sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Fotógrafos Franceses visitam o Recanto Ecológico Rio da Prata

No dia 27 de outubro, o Recanto Ecológico Rio da Prata recebeu a visita do casal de jornalistas franceses Bernadette et Olivier Grunewald (Paris/França), sua filha Farry e Miguel Rico (intérprete).

Os jornalistas realizaram o passeio acompanhados do guia local Ivan Mariano e fotografaram imagens do atrativo turístico, para posteriormente serem divulgadas na revista francesa Le Fígaro.

O grupo permaneceu em Bonito por mais alguns dias fotografando outras belezas.

Em uma próxima oportunidade, os jornalistas esperam voltar ao Rio da Prata, para fotografar a Lagoa Misteriosa, pois no dia da visita a chuva impediu o registro de imagens do local.

Com informações Keyt Cardoso

Foto: Acervo Rio da Prata

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

BEM TE VI AQUI


Boa tarde!!!

Nosso quadro semanal retrata hoje, uma turma bem animada que esteve visitando a Estância Mimosa Ecoturismo, no último dia 14 de outubro.

O grupo de estudantes de Joinville, em Santa Catarina, estavam passeando pelo município de Bonito com a operadora Bertoldi.

Confira o momento descontraído na placa do receptivo do passeio:

Até a próxima semana!

Foto: Acervo Estância Mimosa

Seminário Técnico Destino Aventura Segura em Bonito - veja como foi

A cidade de Bonito (MS) sediou nos últimos dias 27 e 28 de outubro, o Seminário Técnico Destino Aventura Segura, promovido pela Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura - ABETA, em parceria com o Ministério do Turismo e, também, Sebrae Nacional.

O evento faz parte das ações do Programa Aventura Segura e teve como objetivo fortalecer o programa, divulgar os resultados e planejar os próximos passos.

O coordenador-geral de Qualificação e Certificação do Ministério do Turismo, Luciano Paixão, participou do evento relatando a parceria do Mtur com a Abeta, através do Programa Aventura Segura.

Luciano Paixão

O biólogo do Recanto Ecológico Rio da Prata, Samuel Duleba, contribui com o evento mostrando a importância dos passeios aderirem ao Aventura Segura e relatando seus benefícios. Rafael Beluque, gerente da Estância Mimosa Ecoturismo, também apresentou os resultados da implantação do programa na fazenda.

Samuel Duleba


Ao término do 1º dia do evento, houve uma reunião com os associados da Abeta, para formar a comissão ABETA MS. A equipe da ABETA Nacional estava representada pelo Coordenador Geral, Gustavo Timo, Stela, Raquel e Tais.


Associados em reunião para a formação da ABETA MS


A equipe responsável pelo novo órgão foi formada por:

Coordenador Regional: Gerard Wit (Pantanal Way)
Vice Coordenadora: Carol Coelho (Fazenda San Francisco)
Diretor de Marketing: Marcos Soares (Abismo Anhumas)
Secretária Executiva: Carina Freitas (Prata e Mimosa)

O seminário reuniu durante os dois dias do evento o trade turístico local, órgãos públicos e interessados em conhecer o Programa Aventura Segura. Gustavo Timo (Abeta Nacional) conduziu de forma dinâmica as palestras permitindo a participação de todos os presentes.

Segue abaixo foto com alguns participantes do seminário, equipe Abeta Nacional e membros da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul. Ações como essas solidificam o Ecoturismo e Turismo de Aventura no Brasil. Parabéns à ABETA pela iniciativa!

Fotos: Acervo Rio da Prata e Estância Mimosa

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Estância Mimosa faz melhorias para receber animais silvestres do CRAS

A Estância Mimosa Ecoturismo concluiu mais uma obra. Dessa vez trata-se do Recinto de Aclimatação, especialmente desenvolvido para receber os animais encaminhados pelo CRAS - Centro de Reabilitação de Animais Silvestres , em Mato Grosso do Sul - para serem soltos na natureza.
O recinto tem como finalidade facilitar a reintrodução dos animais, principalmente aves, para o meio ambiente. "É uma opção para os animais adquirirem confiança antes de voltar para a natureza", complementa Luiza Spengler, Diretora de Sustentabilidade da fazenda. Muitas vezes, os biólogos do CRAS ficam no local para acompanhar esse processo de reintegração.

