas no local.

"Quando está à trabalho tudo é lindo. Mas quando estamos a lazer tudo se torna mais agradável, principalmente pela interação com a natureza exuberante do atrativo".


Cynthia (de vestido) acompanhada por seus familiares!



Acadêmicos de mestrado da UFMT visitam o Recanto Ecológico Rio da Prata


O Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim-MS) recebeu no dia 19 de novembro, um grupo de acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), acompanhados por Cícero Peralta.

Participaram da visita nove alunos do curso de mestrado em Geografia e dois professores: Luis da Rosa Garcia Netto e Gisele Dalanora, que escolheram as belezas de Jardim e Bonito para realizarem aulas de campo.

O grupo conheceu na RPPN Cabeceira do Prata os rios Olho d’água e Rio da Prata.

A visita foi acompanhada pelo colaborador Osvaldo Esterquile Jr.

Veja as fotos:



quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Colaborador do Recanto Ecológico Rio da Prata participa de Encontro de RPPNs em Campo Grande


O Engenheiro Ambiental do Grupo Rio da Prata, Osvaldo Esterquile Júnior, participou nos dias 10 a 12 de novembro, do 3º Encontro de Proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) do Mato Grosso do Sul e “Lançamento do livro: Diamantes Verdes”.

O evento aconteceu na cidade de Campo Grande (MS) e também em Corguinho.

Além de captar informações sobre as reservas naturais existentes no estado e associadas à REPAMS (Associação de Proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural de Mato Grosso do Sul), Osvaldo ministrou a palestra "A experiência da RPPN Cabeceira do Prata, projetos de apoio".

Júnior afirmou que o evento contou com "Instrutores excelentes além de apresentação de projetos inovadores de incentivo a RPPNs e pagamento por serviços ambientais".

Veja algumas imagens:


Apresentação de Lucyla Egídio sobre o SOS Pantanal.


Laércio Machado, um dos fundadores da REPAMS e Osvaldo Esterquile Júnior.


Osvaldo ministrando a palestra sobre a RPPN Fazenda Cabeceira do Prata.


Plantio de mudas na RPPN Gavião de Penacho. Na foto: Osvaldo, Mariana (SOS Mata Atlântica), Laércio  (REPAMS) e Nadiani (IASB).


Visita de Campo RPPN Gavião de Penacho, em Corguinho (MS).

Com informações Osvaldo Esterquile Júnior


Vencedora da promoção da ABETA visita a Estância Mimosa Ecoturismo


No dia 19 de novembro, a Estância Mimosa Ecoturismo (MS) recebeu a visita de Maira Teixeira, vencedora do concurso cultural da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura - ABETA.

O concurso consistia no envio de uma imagem junto a um destino de natureza e também que a foto fosse curtida mais vezes no facebook.

Maira enviou uma foto da Cachoeira Tempo Perdido em Capivari, em Minas Gerais e a imagem conquistou 1.601 curtidas.

Ela foi contemplada com uma viagem de 6 (seis) dias e 5 (cinco) noites com mais 3 (três) acompanhantes para Bonito e Pantanal (MS).

Na Estância Mimosa, o grupo realizou o passeio de trilhas e cachoeiras e aproveitaram para comentar que gostaram muito do local, acharam as cachoeiras impressionantes e que são diferentes da região onde eles moram.

Veja a foto do grupo:



segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Estância Mimosa recebe visita de integrantes da BWT Operadora


No último dia 10, a Estância Mimosa Ecoturismo (Bonito-MS) recebeu a visita de colaboradores da empresa BWT Operadora.

Visitaram o atrativo Selma Moreira e Guilherme Moraes. Eles realizaram o passeio de trilhas e cachoeiras e se encantaram com o local.

Como trabalham com o turismo, foi uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o atrativo.

Aproveitaram para nos deixar um depoimento. Confira:

"Gostamos muito e agora poderemos vender o passeio com mais segurança nas informações passadas aos turistas".

Veja a foto:


Flores na Lagoa Misteriosa


Quem chega ao receptivo da Lagoa Misteriosa, atrativo turístico em Jardim (MS), logo percebe os tons coloridos que enfeitam o local.

Trata-se de um vaso com petúnias em tons de rosa e lilás, que dão um toque especial ao local.

Osvaldo Esterquile Júnir, colaborador da Lagoa Misteriosa, encaminhou algumas imagens!

Confira:


 
Sobre

Petúnia significa "flor vermelha" na língua dos índios Tupi[carece de fontes. É originária de locais tropicais e sub-tropicais da América do Sul.
As petúnias-comuns são plantas bastante indicadas para o regiões amenas. Apresentam um florescimento vistoso e abundante que se inicia no final do inverno e se estende pela primavera.
As flores podem ter diversas formas, são grandes e se apresentam nas cores, branca, vermelha, rosa, violeta e roxas e diversas tonalidades e combinações entre estas. Presta-se à formação de canteiros, maciços e bordaduras, assim como em vasos e floreiras conferindo romantismo e sofisticação ao jardim.(Informações Jardineiro.net)

Colaboradora do Grupo Rio da Prata participa de cerimônia do PARA-SAR


No dia 14 de novembro, Greice Feliciano, Gerente de Recursos Humanos do Grupo Rio da Prata, participou da  Cerimônia Militar alusivo ao 49º aniversário do Esquadrão Aeroterrrestre de Salvamento – PARA-SAR, em Campo Grande (MS).

