sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Bem Te Vi Aqui




Bom dia! No dia 19 de outubro, o Recanto Ecológico Rio da Prata teve o privilégio de receber a visitante Lindomar pela 28º vez. Ela divide suas férias de maneira que consiga todos os anos passar pelo menos 15 dias em Bonito. Sua primeira visita à região foi em outubro de 2005.

                                          Integrantes da foto: Lindomar, Rogério e Carla.

Todas as vezes que vem ela faz a flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata e passeio na Estância Mimosa. Nossa fiel turista concluiu que muitos de seus amigos e familiares já vieram conhecer as belezas naturais de Bonito através de sua indicação.

Com informações Carla Martina Rech (Equipe Rio da Prata)

Foto: Acervo Rio da Prata

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Revista TAP no Rio da Prata

O Recanto Ecológico Rio da Prata a Estância Mimosa Ecoturismo receberam a visita de uma equipe da Revista UP, uma publicação da Companhia Aérea TAP, de Portugal, em que estarão publicando uma matéria sobre Bonito MS.



Os integrantes da Revista UP que vieram foram: Patrik Grosner; Tiago Ciaro e Maria Ventura.

No Rio da Prata o grupo esteve acompanhado pelo Boca (secretaria de Turismo) e desceram o Rio acompanhados do Guia local, Ailton. Puderam se deliciar de uma comida típica local e saíram muito satisfeitos com o que presenciaram. 


Na Mimosa, Patrik e a Maria foram para o rio se deliciar em um banho de cachoeira e  Tiago decidiu descansar nas redes de nosso receptivo.

Os jornalistas da portuguesa chegaram ao Mato Grosso do Sul no dia 22 de outubro e foram direto para a cidade de Corumbá. Conheceram as riquezas naturais e o potencial pesqueiro da região, visitaram a Fundação O Boticário, o Museu da História do Pantanal, e terminaram o dia com um City Tour pela cidade. Conheceram também a Estrada Parque e uma fazenda no pantanal da Nhecolância.

A empresa TAP dá grande importância para o destino Brasil e destacar os destinos brasileiros é prioridade da Companhia. O artigo que se deseja preparar sobre a região terá 20 páginas e a capa, em português e inglês.

Por Carla Layane

Com informações Keyt Cardoso - (Rio da Prata) e Luis Thiago (Estância Mimosa)

Fotos: Acervo Rio da Prata e Estância Mimosa

Nasce primeira potranca no Rio da Prata

Nasceu no último dia 22, na Fazenda Cabeceira do Prata (Recanto Ecológico Rio da Prata Jardim-MS), a primeira potranca da sede, filha da égua Crioula F Entonada do Seival com o cavalo Comodoro de Marupá.

A potranca fica no pátio da fazenda, junto sua mãe, podendo ser vista pelos turistas que visitam o Rio da Prata.



Os bezerros da Raça Gir se aproximaram do potrinho com a intenção de brincar com ele, entretanto sua zelosa mãe os afastou bem rapidinho. Confira:




Os proprietários do Rio da Prata iniciaram a criação da Raça Crioula por ser muito útil no trabalho de campo e para passeios a cavalo. Todos os animais adquiridos pela fazenda são registrados e apresentam boa morfologia.

Por Carla Layane

Fotos: Acervo Rio da Prata

Estância Mimosa recebe grupo de Minas Gerais

No dia 23 de outubro, a Estância Mimosa Ecoturismo recebeu a visita do  grupo da operadora Ver Gerais (MG), que proporciona aos seus clientes programas diferenciados em lazer e integração social, de curta duração, contemplando o entretenimento saudável, o turismo ativo e rico em experiências exclusivas e personalizadas. 

Após 27 horas de voo o grupo chegou ao destino de Bonito (MS), e apesar do atraso, permaneceram animados para conhecer as belezas naturais da nossa região.