A Estância Mimosa fez seu cadastro no CRAS no mês de junho desse ano. Após vistoria da equipe do centro na fazenda, no mês de setembro, foi solicitado a criação do recinto.

Com a obra concluída, a Estância Mimosa já está estruturada e fica no aguardo da programação de soltura dos animais silvestres pelo CRAS.

A nova janela foi construída pelo Ivan.

O recinto fica localizado na área do receptivo, próximo ao minhocário.

Fotos: Acervo Estância Mimosa

Aniversário na Estância Mimosa Ecoturismo

Recebemos no dia 22 de outubro na Estância Mimosa Ecoturismo, a visita da Beth do Hotel Wetiga, acompanhada pelos amigos Didio e Pedro e a Kátia do Hotel Piramiúna.



Aproveitando a visita, Dona Hilária, uma das responsáveis pela culinária da fazenda, preparou um delicioso bolo para comemorar o aniverário de Beth que era no mesmo dia!!!!

Registramos aqui a comemoração na Estância Mimosa e, também, nossos votos de felicidades por mais um ano de vida!!!!

Foto: Acervo Estância Mimosa

Exposição comemora 200 anos de Charles Darwin


Entre os dias 28 de outubro e 06 de novembro, acontece em Campo Grande a Exposição Revolução de Darwin.

A exposição, produzida originalmente pelo Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, passará pela capital durante uma semana, e depois, seguirá para Bonito, no XXVII Encontro Anual de Etologia, entre 12 e 15 de novembro próximos.

O evento, a ser realizada na Uniderp Anhanguera, comemora os 200 anos do nascimento de Charles Darwin e celebra também os 150 anos da publicação da primeira edição de A Origem das Espécies. A entrada é gratuita e a exposição pode ser vista das 8 às 22h.


quinta-feira, 22 de outubro de 2009

BEM TE VI AQUI



Boa Tarde!!!

Segue a foto do quadro Bem Te Vi Aqui dessa semana:

Foram clicados por nossas lentes enquanto contemplavam os prêmios ganhos pelo Recanto Ecológico Rio da Prata e aguardavam a saída do seu grupo para o tão esperado passeio, o animado e descontraído casal Mariana M. Ramos e André Iglesias e Silva Borges, de Belo Horizonte (MG).

Esperamos que tenham gostado de tudo que encontraram por aqui!!!

Aguardem a próxima semana. Quem sabe você não seja o próximo clicado pelas lentes do nosso Bem Te Vi Aqui, no Rio da Prata, hein?

Até logo!!

Com informações Keyt Cardoso - Turismóloga

Foto: Acervo Rio da Prata

Analista de Bagé será encenado na Capital


Espetáculo mais duradouro do teatro brasileiro, há 25 anos em cartaz, “O Analista de Bagé” é a prova de que o riso é o melhor dos remédios. Presente duas vezes no Guiness Book (o livro dos recordes), é a peça que mais tempo permaneceu em cartaz e Cláudio Cunha o ator que encenou mais tempo o mesmo personagem.

O espetáculo acontece nos dias 24 e 25 de outubro, no teatro Glauce Rocha, a partir das 21 horas. Ingressos estão à venda na Le Postishe do Shopping Campo Grande.

Mais informações pelo telefone 8406-2083.

Fonte: Midiamax

Capital apresenta peça com Heloisa Perisse


Nos dias 07 e 08 de novembro, Campo Grande recebe a peça Advocacia (segundo os irmãos Marx), com a atriz Heloisa Périsse e elenco.

A comédia acontece no Palácio Popular da Cultura, com sessões no sábado às 21h e no domingo, às 20h.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Professoras da UFMS - Campus Bonito visitam o Recanto Ecológico Rio da Prata

O Recanto Ecológico Rio da Prata, recebeu hoje (21), um grupo de professores do Curso de Turismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Bonito (MS), para a realização de uma visita técnica no local.

Os professores Guilherme, Kátia, Sandro, Priscila e André e realizaram o passeio, trilha e flutuação, acompanhados pelo guia Brasa.


Após o almoço o grupo realizou um bate papo com José Marcelo sobre as atividades desenvolvidas na fazenda e conheceram o viveiro de mudas, a horta orgânica, minhocário e compostagem orgânica.