Membros da equipe do Esquadrão realizaram anteriormente mergulho na Lagoa Misteriosa (Jardim-MS),  para fins de treinamento. Clique aqui e confira!




O evento teve como objetivo homenagear a equipe de elite da Força Aérea Brasileira, o Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento PARA-SAR, pelos 49 anos de existência e trabalhos prestados em busca, salvamento e operações especiais.


De acordo com Greice Feliciano, "A cerimônia foi emocionante por homenagear uma das mais importantes equipes de resgate do Brasil, que hoje está sediada em Campo Grande. O PARA-SAR é uma equipe de elite em constante preparação para atuar na mais diversa situação de busca, resgate e salvamento. Sendo por isso acionados para missões importantes, como o evento mundial Rio +20 (2012), o resgate de vítimas do terremoto no Haiti (2010) e de acidentes aéreos como do avião da Gol (2006). O PARA-SAR integrou a Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti. Em nome do Tenente-Coronel de Infantaria Ivandilson Diniz soares, Comandante do Esquadrão Aeroterrestre, o Grupo Rio da Prata felicita a todos os integrantes e ex-integrantes da equipe PARA-SAR pelos 49 anos de trabalhos realizados em prol da vida".



Além do desfile do contingente militar da Base aérea, acompanhados pela banda de Base Aérea, houve a formação das autoridades militares presentes na cerimônia: Base Aérea, Comando Militar o Oeste (CMO), Polícia Militar e Corpo de Bombeiro, e houve homenagens aos civis que tiveram participação especial na Base Aérea.

O ato seguinte apresentou um dos comandantes, relatando o histórico do PARA-SAR, desde quando iniciou em 1963 até a mudança para a Base Aérea para Campo Grande em 2010 além de elencar alguns eventos que os integrantes participaram: como resgate das vítimas em acidentes aéreos.





A cerimônia continuou com a entrega de certificados aos militares que concluíram o Curso de PARA-COMANDOS, atividade que é parte dos esforços para qualificar e preparar seus integrantes para atingir a missão do PARA-SAR.

Pela fala do comandante que explanou sobre esta entrega dos certificados, os participantes do curso foram testados em seus limites: físico, emocional e psicológico estando aptos a realizar ações de comando em qualquer situação.

Foi também concedido o Título de Pastor aos militares do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento que concluíram os cursos operacionais do PARA-SAR, tornando-se Paraquedista Operacional em operações especiais.

Com informações Greice Feliciano

Aniversário em Campo Grande

Na última semana, comemoramos no escritório em Campo Grande (MS) o aniversário do colaborador Celso.

Ele apagou as velinhas na segunda-feira (12), mas na verdade seu aniversário é no dia 09 de novembro. 

Confira as imagens da "festa surpresa":






segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Colaboradora do Grupo Rio da Prata participa do Confatur 2012

A Gerente de RH do Grupo Rio da Prata, Greice Feliciano, participou na última semana em Campo Grande (MS) da abertura oficial da oitava edição do Congresso das Instituições de Ensino para o Turismo - CONFATUR 2012.

O evento teve como temas as Políticas Públicas e privadas do turismo, suas oportunidades e desafios; A cultura como produto turístico: a realidade das comunidades indígenas e quilombolas em Mato Grosso do Sul; e Gestão de pessoas para o Turismo em MS.
Na foto: Greice Feliciano (Grupo Rio da Prata) e Flávia Neri (Imasul).

Greice afirmou da importância do evento para o setor, "principalmente pela temática, integrando acadêmicos e profissionais que às vezes ficam muito preso à teoria. É uma maneira de conhecer um pouco mais sobre a profissão".







Restauração florestal na Lagoa Misteriosa

Colaboradores do atrativo Lagoa Misteriosa, em Jardim (MS), desenvolvem um trabalho de restauração florestal, que consiste em reconstituir e garantir a biodiversidade, equilibrando assim o ecossistema.

De acordo com Osvaldo Esterquile Júnior, Gerente Ambiental do atrativo, a metodologia utilizada para desenvolver a ação é simples. "Ao invés de plantar mudas novas em covas preparadas, iremos coroar as regenerações, que são mudas que nasceram naturalmente por dispersão das sementes e nutri-las com compostagem produzida na fazenda".

Porém o que impede o sucesso total da restauração é a existência de brachiaria humidícula na área da Lagoa Misteriosa. "Ela é muito agressiva e o fato de capinar manualmente faz com que ficamos períodos com as mudas sem esterco e solo exposto ou infestadas de brachiaria".

Para resolver a situação foi utilizado um  herbicida, por exemplo, "o Glifosato que não é agressivo ambientalmente se usado corretamente à dosagem indicada e apenas nos lugares necessários", diz Osvaldo.