Confira a foto:



O grupo estava acompanhado pela Guia Karina, que esteve no mês de junho na Estância Mimosa, participando do famtour do Tour da Experiência. Ela realizou os passeios e vivenciou um dia de Economia da Experiência com direito aos contos e lendas da fazenda e muito mais.

Karina gostou tanto do passeio que recomendou aos seus clientes e a vinda desse grupo é o retorno da sua participação no famtour!

Por Carla Layane

Com informações Luis Thiago (Equipe Mimosa)

Foto: Acervo Estância Mimosa

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Presidente do ICMbio visita RPPN Cabeceira do Prata

O atrativo ecoturístico Recanto Ecológico Rio da Prata, localizado em Jardim (MS), recebeu no dia 24 de outubro a visita do Presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Rômulo Mello, antes de sua apresentação na abertura do Congresso de Natureza, Turismo e Sustentabilidade - CONATUS - realizado em Bonito (MS). 

O Presidente do ICMBio realizou o passeio de trilha e flutuação na RPPN Fazenda Cabeceira do Prata - Reserva Particular do Patrimônio Natural - tipo de unidade de conservação da natureza que permite a proteção perpétua de uma área particular criada por iniciativa do proprietário.

Após o passeio, Rômulo Mello plantou duas mudas, uma aroeira e uma peroba rosa, próximas à sede do atrativo. Veja as fotos:





De acordo com a equipe do Rio da Prata, Rômulo Mello ficou muito satisfeito com o atendimento do guia local, Ailton, e com o trabalho de conservação que é desenvolvido na RRPN Cabeceira do Prata, associada à REPAMS (Associação de Proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural de Mato Grosso do Sul).

A RPPN Cabeceira do Prata foi criada em 1999, com o intuito de proteger as nascentes e o Rio Olho d'Água, possui área de 307,5 hectares (21,5% da área total da fazenda). Em 2009, a RPPN teve seu Plano de Manejo aprovado pelo IMASUL/MS, e suas principais atividades são Ecoturismo e Pesquisa.

Saiba mais.

Por Carla Layane

Fotos: Acervo Rio da Prata

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

ABAV 2010

Os atrativos Rio da Prata (Jardim -MS) e Estância Mimosa (Bonito -MS), participaram na última semana da Feira das Américas - ABAV 2010 - evento brasileiro que reúne toda a cadeia produtiva do Turismo, num único local.

Durante os três dias do evento (20 a 22 de outubro) os visitantes buscaram informações sobre o que está acontecendo no mercado, as novidades dos expositores, realizaram networking com profissionais de diversos segmentos e capacitaram-se para o crescimento do setor.

Carina Freitas esteve representando os passeios, acompanhada pela proprietária Simone Spengler Coelho.

Confira abaixo alguns momentos da Feira das Américas
:

Estande do Mato Grosso do Sul.



Painel com imagem de flutuação em Bonito


Atrações circenses divertiram os visitantes que conheceram o estande de MS.



Carina e Simone na ABAV 2010! 
 

Durante a Feira das Américas foi lançado o Estudo de Caso do Tour da Experiência:

A publicação é uma documentação das ações realizadas pelo projeto em cinco destinos – Belém (PA), Bonito (MS), Petrópolis (RJ), Costa do Descobrimento (BA) e Região da Uva e Vinho (RS). De acordo com a diretora de Capacitação, Qualificação e Produção Associada ao Turismo do MTur, Regina Cavalcante, o objetivo é que outras cidades possam aplicar a metodologia e oferecer atrativos inovadores.



Por Carla Layane

Fotos: Acervo Rio da Prata e Estância Mimosa

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil 2010: Bonito - Mato Grosso do Sul


Bonito (MS) conquistou pela 9º vez consecutiva o título de Melhor Destino de Ecoturismo, segundo votação dos leitores da Revista Viagem e Turismo. O resultado da premiação anual foi divulgado ontem (21) à noite no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro.

O evento premiou os principais nomes do setor em 25 categorias, das quais 16 destinadas ao que há de melhor no Brasil e outras nove voltadas para o exterior.