Foto: Acervo Rio da Prata

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Palestra sobre conservação do meio ambiente é realizada pelo IASB

No dia 22 de outubro, próxima quinta-feira, o Sindicato Rural Patronal de Bonito apresenta palestra “Alternativas Agroflorestais de produção e Conservação da Natureza”.

O evento é realizado pelo IASB (Instituto das Águas da Serra da Bodoquena), em parceria com AGRAER (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e o Projeto GEF Rio Formoso (Projeto de Gestão Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso).

A palestra tem como objetivo apresentar experiências agroflorestais do município de Bonito, bem como realizar o encerramento oficial do projeto Sistemas Agroflorestais na recuperação de matas ciliares e geração de renda, executado pelo IASB e patrocinado pelo Programa PDA Mata Atlântica.

O evento tem início às 19h, e seu encerramento será marcado pelo lançamento da cartilha “Sistemas Agroflorestais: uma alternativa para manter a floresta em pé.


sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Estância Mimosa recebe vencedores do Terra da Gente Adventure

No dia 08 de outubro, foi a vez da Estância Mimosa Ecoturismo, receber os vencedores da promoção "O que a natureza tem de mais bonito?", realizada pelo Programa Terra da Gente.
Essa é a 4º edição do Terra da Gente Adventure, e dessa vez, os felizardos foram contemplados com uma viagem para Bonito (MS), com direito a acompanhante.

Confira os momentos na fazenda:



Os ganhadores da promoção foram: Jane Cavalcante Rodrigues, Izaias Miranda Junior, Maria Zilda Perna Oliveira e Messias Ulisses Falleiros Oliveira junto com Carina Freitas e repórter Dirceu.



Equipe do Terra da Gente: Josias de Oliveira Francisco (produtor), Manoel Dirceu Martins (repórter), Alexandre Luis Rodrigues de Sá (repórter cinematográfico), Rogério Prado (operador de áudio), Everson Aparecido Alvez (auxiliar técnico), Willy Ertel (fotógrafo), Rogério de Sá (repórter cinematográfico).

O chefe da cozinha, Nivaldo, preparou para nossos visitantes a chipa no formato de jacaré. Mas para não estragar a decoração os visitantes acharam melhor degustar mais tarde, levando como uma recordação da culinária do passeio.


A equipe da Estância Mimosa realizou no final do dia um sorteio de brindes - camiseta e pé de moleque, um entre os integrantes do prgrama Terra da Gente e outro entre os vencedores da promoção Terr da Gente Adventure. Veja os sortudos abaixo:

A Estância Mimosa Ecoturismo e o Recanto Ecológico Rio da Prata agradecem ao Programa Terra da Gente pela visita .

O programa gravado em Bonito está previsto para ir ao ar no dia 31 de outubro (sábado). Não perca!!

Fotos: Acervo Estância Mimosa

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

BEM TE VI AQUI


Olá!!!

Hoje nosso quadro Bem Te Vi Aqui registra a visita de uma turma grande que esteve na Estância Mimosa Ecoturismo no dia 30 de setembro.

São as alunas da escola Lourenço Castanho, de São Paulo: Carolina Lang; Barbara Oliveira;Alessandra Tosselli; Tamara Oliveira; Isabela Oliveira; Isabela Carvalho; Tatiana Bludini; Bianca Tucci; Maria Beatriz Daud; Priscila Jafet e Silvia Ramos.


Foram acompanhadas, durante o passeio, pelo guia Galeano.

Até a próxima semana!!
Foto: Acervo Estância Mimosa

Trem do Pantanal faz promoção no mês das crianças


Durante o mês de outubro, o Trem do Pantanal realiza promoção. Crianças de até 12 anos pagam apenas 19,80.

Leve seu filho para conhecer as belezas do Pantanal através do trem.
Aproveite!

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Entrega de prêmios em Bonito

Aproveitando sua estadia em Bonito, Carina entregou para Ana Paula - Agência Lam, um Kit do Boticário.

Ana Paula foi a sorteada referente ao ranking das reservas do mês de julho de 2009.

Já a Pâmela da Agência Muito Bonito conquistou o prêmio - Bombons da Cacau Show - no sorteio referente às reservas do mês de agosto de 2009.


A promoção termina no final de outubro. Não percam nosso último sorteio mensal entre os 30 primeiros colocados do ranking, antes do término da promoção!!!!

