segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Estância Mimosa e Rio da Prata entregam lembranças de fim de ano para agências de Bonito

Além de participar do Curso Presencial de Aprimoramento de Produtos, realizado entre os dias 24 a 26 de novembro em Bonito (MS), Carina Freitas aproveitou para fazer a entrega das agendas 2011 (nossa lembrança de final de ano) e mousepad do Rio da Prata  em comemoração aos seus 15 anos de atividades, para as agências de turismo do município.

Confira as fotos:


Carina Freitas e Rafael Beluque com a equipe da Bonitour...


... e com a equipe da Ygarapé Tour!
Durante essa semana Rafael Beluque continuará com a entrega das lembranças. Todas as agências de turismo de Bonito serão contempladas!

Por Carla Layane

Fotos: Acervo Rio da Prata e Estância Mimosa

Rio da Prata e Estância Mimosa participam de Curso em Bonito

Bonito (MS) sediou na última semana o Curso Presencial de Aprimoramento de Produto, realizado através da parceria da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura - ABETA e ATRATUR. 

Os passeios Rio da Prata e Estância Mimosa, representados por Simone Spengler Coelho e Carina Freitas, participaram do evento que tem como objetivo principal a qualificação e a melhoria dos produtos de Ecoturismo e Turismo de Aventura.


O curso foi ministrado por Luiz Del Vigna (Luizão) instrutor Técnico em Turismo, formado pela Fundação Bradesco e atua no desenvolvimento de seminários, cursos e workshops para capacitação de mão-de-obra e planejamento de ações mercadológicas para empresas e instituições ligadas ao turismo ambiental, cultural e de aventuras.


Luizão é um viajante profissional e já esteve em 42 países de quatro continentes. O trabalho na área começou em 1977, quando organizava excursões para seus amigos. Desde então, trabalhou na agência Bradesco Turismo, de 1978 a 1980. É Diretor da Nomad Expedições, uma empresa de viagens e consultoria especializada no planejamento, logística e operação de viagens diferenciadas pelo Brasil e outros países da América do Sul. Saiba mais sobre ele!   

"O Luizão possui mais de 30 anos de experiência em turismo e com isso repassou muita informação importante que nos faz refletir como elas podem ser apliacads nos atrativos turísticos. Valeu muito a pena participar do curso", afirmou Carina.

Cada aluno recebeu uma apostila ilustrada com todo o conteúdo para acompanhar o curso e ter como fonte de referência e consulta. Ao todo foram três dias de curso com módulos de oito horas/dia.

Foto de encerramento dos alunos do  Curso Presencial de Aprimoramento de Produto. 


Por  Carla Layane

Fotos: Acervo Rio da Prata e Estância Mimosa

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Jeguiando chega hoje em Bonito

Está previsto para hoje (25) a chegada em Bonito (MS) da blogueira Jana Calaça, autora do Blog Jeguiando, em companhia de Erik Pzado com a finalidade de conhecer os atrativos turísticos da região e descobrir o por quê do destino ser considerado por nove vezes consecutivas o Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil.

Gruta do Lago Azul, Recanto Ecológico Rio da Prata, Estância Mimosa, Buraco das Araras
são alguns dos atrativos que os visitantes vão conhecer durante os quatro dias na região!

Saiba mais no Portal Bonito Brazil!

Por Carla Layane

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Bonito recebe Caravana Técnica do Paraná


Representantes de entidades de apoio ao turismo e empresários de Tibagi, na região dos Campos Gerais (PR)
, chegaram ontem (23) em Bonito (MS). A caravana técnica reúne um grupo de 20 pessoas que vão observar boas práticas realizadas pela gestão pública e privada e, ainda, ações voltadas para o associativismo, o que potencializa os atrativos turísticos de Bonito, município referência em belezas naturais e pelas atividades voltadas ao turismo de aventura e ao ecoturismo.

Bonito é um exemplo no que diz respeito ao ecoturismo e turismo de aventura, com atrativos que são administrados tanto pelo poder público quanto por empreendimentos privados. São esses modelos que os empresários e representantes de entidades, e a prefeitura de Tibagi, querem conhecer na prática”, diz Nádia Joboji, consultora do Sebrae /PR.

A Caravana irá conhecer a Gruta do Lago Azul, o Balneário Municipal do Rio Formoso, a Estância Mimosa Ecoturismo, entre outros atrativos.

Clique aqui e veja a reportagem na íntegra!