O Secretário de Turismo, Augusto Barbosa Mariano, foi quem recebeu o prêmio. No final da cerimônia o trade trade turístico de Bonito, presente na solenidade, juntou-se ao Secretário para comemorar mais uma vitória para o destino.

Bonito concorreu ao lado de importantes destinos turístico como Brotas (SP) e o arquipélago Fernando de Noronha (PE).

Registramos aqui os nossos parabéns a todos que contribuem para que o título permaneça por mais um ano com o nosso santuário ecológico!

Por Carla Layane

Foto: Christian Dalgas Frisch

Bem Te Vi Aqui



O Bem Te Vi Aqui no Rio da Prata dessa semana registra a uma rápida visita do renomado fotógrafo internacional Howard Ruby.

Ele esteve no local acompanhado do fotógrafo Tim Hynes, dos assistentes Frank Phillips e Clement Bacque, além do ornitólogo e guia do Pantanal Norte, Fabiano Oliveira e do nosso guia local Marcos Violante.

O Grupo realizou uma breve visita a nascente do Rio Olho D’água para realização de algumas fotos externas e retornaram ao receptivo para o almoço.

Interessado em conhecer um pouco mais do trabalho de Howard Ruby podem acessar o http://www.howardruby.com/index_original.html

Com informações Keyt Cardoso - Turismóloga

Foto: Acervo Rio da Prata

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Estância Mimosa e Rio da Prata recebem a visita de equipe da Nomad Brasil

Em outubro, os atrativos Estância Mimosa e Recanto Ecológico Rio da Prata receberam a visita de Nancy e Luis (mais conhecido como Luizão) da Nomad Brasil Expedições, consultor e associado à ABETA - Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura e ministrador do Curso de Aprimoramento do Produto.

Na Mimosa, o grupo divertiu-se com passeio de trilhas, o qual Luizão já havia conhecido anteriormente, e encantaram-se com as cachoeiras.

Momento de descontração: ao retornarem do rio, o lanche estava servido, além do tacho de doce de leite que eles fizeram questão de raspar.


Vivenciaram um dia típico da Economia da Experiência na Estância Mimosa.

 
No Rio da Prata, o casal esteve no local acompanhado da sobrinha Flavia e se divertiram muito ao realizar o passeio de flutuação. Após o passeio, o casal pode degustar um típico almoço regional, além de andar e conhecer um pouco mais da nossa fazenda: viveiro de mudas, horta orgânica e minhocário.




" O Prata: tão diverso em sua simplicidade transparente... A cada olhar uma surpresa! Vire a cabeça para direita e veja umas piraputangas, um mato grosso selerepe aqui outro ali, uns douradões mau humorados, e por aí vai. Muitas vezes parece que vamos tocar neles. Se olhar para os outros lados pode se deparar com visitantes como a gente, capivaras, onças, lontras, jacarés e até sucuris. Fiz a flutuação várias vezes e não me canso. Sempre quero voltar àquelas águas que dá vontade de respirar, imitando os seres daquela habitat. E cada mergulho, é como se fosse o primeiro. Sem dúvida, o melhor passeio de Bonito"  diz Nancy Ashimine.


Amparados em suas experiências profissionais e inspirados por suas viagens inusitadas, Luizão e Nancy resolveram criar a Nomad Brasil, uma pequena empresa especializada em planejar e operar viagens privativas, mais conhecidas como expedições ecoculturais. Criam-se experiências personalizadas e interativas fora dos batidos cardápios turísticos convencionais, expedições que valorizem o conforto, a cultura, a geografia, a gastronomia e a observação das múltiplas manifestações da natureza. Trabalham sempre com grupo de dois a seis visitantes, pois acreditam que os pequenos grupos causam menos impacto ao meio ambiente e se harmonizam melhor com a cultura dos lugares visitados. A todo tempo os grupos permanecem acompanhados de um guia bilíngüe com ampla experiência profissional capaz de fazer todas as viagens ser inesquecíveis.