Participe!!!!

Fotos: Acervo Rio da Prata e Estância Mimosa

Estância Mimosa recebe visita de professores da UFMS


Professores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul visitaram a Estância Mimosa Ecoturismo no dia 07 de outubro.

Biólogo, Turismólogo, Administrador, Matemático e Psicóloga de diversas cidades brasileiras, que atualmente residem em Bonito (MS), tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento da fazenda, trocaram informações com a equipe e visitaram a SAF e a horta orgânica.

O objetivo da visita técnica foi aprimorar o conhecimento sobre o Turismo na região sul-mato-grossense e vivenciar a experiência do local.

Fotos: Acervo Estância Mimosa

Terra da Gente no Recanto Ecológico Rio da Prata

Participantes da Promoção Terra da Gente Adventure

Uma equipe do programa Terra da Gente veio a Bonito (MS) gravar mais um programa Terra da Gente Adventure.

Este é o 4º Terra da Gente Adventure e conta com a participação de quatro convidados que foram contemplados com uma visita à cidade de Bonito e região, com direito a acompanhante.

O Recanto Ecológico Rio da Prata recebeu os visitantes no dia 06 de outubro acompanhados dos guias Marco Aurélio e Hellys, assim como o companheiro de trabalho Herculano.

Após filmagens na nascente, a equipe do Terra Nativa se deslocou até o deck de pedras do Rio da Prata, de onde partiram de barco, caminhando em direção ao deck do vulcão (único ponto onde os turistas podem tocar o chão e fazer apinéia por alguns instantes). Ali realizaram filmagens do grupo e retornaram ao mirante da Barra, onde realizaram belíssimas filmagens da flutuação. Equipe da Terra Nativa.

No Rio da Prata, foram realizadas imagens com cilindro, com o apoio do Instrutor de Mergulho João Gomes (Caiman Scuba Dive). Todos saíram do passeio muito satisfeito, pois conseguiram imagens belíssimas. Os quatro vencedores do Adventur se mostraram mais encantados com as belezas da Região da Serra da Bodoquena.

Durante as filmagens, o grupo recebeu a visita de uma pequena Sucuri que pelas águas límpidas do Rio Olho D’água circulava tranquilamente.

Fotos: Acervo Rio da Prata

Recanto Ecológico Rio da Prata sedia treinamento com empresários de Jardim

O Recanto Ecológico Rio da Prata sediou no dia 27 de setembro o Treinamento Experencial ao Ar Livre com um grupo de 30 empresários de Jardim (MS), participantes do Projeto Varejo em Ação.

O objetivo do treinamento foi despertar a importância da comunicação, do planejamento e do trabalho em equipe para a realização de objetivos comuns.

Os participantes tiveram a oportunidade de se auto-avaliar, avaliar o papel de cada um no grupo e do grupo na sociedade


No período da manhã, o grupo participou de diversas atividades que possibilitaram momentos de reflexão sobre as ações que são tomadas no dia a dia tanto em seus locais de trabalho como em suas vidas pessoais.

A tarde vivenciaram a experiência em flutuar nas águas cristalinas do Recanto Ecológico Rio da Prata.
A empresária Déborah Siviero achou gratificante sua participação no Treinamento. "Foi muito importante participar, pois reaprendemos a valorizar a motivação, a cooperação, a organização em nossas vidas. Esses foram os principais conceitos do evento, e muitas vezes deixamos de lado. Equipe motivada é fundamental para manter os negócios, pretendo futuramente realizar o treinamento com meus funcionários", afirma.

O Treinamento Experencial da Bionúcleo (TEXBio) foi uma iniciativa inédita do SEBRAE em parceria com a Associação Empresarial de Jardim (AEJAR).

O trabalho foi desenvolvido e executado pelos consultores Ana Cristina Trevelin, Hamilton de Menezes Fernandes e Telcio Prieto Barboza que tem formação na área de Treinamentos Experienciais ao Ar Livre, priorizando segurança e integridade física e emocional dos participantes.

Fotos: Bionúcleo e Acervo Rio da Prata

Com informações Bionúcleo

Mais segurança na Estância Mimosa

A Estância Mimosa Ecoturismo instalou em sua sede equipamentos para reforçar a segurança, tanto para a sua equipe, quanto para os visitantes.