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Acadêmica de biologia realiza pesquisa sobre anfíbios na Estância Mimosa

No mês de setembro a acadêmica de biologia da Uniderp Anhanguera, Sabine Borges, realizou uma visita de campo (estudo piloto) na Estância Mimosa Ecoturismo, localizada em Bonito (MS), com o objetivo de realizar um projeto de pesquisa sobre a ampliação do conhecimento da fauna de anuros (grupos de anfíbios) do local, orientada pelo biólogo e professor, José Sabino.

O projeto foi aprovado junto ao CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, que concedeu bolsa de iniciação científica à aluna. 

Sabine esteve acompanhada por um ajudante de campo, funcionários da Estância e pelo biólogo responsável pelo monitoramento ambiental da Mimosa, Samuel Duleba. “É muito interessante a realização deste projeto sobre anuros na Estância Mimosa, uma vez que é uma área de grande significância no entorno do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, aliado a isso os dados obtidos no projeto poderão contrubuir quando da elaboração do Plano de Manejo da futura RPPN da Mimosa e incentivar outras pesquisas científicas na fazenda”, afirmou Samuel.

Sabine registrou oito espécies de anuros durante sua permanência no local, demonstrando a grande biodiversidade local. Para concluir seu estudo serão necessário quatro visitas à Estância Mimosa.

Clique aqui e veja o relatório!

 Por Carla Layane

Participe da terceira semana da Promoção Twitter Rio da Prata


Siga @riodaprata no Twitter e dê RT na mensagem: Quero ganhar um mousepad http://kingo.to/mpM

Serão sorteados dois (2) mousepads por semana entre os seguidores do Rio da Prata! Serão no total 05 sorteios para cada perfil. Toda semana a frase e link para RT serão trocados.

Obs: É necessário dar RT na frase acima para concorrer ao prêmio.

Veja quem já ganhou o prêmio:

Sorteio - 16 de novembro: @lycalinda e @helinaldonunes
Sorteio - 23 de novembro: @FLRCOIMBRA e @sergmol

Você pode ser o próximo! Participe!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Rio da Prata recebe novo integrante

A Fazenda Cabeceira do Prata (Recanto Ecológico Rio da Prata Jardim-MS), ganhou mais uma moradora. Nasceu no dia 10 de novembro uma potranca de pelagem preta, filha da égua Crioula Estrepulha do Japuí RP 178 com o garanhão São João do Juncal Perigo.

Veja as fotos:



Fotos: Acervo Rio da Prata

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Lagoa Misteriosa sedia treinamento para mergulho em cavernas

O mergulhador profissional, José L. Barroco Neto (Tuta), realizou um treinamento no último dia 12 no atrativo turístico Lagoa Misteriosa, em Jardim (MS), com a participação dos alunos do nível Full Cave: Thiago Rocha, de São Paulo, e Carlos Alberto Figueira Bruno, de São José dos Campos e contou ainda, com o apoio de dois carregadores.

O evento é uma continuidade do treinamento Intro Cave (segundo nível de treinamento para mergulho em cavernas) e os mergulhos realizados nesse dia atingiram a profundidade de 40 metros.

Os treinamentos foram realizados com segundo as instruções da IN IBAMA No 100/06 e com autorização do Centro Nacional de Estudo, Proteção e Manejo de Cavernas - CECAV - para atividades de espeleomergulho num. 009/10.

Por Carla Layane

Lagoa Misteriosa inicia construção de receptivo turístico

Já está bem adiantada a obra do receptivo turístico na Lagoa Misteriosa, atrativo situado próximo ao Recanto Ecológico Rio da Prata, em Jardim (MS).

No mês de junho, o empreendimento recebeu do IMASUL/SEMAC/MS a Licença de Instalação n. 83/2010 que autoriza a instalação do receptivo no local.

Confira as fotos:



A Lagoa Misteriosa é famosa pela incrível transparência de suas águas e sua profundidade desconhecida. Possui um grande potencial turístico, tanto para contemplação, quanto para a flutuação e mergulho com cilindro.
É considerada a quinta caverna mais profunda do país, sendo a mais profunda inundada do Brasil, atingindo mais de 220 metros de coluna d`água. Na lista dos maiores desníveis da Sociedade Brasileira de Espeleologia - SBE (2009) a Lagoa Misteriosa figura em sétimo, com a profundidade atualmente conhecida de 220 metros.

Por Carla Layane

Fotos: Acervo Rio da Prata

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Segunda Promoção - Twitter - Ganhe um mousepad do Rio da Prata


Siga @riodaprata ou @estanciamimosa no Twitter e dar RT na mensagem: 

Já tem planos para o Reveillon? Divirta-se em @bonito_ms  http://kingo.to/lOF

Serão sorteados dois (2) mousepads por semana entre os seguidores da Estância Mimosa e do Rio da Prata! Serão no total 05 sorteios para cada perfil. Toda semana a frase e link para RT serão trocados.