Com informações Keyt Cardoso / Turismóloga  e Luís Thiago (Mimosa)

Fotos: Acervo Rio da Prata e Estância Mimosa

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Bonito na Revista Tam Viagens - Aguardem

Durante o mês de agosto, o cinegrafista submarino e Diretor de Documentários, Lawrence Wahba esteve em Bonito e região, acompanhado por sua família e pelo produtor de fotografia Emmanuel Priou. O resultado de sua passagem pelo destino de ecoturismo poderá ser visto na Revista TAM, edição de novembro, na editoria: Viajante.

Com riqueza em detalhes, Lawrence descreve toda a sua emoção em poder apresentar as belezas naturais aos seus filho Lorenzo (6 anos) e Luca (3 anos). São seis páginas repletas de imagens da região.

O grupo visitou a Gruta do Lago Azul, Gruta de São Miguel, Balneário Municipal de Bonito, Buraco das Araras, Recanto Ecológico Rio da Prata, Estância Mimosa, Aquário Natural, Rio Sucuri, Projeto Jiboia, entre outros.

A Revista TAM, uma publicação bilíngue, é distribuída mensalmente para todos os passageiros da companhia aérea.

Por Carla Layane

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Rio da Prata conquista Prêmio Brasil de Meio Ambiente 2010


O Recanto Ecológico Rio da Prata, atrativo de Jardim (MS), conhecido internacionalmente pelo passeio de flutuação em águas cristalinas, conquistou ontem a noite (18) o prêmio "Melhor Trabalho em Ecoturismo" durante a solenidade da quinta edição do Prêmio Brasil de Meio Ambiente, realizada na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN).


Abertura do evento




             Assista um trecho da apresentação do Rio da Prata durante a solenidade de premiação.

O Prêmio, idealizado pelo Jornal do Brasil, Casa Brasil, JB Ecológico e JB Online, tem como objetivo apresentar à sociedade as iniciativas que conciliam atividades produtivas com a conservação ambiental. Essa é mais uma conquista para todos que se empanham em fazer um turismo sustentável, fortalecendo ainda mais o destino Bonito/ Serra da Bodoquena.



A proprietária do passeio, Simone Spengler Coelho estava acompanhada por Carina Freitas (à esquerda) e sua irmã Gisele.



Por Carla Layane                   

Fotos: Acervo Rio da Prata Estância Mimosa

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Fotos do plantio de Ney Matogrosso

No dia 9 de outubro o cantor Ney Matogrosso esteve no Rio da Prata realizando filmagens para o documentário sobre sua vida. Durante a visita ele fez o plantio de uma muda de Manduvi nos arredores da fazenda. Veja como está a muda após 1 semana:



Manduvi ou Amendoim-de-bugre é o nome regional dada à espécie Sterculia apetala, representante da família Sterculiaceae.

É uma árvore de grande porte e seus frutos servem de alimentos para a a arara-azul e outras aves, bem como seus troncos para a construção de ninhos.

As fotos foram tiradas pelo Biólogo do Rio da Prata, Samuel Duleba.

Por Carla Layane

Fotos: Acervo Rio da Prata

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Melhorias na estrada do atrativo Rio da Prata


Durante o mês de setembro, uma equipe da prefeitura municipal de Jardim (MS) realizou um trabalho de melhoria na estrada de acesso para o atrativo ecoturístico Recanto Ecológico Rio da Prata





As obras aconteceram entre os dias 8 a 22 de setembro, sendo que durante 11 dias a equipe trabalhou na fazenda.

Foi construída uma estrada de aproximadamente 3 quilômetros para ligar o receptivo do Rio da Prata à obra do receptivo da Lagoa Misteriosa, reformaram as estradas internas que dão acesso a nascente e ao deque de pedra e reformaram, também, a estrada interna que leva o turista à sede da fazenda. Ao todo foram reformados 12 quilômetros de estrada.


A manutenção nas estradas do passeio permite uma melhor locomoção e maior segurança para os visitantes, além de garantir a conservação dos veículos.