Confira
Luz de emergência no interior da cozinha.



Iluminação de emergência no corredor do escritório.

Extintor no banheiro dos turistas.


Extintor na sala de equipamentos.

Fotos: Acervo Estância Mimosa

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Senac promove palestra sobre sustentabilidade


Para discutir o Turismo de Natureza, o Senac São Paulo (SP), realizará no dia 14 de outubro o Encontro Entretenimento e Sustentabilidade - a natureza voltada para o turismo.

No evento, a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), será representada pelo Diretor de Marketing, Eduardo Coelho, responsável pela abertura do evento no qual apresentará palestra sobre o case ecoturístico da cidade de Bonito (MS).

O encontro será uma excelente oportunidade para que profissionais, pesquisadores e estudantes interessados no ecoturismo adquiriram novas informações de como funciona o turismo de aventura, o turismo rural e o ecoturismo.

Participe!!!


Data: 14/10/2009
Horário:19h30
Local: Auditório Nobre - Senac Vila Nova – Rua Dr. Vila Nova, 228 – Santa Cecília - São Paulo – SP

Inscrições gratuitas e vagas limitadas.
informações:: (11) 3795-1299

Convite para palestra "Alternativas Agroflorestais de produção e Conservação da Natureza”

O IASB, em parceria com a AGRAER e o Projeto GEF Rio Formoso, tem o prazer de convidá-los para participar da palestra: “Alternativas Agroflorestais de produção e Conservação da Natureza”.

O objetivo é apresentar as experiências agroflorestais do município de Bonito, bem como realizar o encerramento oficial do projeto Sistemas Agroflorestais na recuperação de matas ciliares e geração de renda, executado pelo IASB e patrocinado pelo Programa PDA Mata Atlântica.

O encerramento será marcado pelo lançamento da cartilha “Sistemas Agroflorestais: uma alternativa para manter a floresta em pé.

Local: Sindicato Rural Patronal de Bonito
Data: 22 de outubro de 2009 (quinta-feira)
Horário: 19 horas

Na ocasião será servido um delicioso jantar.

Favor confirmar presença até o dia 16 de outubro pelo fone: 67 3255-1920

BEM TE VI AQUI


Olá

Nosso quadro Bem Te Vi Aqui dessa semana apresenta o casal Fernanda Fonseca Teles e Guilherme Sousa Melo que visitou o Recanto Ecológico Rio da Prata no dia 06 de outubro. Eles são de Itaúna (MG) e ficaram muito satisfeitos com o passeio!!!


Até a próxima semana!!!

Foto: Acervo Rio da Prata

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Diretora de Sustentabilidade do Rio da Prata apresenta estudo de caso para o Trade Turístico de Fernando de Noronha


Com o objetivo de apresentar a forma organizacional do Ecoturismo na Serra da Bodoquena, no Mato Grosso do Sul, a Diretora de Sustentabilidade do Recanto Ecológico Rio da Prata, Luiza Coelho, durante visita à ilha de Fernando de Noronha, apresentou no dia 30 de setembro a experiência do passeio de ecoturismo Rio da Prata, localizado em Jardim (MS).

Luiza abordou informações sobre o empreendimento, seu histórico, sistema de ecoturismo praticado em Bonito e Jardim, recursos humanos, marketing, ações ambientais, entre outros.

Cerca de 20 pessoas, entre proprietários, gerentes de hotéis e agências de turismo locais participaram da palestra.

"Fernando de Noronha tem uma característica muito diferente de Bonito pelo fato de ser uma ilha que tem um Parque Nacional e uma Área de Proteção Ambiental (APA). Isso torna a operação de ecoturismo diferente da praticada em Bonito e Jardim que tem prioritariamente atrativos particulares", disse Luiza Coelho.

A palestra foi organizada por Maíza Gomes e aconteceu na sala de Reuniões da sede da Atlantis Divers, operadora de mergulho scuba em Fernando de Noronha.


Carta de Agradecimento

No último dia 03 de outubro, o Recanto Ecológico Rio da Prata recebeu a visita dos professores da Escola Municipal Castelo Branco. Segue abaixo uma carta de agradecimento que recebemos.

Estamos sempre à disposição para atendê-los!!


Atrativo“Recanto Ecológico Rio da Prata”
Jardim-MS, 06 de outubro de 2009.