Siga os dois e tenha 10 chances de ganhar! Participe!!

Obs: É necessário dar RT na frase acima para concorrer ao prêmio.

Os vencedores do sorteio realizado no dia 16 de novembro foram: @lycalinda e @helinaldonunes. Parabéns!

Ganhadores da Campanha Troco Solidário Comper/SOS Pantanal conhecem Bonito

A rede de supermercados Comper entregou no ultimo dia 16 de outubro um cheque no valor de R$ 49.289,14 para a organização não-governamental Instituto Socioambiental da Bacia do Alto Paraguai SOS Pantanal, referente à Campanha Troco Solidário. A quantia foi arrecadada pelos clientes que cederam seu troco, em moedas, nos caixas das unidades da rede durante os meses de junho, julho e agosto de 2010.

Com a quantia arrecadada o Instituto dá continuidade à realização de projetos que visam à conservação e ordenamento do uso sustentável da região do Pantanal, como por exemplo, a continuidade do mapeamento da cobertura vegetal nativa do pantanal e em outros projetos que visam o desenvolvimento da região

É a primeira vez que uma entidade de cunho socioambiental foi contemplada com o Troco Solidário. O recurso arrecadado será aplicado na continuidade do mapeamento da cobertura vegetal nativa do pantanal e em outros projetos que visam o desenvolvimento da região. Os operadores de caixa que se destacaram foram premiados mês a mês com o jacaré símbolo da SOS Pantanal e mais uma camiseta.

Durante a entrega do cheque foi feito um sorteio entre os melhores funcionários que participaram da arrecadação. A premiação final foi um passeio com acompanhante para o município de Bonito, pólo turístico de Mato Grosso do Sul, localizado na Serra da Bodoquena. Dentro dos passeios visitados, os ganhadores puderam estar conhecendo o Recanto Ecológico Rio da Prata e a Estância Mimosa Ecoturismo, grupo parceiro do SOS Pantanal.

Confira abaixo a alegria do grupo, no receptivo do Rio da Prata, antes de dar inicio ao passeio, acompanhados pelo Biólogo Samuel Duleba.

Sobre SOS Pantanal
O Instituto Socioambiental da Bacia do Alto Paraguai SOS Pantanal é uma organização não-governamental, privada e sem fins lucrativos. Foi lançada em 2009, com a missão de informar e promover o conhecimento em busca de um Pantanal sustentável. Recentemente, o SOS Pantanal, em conjunto com a Conservação Internacional, Fundação Avina, Ecoa, WWF Brasil e Embrapa Pantanal apresentaram um diagnóstico da cobertura vegetal nativa do Pantanal, com o objetivo de contribuir para o aumento da compreensão da dinâmica do que ocorre nesta área.


Com informações Keyt Cardoso - Turismóloga

Foto: Acervo Rio da Prata

Biólogo do Rio da Prata é mencionado em jornal ambiental

Durante o mês de outubro, o jornalista Gustavo Faleiros, integrante do Jornal o Eco, visitou a cidade de Bonito (MS) a fim de conhecer alguns atrativos turísticos, bem como entender o sistema que permite a conservação, e até mesmo a recuperação da natureza. Participou, também, do 1º Congresso de Natureza, Turismo e Sustentabilidade - Conatus 2010.

A reportagem de Gustavo traz relato sobre sua visita aos passeios: Recanto Ecológico Rio da Prata e Buraco das Araras, na cidade de Jardim, vizinha à Bonito, no Abismo Anhumas e Rio Sucuri.

Confira um trecho da reportagem na qual Gustavo Faleiros mencina o biólogo do Rio da Prata, Samuel Duleba!

"Monitores da conservação"

Samuel Dubela, cabelos compridos e um boné com aba virada, circulou todos os dias pelo CONATUS. Jeitão de garoto, muitos poderiam tomá-lo com um dos estudantes por ali. Mas ele é o gestor da RPPN Cabeceiras do Prata, umas das atrações mais apreciadas de Bonito. A área, com 307 hectares, abriga as nascentes do rio Olho d´Água , um afluente cristalino do rio da Prata onde uma enorme quantidade de peixes pode ser avistada. Dubela coordena, na reserva, dois monitores ambientais que todos os dias coletam informações sobre espécies da fauna avistadas, a temperatura da água e abundância de peixes. “ A cada três meses eu faço um relatório com estes dados”, conta o biólogo.