Na foto a equipe responsável pelas obras. Da esquerda para direita: Nelson , Ramir, Nielsen, Monteiro, Marcelo e Alemão.

Por Carla Layane

Com informações Mano - equipe Rio da Prata

Fotos: Acervo Rio da Prata

Rio da Prata recebe a visita do cantor Ney Matogrosso


O Rio da Prata, localizado em Jardim, recebeu no dia 9 de outubro a visita do cantor e ator, Ney Matogrosso. O objetivo de sua vinda ao estado de Mato Grosso do Sul foi realizar filmagens para o documentário sobre sua vida, relembrando histórias e apresentando sua cidade natal: Bela Vista


Ney Matogrosso, acompanhado pelo diretor carioca Joel Pizzini e cerca de 06 integrantes da equipe, gravou depoimentos sobre sua infância, entre outros, tendo como palco a nascente do Rio Olho D'água. Após as filmagens, Ney visitou o viveiro de mudas da RPPN Cabeceira do Prata e realizou um plantio na sede, junto com o biólogo Samuel Duleba.


A espécie escolhida foi um Mandovi por causa de sua relação com as araras que apreciam e se alimentam de seus frutos.

Ney Matogrosso é proprietário de duas reservas no município de Saquarema (RJ) que totalizam 80 hectares de área protegida e é considerado um apoiador convicto e entusiasta do movimento RPPNista do Estado do Rio de Janeiro. Em janeiro deste ano recebeu o certificado de Reserva Particular de Patrimônio Natural - RPPN, emitido pelo Instituto Estadual do Ambiente - INEA, órgão executivo da Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro.

O documentário sobre a vida de Ney Matogrosso terá duração de 90 minutos e é filmado em película. O objetivo, segundo o músico, é fazer com que o filme ultrapasse a barreira do DVD para ser exibido nos cinemas.

Por Carla Layane

Com informações Luiza Coelho

Fotos: Acervo Rio da Prata

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Bem Te Vi Aqui



Hoje o Bem Te Vi Aqui no Rio da Prata esta diferente do comum... Nossas lentes registraram um momento de descontração do nosso colega de trabalho Beto, motorista do Albergue da Juventude, que todos os dias trazem turistas ao nosso passeio.

Na ocasião, nosso amigo se diverte com um dos papagaios que fazem parte do programa de Reabilitação de Animais Silvestres através da parceria CRAS / Rio da Prata.

Beto, além de trazer turista, sempre nos ajuda nas encomendas de Bonito para o passeio e vice-versa... Um ótimo parceiro no nosso dia... Fica aqui o nosso muito obrigado pela parceria!!!

Com informações Keyt Cardoso - Turismóloga

Foto: Acervo Rio da Prata

Estância Mimosa recebe famtour da Freeway



No dia 02 de outubro a Estância Mimosa Ecoturismo recebeu o Famtour com a visita de 10 agentes de viagens que foram vencedores da Campanha Beija-Flor, realizada pela operadora Freeway.

A ideia da campanha era que os destinos parceiros da Freeway pudessem ser vendidos e que essas localidades pudessem ser melhor divulgadas aos agentes.

Nossos visitantes eram provenientes de São Paulo e Belo Horizonte, e apesar do tempo estar fechado se encantaram com as belezas das cachoeiras e pularam para dentro d'água.

Campanha Beija Flor
A campanha consistia em premiar 37 agentes de viagens que mais comercializaram os destinos de: Bonito (MS), Fernando de Noronha (PE), Lençóis Maranhenses (MA), Chapada Diamantina (BA) e Patagônia, sendo que os cinco primeiros colocados foram premiados com viagens para os destinos mencionados com direito a acompanhante.

Os 32 restantes foram contemplados com famtours, também, para os mesmos destinos.