Prezado(a) Senhor(a)

Cumprimentando cordialmente, vimos através deste agradecer Vossa Senhoria pela recepção no atrativo visitado no último dia 03/10/09.

Sentimo-nos honrados pela receptividade calorosa que foi dispensada aos nossos profissionais da Educação. Acreditamos que as parcerias oferecidas a esses projetos fortificam e enaltecem os mesmos, fornecendo subsídios para sua concretização.

Nossos mais sinceros agradecimentos.

Mirtes do Prado Ferreira e Equipe “Castelo Branco”.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Primavera na Estância Mimosa Ecoturismo

A Primavera, que teve seu início do dia 23 de setembro, é a época que faz renascer a vida e desperta emoções através do colorido das flores.

A flora da Estância Mimosa Ecoturismo apresenta todo o esplendor da mais bela estação do ano ano.

Veja as fotos abaixo:

Ipê Branco, localizado próximo ao refeitório da sede.


Pé de Guavira

A guavira é um fruto típico da região Centro-Oeste e nasce de uma planta arbustiva. Colhida uma vez por ano (em novembro) tem sabor adocicado, é utilizada no preparo de geléias, doces, sucos, sorvetes, licores e cachaça. Bonito sedia em novembro o Festival da Guavira, que já está em sua 8º edição.
Fotos: Acervo Estância Mimosa

ONG Bonito Brazil recebe doação do Recanto Ecológico Rio da Prata


Com o objetivo de contribuir com o meio ambiente, o atrativo turístico Recanto Ecológico Rio da Prata, entregou para a ONG Brazil Bonito 12 peças de roupas de neoprene que estavam inutilizadas.

O material descartado se tranforma nas mãos dos artesãos da ONG que fabricam tapetes, mousepads, sacolas entre outros objetos e a renda obtida com a venda é revertida para as questões sociais e ambientais da cidade de Bonito.

Essa ação de separação dos resíduos gerados pelo passeio para reaproveitamento faz parte do Programa Lixo Mínimo, desenvolvido pela engenheira ambiental e diretora e sustentabilidade da fazenda, Luiza Coelho, e faz parte do Plano de Sustentabilidade do Recanto Ecológico Rio da Prata.

O Programa Lixo Mínimo é parte do Programa T+L (Turismo Mais Limpo), que contempla também projetos de eficiência energética, de substituição por energias renováveis, de otimização do uso da água, entre outras ações.

Professores da rede pública de ensino de Jardim visitam Recanto Ecológico Rio da Prata


O Recanto Ecológico Rio da Prata, recebeu em sua sede no último final de semana, um grupo de 17 professores da rede pública de ensino de Jardim/MS - Escola Municipal Castelo Branco.

A visita teve como objetivo, o cronograma do Projeto S.E.R - Sustentabilizar, Economizar e Reciclar, onde os professores adquiriram novas informações para seus alunos, além de noções de Sustentabilidade e preservação do meio ambiente entre outros.

O grupo realizou trilha pela mata ciliar da RPPN Cabeceira do Prata, até a nascente do Rio Olho D’água, conheceram o Deck de Pedras podendo fazer contemplação das águas do Rio da Prata. Logo, voltaram ao receptivo, onde receberam maiores informações sobre a infra-estrutura turística do local.

Anderson Tomasi (Monitor Ambiental) e João Gomes (Instrutor de Mergulho) acompanharam o grupo durante toda a sua estadia.

Foto: Acervo Rio da Prata

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Aniversariantes de Outubro


Desejamos um Feliz Aniversário aos nossos companheiros que apagam as velinhas nesse mês de outubro!!!!

05/10 - Bárbarara Ferragini
23/10 - Keyt Ferreira Cardoso

E ,também, aos nossos visitantes!!!! Muitas felicidades, saúde e sucesso sempre!!!

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Doce gastronomia da Estância Mimosa Ecoturismo


Quando se conquista as pessoas pelo paladar é muito mais fácil mantê-las fieis, felizes e, também, deixar uma doce lembrança dos momentos vividos, por isso nada como uma deliciosa comida caseira para despertar esses sentimentos.

A Estância Mimosa Ecoturismo tem como um dos seus princípios oferecer uma gastronomia regional, preparada com muito cuidado, com produtos frescos retirados da própria horta orgânica, variando sempre o cardápio para as pessoas que visitam o local.