 Por Carla Layane


Com informações O Eco

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Convite - Apresentação de dança folclórica em Bonito MS


quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Festival da Guavira 2010


Bonito (MS) sediará entre os dias 26 e 27 de novembro, o 9º Festival da Guavira. Embora ainda não tenha sido divulgada, sabe-se que a programação incluirá espetáculos musicais, danças, teatro e artes plásticas, com espaço para o artesanato local e comidas típicas regionais, além de guavira (fruta), sorvetes e cachaça.

A escolha da fruta símbolo da festa surgiu vinculada à proposta de conservar os recursos naturais de Bonito, na medida em que a guavira - uma fruta nativa na região - está sendo aos poucos substituída por áreas de pastagem para a criação do gado. Fruta típica do cerrado, adocicada, ela nasce em uma planta arbustiva da família das Mirtáceas, a mesma da goiaba, da jaboticaba e da pitanga, e que brota naturalmente nos campos e pastagens.

O 9º Festival da Guavira de Bonito será realizado na Praça da Liberdade (central) pela Prefeitura Municipal da cidade, através da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Departamento de Cultura da FUNCEB (Fundação de Cultura e Esportes de Bonito) e Secretaria Municipal de Ação Social (SAS).


Com informações MS Notícias

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Promoção Twitter - Ganhe um mousepad do Rio da Prata!!


É fácil. Basta ser seguidor do @riodaprata ou @estanciamimosa no Twitter e dar RT na mensagem:


Bonito, MS, melhor destino de ecoturismo do Brasil @bonito_MShttp://kingo.to/ley


 Siga o Prata Siga a Mimosa

Serão sorteados dois (2) mousepads por semana entre os seguidores da Estância Mimosa e do Rio da Prata! Serão no total 05 sorteios para cada perfil. Toda semana a frase e link para RT serão trocados.
Siga os dois e tenha 10 chances de ganhar! Participe!!

Obs:
É necessário dar RT na frase acima para concorrer ao prêmio.


Duração da promoção de 09/11 a 14/12!

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Viajar, por que viajar?


Viajar para conhecer, para descobrir, para viver novas experiências, para sair do ar condicionado e sentir o vento fresco no rosto! Para fazer novas atividades e se sentir realizado! Para vencer medos bobos e viver a vida em toda sua plenitude!

Em um mundo cada vez mais rápido, precisamos saber tirar uma folguinha do excesso de informação da vida cotidiana, e redescobrir nossas origens: a natureza. Ouvir o canto dos pássaros, se divertir vendo os bichos, e lembrar da onde viemos.

É cientificamente comprovado que o meio mais rápido de acabar com o stress é através de viagens para a natureza!! Ou seja o ecoturismo não só promove o desenvolvimento econômico e a melhoria ambiental do destino turístico, como proporciona tempo de qualidade, tranquilidade e relaxamento aos seus visitantes.

Moral da história:

Organize suas férias em um destino de ecoturismo e turismo de aventura (Bonito, Brotas, Fernando de Noronha, Manaus, Pantanal, etc), e você vai descobrir que existem atividades muito mais divertidas do que laptops, celulares e videogames e que você pode fazer todas elas!! (Flutuação, Mergulho, Rafting, Ciclismo, Arvorismo, Cavalgada, Caminhada).

Diversão e reintegração com a natureza: é mais fácil do que você imagina!! O que você está esperando? Vai deixar siua vida passar em branco? Escolha uma operadora de ecoturismo e saia para viajar!!

Foto: Abeta

Aviso importante - HEMOSUL realiza campanha amanhã em Bonito

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul (Hemosul) vai realizar no próximo sábado (6), das 7 às 16 horas, no Posto de Saúde, no Centro da cidade de Bonito (MS), uma campanha para doação de sangue e também para o cadastro de doadores para medula óssea.

Segundo o Hemosul, neste ano a campanha já foi realizada em nove municípios do Estado. No total foram coletadas 1.367 bolsas de sangue para atender os hospitais. 

A chefe do setor de captação de doação de sangue do Hemosul, a Assistente Social Iolete Scarcelli Maldolado, informa que a campanha para doação de sangue e de castro para medula óssea também será realizada no município de Cassilândia (MS), no dia 4 de dezembro, das 7 às 19 horas, no Posto de Saúde do município.

"O objetivo é aumentar número de doadores. Com a campanha, na cidade de Bonito, a nossa meta é coletar 200 bolsas de sangue", disse Iolete ao informar que o evento está sendo realizado em parceria com as secretarias municipais de saúde dos municípios. "Contamos com a ajuda de dois enfermeiros e demais pessoas das secretarias de saúde dos municípios, durante a campanha. Já do Hemosul temos uma equipe de 16 pessoas envolvidas no evento".