Após esse processo, as condições de sobrevivência das regenerações serão melhoradas e consequentemente será possível fazer uma camada de matéria vegetal morta. "Neste momento coloca a compostagem, que fará um balanço de carbono nitrogênio, fornecendo nutrientes e umidade necessária ao desenvolvimento da futura árvore", diz o colaborador.

"Fizemos um primeiro teste e já podemos visualizar nas fotos alguns resultados. Após 15 dias a brachiaria morreu e as regenerações apareceram. Fizemos os trabalhos em uma área pequena e mesmo assim encontramos 60 mudas. O local mais parece um reflorestamento e estamos agora na etapa de nutrição colocando compostagem em cima da vegetação seca", finaliza Osvaldo.

Veja abaixo algumas imagens:




Na foto acima as flechas azuis mostram mudas plantadas no sistema tradicional em coveamento e identificadas com estavas de 1 metro. E as flechas vermelhas são regenerações que nasceram espontaneamente com ação da natureza.


Podemos observar que no espaço entre uma muda e outra existem 8 regenerações aproximadamente, mesmo com dificuldade na competição com a brachiaria elas conseguem aparecer, e como já estão adaptadas a realidade de clima e solo são mais resistentes e vistosas do que as mudas plantadas.


Com informações Osvaldo Esterquile Júnior

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Acadêmicos da UEMS visitam o Rio da Prata


No dia 19 de outubro, acadêmicos do 1º ano do curso de turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), de Dourados, realizaram uma visita técnica no Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim-MS).

20 alunos e duas professoras conheceram os projetos desenvolvidos no atrativo como o viveiro de mudas, a horta orgânica e o minhocário, todos localizados próximo à sede, como realizaram o passeio de trilha e flutuação pelas águas cristalinas do Rio Olho D'Água e Rio da Prata.

De acordo com o depoimento deixado pela Professora Dores Cristina Grechi, que já havia estado anteriormente no atrativo,  "o passeio continua com o mesmo padrão de qualidade, aprimorando ao longo dos anos, assim como possui profissionais qualificados para atender o turista".

Veja as fotos:


Colaboradora Greice Feliciano fala sobre o não uso de produtos químicos no passeio e cita algumas recomendações como tomar ducha antes de inciar o passeio de trilha.

Já o colaborador Valdenir de Souza informou aos acadêmicos sobre o viveiro de mudas, sua finalidade e também sobre os projetos parceiros que realizam plantio de mudas no passeio... 


...e continuou com uma explicação sobre Minhocário, sobre o processo e a utilização do produto final!

Ao final do passeio, a professora Dores reuniu o grupo para que pudessem sanar dúvidas sobre o atrativo!

Programa no Meio do Mundo visita o Recanto Ecológico Rio da Prata


No dia 27 de outubro o Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim-MS) recebeu a visita de Renato Lima e Flávio Weber, do Programa "No meio do Mundo", exibido na emissora SBT/MS.

A dupla estava no destino de ecoturismo para participar do Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas.

Aproveitaram a oportunidade para conhecer as águas cristalinas do passeio de flutuação, acompanhados pelo colaborador Osvaldo Esterquile Júnior.

Veja algumas imagens:
 


segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Acadêmicos de Universidade em Santa Catarina visitam o Recanto Ecológico Rio da Prata e a Estância Mimosa Ecoturismo


O Recanto Ecológico Rio da Prata e a Estância Mimosa Ecoturismo receberam, respectivamente, nos dias 25 e 26 de outubro a visita de 43 pessoas, entre alunos e professores da Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS), unidade Cerro Largo, em Santa Catarina.

Participaram da visita acadêmicos do Curso de Graduação em Ciências: Biologia, Física e Química – Licenciatura.

No Recanto Ecológico Rio da Prata o grupo esteve acompanhado pelos colaboradores Osvaldo Esterquile Júnior e Thiago Sabino.

De acordo com eles a visita trata-se de uma excursão científica com o intuito de conhecer um pouco da fauna e da flora do Bioma Pantanal.

Já na Estância Mimosa o grupo conheceu alguns dos projetos ambientais desenvolvidos no local como a horta orgânica e a horta mandala e se refrescaram no passeio de trilhas e cachoeiras. 


Aniversariantes de outubro


Alguns colaboradores do Grupo Rio da Prata sopraram as velinhas no mês de outubro. Confira:

No escritório em Campo Grande, a colaboradora Shirley (blusa roxa) ganhou uma festinha "surpresa", no dia 09 de outubro:


Já no Recanto Ecológico Rio da Prata, em Jardim, que trocou a idade foram: Willian Fialho (05/10), Basílio (19/10), Elizete (23/10), Maicon (25/10), Thyago (26/10) e Oleandro (31/10).

Para comemorar, a equipe responsável pela cozinha, preparou um delicioso bolo para que todos participassem da comemoração.

Só estava presentes dois aniversariantes, Basílio e Thyago. Veja as fotos:


Aniversariante Basílio entregando pedaço de bolo para o colaborador Maidana.


Aniversariante Thyago entregando o pedaço de bolo para a colaboradora Fernanda

Foto com a equipe!!! E o bolo!!!