Para manter a qualidade de serviços e produtos oferecidos é extremamente importante participar de eventos que contribuam com novas informações.

Podemos citar o Projeto Economia da Experiência, iniciativa do Ministério do Turismo e Sebrae, sob gestão do IMB (Instituto Marca Brasil), do qual a Estância Mimosa está participando.

"O PEE nos trouxe questionamentos importantes e saudáveis de como aprimorar o nosso diferencial e enriquecer a experiência dos nossos visitantes. Apresentamos a nossa gastronomia típica com criatividade e esse é um dos desafios da equipe da Estância Mimosa, que está empenhada cada vez mais nesse sentido", disse Simone Spengler Coelho, Diretora da Fazenda.

Os responsáveis pela culinária da Fazenda são os cozinheiros Nivaldo e Hilária, autores de diversos doces, pratos salgados, entre outros.

Alguns produtos que se consomem na Fazenda podem, também, ser adquiridos para a compra pessoal. Cito como exemplo o Doce de Leite, preparado artesanalmente pelo cozinheiro chefe Nivaldo. "Foi utilizado para fazer a rapadura a nova forma fornecida pelo Seu Tico. Com ela ficou muito mais fácil fazer o doce", afirmou Nivaldo.

Confira: A Estância Mimosa apresenta uma grande variedade de doces para todos os gostos.

Produção:

Nivaldo e Hilária despejando o doce.


A forma confeccionada pelo Seu Tico facilitou a preparação.

Os doces custam entre R$5,00 e R$9,00 reais.
Fotos: Acervo Estância Mimosa

BEM TE VI AQUI


Olá

Hoje nosso quadro Bem Te Vi Aqui traz os a família: Marco Aurélio Pavoni, Eduarda Seguro Pavoni, Karla Seguro e Kátia Cristina Seguro Pavoni na Estância Mimosa Ecoturismo!!!

Moram em Curitiba (PR) e vieram conhecer as belas cachoeiras da região sul-mato-grossense.

Até a próxima semana!

Foto: Acervo Estância Mimosa

Economia da Experiência em Bonito

Gerente da Estância Mimosa, Rafael Beluque, Chef Ana Luiza Trajano e o cozinheiro chefe da Mimosa, Nivaldo.


O Recanto Ecológico Rio da Prata e a Estância Mimosa Ecoturismo, participaram no dia 28 de setembro de mais uma etapa do Projeto Economia da Experiência.

Cerca de 30 pessoas assistiram a palestra: Inovação e Tematização na Gastronomia, ministrada pela Chef Ana Luiza Trajano, especialista na cultura e ingredientes brasileiros e proprietária do restaurante Brasil a Gosto em São Paulo, capital.

O objetivo do evento foi repassar aos empreendedores os conceitos de inovação na gastronomia fazendo com que os empresários utilizem recursos típicos da cultura local para promover novidades gastronômicas aos turistas.

Representando a Estância Mimosa Ecoturismo, estavam o gerente Rafael Beluque e o cozinheiro chefe Nivaldo e, representando o Recanto Ecológico Rio da Prata, estavam o gerente Teódison Gonçalves e o cozinheiro chefe Jair.

O gerente da Estância Mimosa, Rafael, aproveitou para anotar algumas dicas de como explorar temperos nativos, ervas, raízes e, também, os óleos de Baru e Pequi, entre outros. "A consultora enfatizou a utilização da "Gastronomia Sustentável", onde as empresas devem valorizar a cultura local, trabalhando com fornecedores da região, incentivando o cooperativismo, não comprando mercadorias ilegais e sim de uma boa procedência", diz Rafael Beluque.

Já o gerente do Recanto Ecológico Rio da Prata, Teódison, ressaltou o que a consultora disse sobre a valorização dos produtos típicos para mostrar o que há de melhor na culinária de cada região. "A chef Ana Luiza citou o exemplo do seu marido, que possui um restaurante francês no Brasil e que encontra com mais facilidade os ingredientes para a elaboração de seus pratos, do que ela", conclui Teódison.

O Economia da Experiência é uma parceria entre o Ministério do Turismo e o Sebrae Nacional com gestão do Instituto Marca Brasil e os Sebraes Estaduais.

Foto: Acervo Estância Mimosa