Serviço
Município de Bonito dia 6/11/2010 das 7 às 16 horas.
Local: Posto de Saúde - Rua Pilad Reboa, 1.780 - Centro.

Informações Portal Notícias MS

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Fotografia e observação de aves na Estância Mimosa

Pessoal, vejam que lindo este vídeo que uma visitante portuguesa fez na Estância Mimosa!

Deixa claro que a Mimosa realmente é imperdível para fotografia e observação de aves!!

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Videos incríveis do Rio da Prata

Dois vídeos que fazem a gente pensar sobre a importância de se conservar a natureza, principalmente, as matas ciliares que protegem os rios e sua biodiversidade!!

Primeiro vídeo: Sucuri gigante no Rio da Prata, escoltada por dourados!!



Segundo vídeo em HD por fotográfo Ivan Cavas: Flutuação no Rio da Prata



O Rio Olho D'água onde é realizado o passeio de flutuação do Recanto Ecológico Rio da Prata está inteiramente localizado na RPPN Faz. Cabeceira do Prata (Reserva Particular do Patrimônio Natural), uma categoria de unidade de conservação que permite a proteção perpétua de uma área criada por iniciativa do proprietário.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Recanto Ecológico Rio da Prata e Estância Mimosa recebem visita de alunos de São Paulo

No mês de outubro, o Recanto Ecológico Rio da  Prata e a  Estância Mimosa Ecoturismo receberam a visita de um grupo muito especial. Alunos da Escola Albert Sabin, através da Ambiental Expedições - viajaram para Bonito e região (MS).

A viagem aliou lazer com educação ambiental. Isso é possível através do Projeto Roteiro Estudo do Meio, que permite por em prática o conteúdo aprendido em sala de aula.

No Recanto Ecológico Rio da Prata, os alunos tiveram a companhia do Biólogo Samuel Duleba, que apresentou os projetos ambientais existentes no atrativo, bem como ministrou uma palestra sobre as ações desenvolvidas. A visita terminou após a realização do passeio de flutuação pelas águas cristalinas do Rio Olho d'água e Rio da Prata.

Na Estância Mimosa, acompanhados pelos guias locais Marcos Violante, Carmem Martins e Yolanda, o grupo assistiu uma palestra, ministrada por Rafael Beluque, sobre o funcionamento e a importância do Instituto das Águas da Serra da Bodoquena - IASB, para região, e também sobre o plantio de mudas.

Os alunos foram divididos em dois grupos. No dia 26 de outubro, 33 alunos visitaram o passeio e realizaram o plantio de mudas, sendo uma muda para cada dupla. Já no dia 28, 64 alunos tiveram a mesma oportunidade.
As margens do córrego Itamaraty, as áreas próximas à horta orgânica e o alojamentos dos funcionários foram os locais onde foram realizados os plantios, das mais variadas espécies de mudas, totalizando 48 mudas plantadas.

As mudas utilizadas para o plantio na Estância Mimosa foram doadas pelo Recanto Rio da Prata ao IASB.

Veja as fotos do plantio:






Fotos do Plantio de Mudas no dia 28 de outubro:

Liliane (boné) ministrou a palestra sobre o IASB, para o grupo do dia 28!


                                  

Por Carla Layane


Com informações Luis Thiago (Estância Mimosa)

Fotos: Acervo Estância Mimosa

Fotógrafos visitam Rio da Prata e Estância Mimosa

No final do mês de outubro a Estância Mimosa e o Recanto Ecológico Rio da Prata, receberam a visita da equipe Cinema em Dia, empresa responsável pela elaboração de um vídeo histórico sobre os destinos e pessoas envolvidas com o Programa Aventura Segura - iniciativa do Ministério do Turismo em parceria com o SEBRAE Nacional e executado pela ABETA - Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura.

Assim que chegaram na Mimosa Ion David, Fernando Cruz e Felipe Duque foram direto para a cachoeira Água Doce para realizar as filmagens e depois seguiram para a Cachoeira do Sol.




Maior programa voltado para o fortalecimento, qualificação e estruturação do Ecoturismo e Turismo de Aventura no Brasil, o Aventura Segura tem como foco iniciativas voltadas para o desenvolvimento com qualidade, sustentabilidade e segurança. Clique aqui e conheça os objetivos do programa!

Por Carla Layane

Com informações Luis Thiago (Estância Mimosa)

Fotos: Acervo Rio da Prata e Estância Mimosa