Por Carla Layane

Com informações Luis Thiago - Estância Mimosa

Foto: Acervo Estância Mimosa

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Visita de Pedro Serra ao Rio da Prata

Já está no blog Sem Destino, o post sobre a visita de Pedro Serra ao Recanto Ecológico Rio da Prata. No vídeo, ele registra todos os momentos de seu passeio de flutuação no local. Veja abaixo:



Por Bárbara Ferragini

Vídeo: Blog sem Destino - Pedro Serra

Seleção para Técnico do IASB em Bonito


Instituto das Águas da Serra da Bodoquena - IASB, localizado em Bonito (MS), abriu vaga para Técnico Ambiental. O profissional atuará nos projetos desenvolvidos pela instituição (escritório e campo), elaborando e executando novos projetos, auxiliando o administrativo da ONG, bem como promovendo palestras e eventos, dentre outras atividades pertinentes à linha de atuação do IASB.

Para o preenchimento da vaga é necessário que o interessado seja formado em Biologia, Engenharia Ambiental ou Florestal, com um ou dois anos de formação e possua habilidade em computação (Word, Excel, Internet).

A jornada de trabalho são 40 horas/semanais, sendo 8 horas por dia. A seleção será realizada após análise curricular (etapa elimanatória) e entrevista com os candidatos.

Os currículos devem ser encaminhados até o dia 15 de outubro para o e-mail: iasb@iasb.org.br .
Por Carla Layane

Com informações IASB

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Estância Mimosa recebe famtur

A Estância Mimosa Ecoturismo recebeu no dia 29 de setembro a visita do Famtur, com participantes proveniente da Ciudad Del Lest (Paraguai) e Foz do Iguaçu.

Os integrantes do grupo, composto por 16 pessoas, tiveram um dia agradável na fazenda, visitaram a horta, o Morro da Santa, o galinheiro e o minhocário. Aproveitaram para colher amora, fruta que muitos não conheciam.

A Agência Ar foi a responsável pela vinda do grupo!

Confira a foto:


Por Carla Layane

Com informações Luis - (Equipe Mimosa)

Foto: Acervo Estância Mimosa

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Nossa Equipe


A partir de hoje nosso Blog terá um novo quadro mensal: o "Nossa Equipe". O objetivo é apresentar aos nossos leitores os colaboradores que integram a equipe dos passeios Recanto Ecológico Rio da Prata e Estância Mimosa Ecoturismo.

Para dar início gostaríamos de apresentar Fábio Lima, responsável pela horta e jardim do Rio da Prata. Confira abaixo a entrevista:

- Quais legumes e hortaliças a horta do Prata cultiva atualmente?
Atualmente a horta do Prata cultiva alface crespa, alface rocha, chicória crespa, chicória lisa, almeirão, rúcula, couve, rabanete, quiabo, beterraba, cenoura, abobrinha, moranga. Além disso, cultivam-se também vários tipos de temperos como: cebolinha, salsinha, manjericão, manjerona, hortelã, alho poró, alecrim e açafrão e vários tipos de pimentas.

- Quais os legumes e hortaliças mais fáceis de cultivar?
Os itens mais fáceis de cultivar são: abobrinha, moranga e quiabo (porém esses itens ainda não se tem o suficiente para fornecer ao turismo diário). Já nas hortaliças, os mais fáceis de se cultivar são os temperos (cebolinha, salsinha), alem das chicórias e do almeirão.

- Cultivar uma horta orgânica é mais fácil ou mais difícil do que uma horta tradicional?
Acredito que seja mais difícil. Na horta tradicional utiliza das artimanhas dos produtos químicos para conter pragas e bactérias... Já na horta orgânica esse processo deve passar pelo processo natural, como uso da citronela entre outros.

- Qual sua dica para quem quer começar uma horta?
Ter um local apropriado; preparar o solo com bastante adubo orgânico; implantar um bom sistema de irrigação; dependendo da região e do clima (dispor de sombrite); buscar dicas de um profissional capacitado de como produzir e cuidar de uma horta; ter sementes e mudas de boa qualidade; e principalmente, gostar muito do que faz...


Fábio (blusa verde) na horta junto com guias de turismo Senir e Brasa


Até o mês que vem!

Foto: Acervo Rio da Prata