terça-feira, 30 de junho de 2009

Programa da Band grava no Pantanal


Nesta semana, o "No Coração do Brasil" embarca em uma aventura inesquecível pelo Mato Grosso do Sul para explorar as belezas do Pantanal.
No meio de muito verde e de belíssimas paisagens, a equipe do programa entra em um safári radical na busca pela majestosa onça pintada. Além do encontro com os animais silvestres, o programa mostra como é feito o ecoturismo com responsabilidade na região.
E ainda: em um bate papo com os pantaneiros, o repórter Joel Datena desvenda todas as curiosidades sobre a rica cultura do centro-oeste brasileiro. Tudo isso neste sábado, às 00h15 (horário de brasília) na Band. A reprise será no dia 11 de julho, às 13h30 (horário de Brasília).


segunda-feira, 29 de junho de 2009

Entrega de prêmios Promoção Prata e Mimosa

Durante a visita de Carina no município de Bonito na semana passada, ela aproveitou para entregar os prêmios da Promoção Prata & Mimosa para os vencedores.

Confira
Carina Freitas e Tatiane.

Sorteio Março
Prêmio: artesanato – India
Ganhadora: Tatiane - Big Tour

Sorteio Abril
Prêmio: Bijouteria – Jóias do pantanal
Ganhadora :Helck - Barra do Sucuri


Helck - Barra do Sucuri.

Sorteio Maio
Prêmio: Relógio Dalgas
Ganhador: José Augusto – Bonitour


Marcia recebeu o prêmio em nome de Jose Augusto. Ao lado Carina Freitas.

Fotos: Acervo Rio da Prata e Estância Mimosa

Lançamento do Festival de Inverno de Bonito terá a presença de André Puccinelli


O lançamento do Festival de Inverno de Bonito acontece no dia 7 de julho, terça-feira, às 9h, no auditório da governadoria. O evento contará com a presença do Governador André Puccinelli. A informação foi confirmada pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul.
A 10ª edição do Festival, que está previsto para acontecer entre os dias 29 de julho e 02 de agosto, ainda não tem confirmada a programação. A lista de atrações só será divulgada após o dia 23 de julho, já que o edital estará aberto até o dia 9 de julho.

* A data estava anteriormente marcada para o dia 06 de julho. O texto foi retificado com a nova data.


Com informações do Correio do Estado

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Recanto Ecológico Rio da Prata implanta novo sistema de irrigação

O Recanto Ecológico Rio da Prata está em fase final de concluir mais uma importante obra na sede da fazenda.

Com a coordenação do mestre de obra Francisco Alves, conhecido como “Seu Tico” e seu auxiliar Eduardo Klein,ou “Ado”, está sendo implantado um novo sistema de irrigação do pomar.

Foram implantados até o momento 9 aspersores ao longo do pomar da sede da fazenda.

O objetivo da obra é aumentar a umidade do solo, principalmente na época de seca, para que haja um melhor desenvolvimento de gramíneas para proporcionar uma produção mais acentuada dos frutos das árvores presentes no pomar, o que proporcionará um ambiente mais atrativo principalmente para as aves e para os visitantes apreciadores de jabuticaba, acerola, pitanga, amora, goiaba, entre outros.

Foto: Acervo Rio da Prata

terça-feira, 23 de junho de 2009

Acadêmicos da UFGD realizam visita técnica no Recanto Ecológico Rio da Prata

Biólogo Samuel Duleba durante explicação para os acadêmicos.

No dia 22 de junho, o Recanto Ecológico Rio da Prata recebeu os acadêmicos do curso de Gestão Ambiental e Biologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) para realizarem uma visita técnica no local.

Cerca de 34 acadêmicos e os professores Paulino Medina Jr. e Jairo Campos, tiveram a oportunidade de conhecer a RPPN Fazenda Cabeceira do Prata, onde fizeram a trilha em meio à floresta até chegar à nascente do rio Olho d´água, seguindo posteriormente para o Rio da Prata.

No decorrer da visita técnica, os alunos receberam informações gerais sobre as atividades realizadas na RPPN bem como sobre gestão em Unidades de Conservação.Conheceram, também, algumas das atividades sustentáveis desenvolvidas pela fazenda, como a produção de húmus (adubo natural), sistema de compostagens, horta orgânica e viveiro de mudas nativas.
A visita técnica fez parte do Curso de Ecologia de Campo na região da Serra do Bodoquena.

Fotos: Acervo Rio da Prata

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Equipe da TV Band visita o Recanto Ecológico Rio da Prata

Estiveram visitando o Recanto Ecológico Rio da Prata, em Jardim, no dia 19 de junho, a equipe do programa Viagem Cultural da TV Band.

O grupo fez algumas filmagens no receptivo e realizou, apenas, atividade de mergulho com cilindro pelas águas do Rio da Prata. O grupo foi acompanhado pelo instrutor de mergulho João (Caiman Scuba Dive).

Programa Viagem Cultural

É uma novidade entre os programas de turismo. Com um mix de informação e entretenimento, ele explora ao máximo as possibilidades turísticas de cada região, além de valorizar as culturas locais, história, culinária, música e artesanato, o mesmo busca mostrar os pontos turísticos, as iniciativas de preservação ecológica e esportes radicais e dar dicas de hotelaria, gastronomia e compras.

O programa vai ao ar pela Band São Paulo nas regiões de Campinas, Vale do Paraíba e Litoral Norte. Na Band do Rio de Janeiro o programa é exibido para todo Estado, exceto a capital. Além de estar na SKY para todo o Brasil através da TV Climatempo, canal 102.

Foto: Acervo Rio da Prata

Com informações Keyt Cardoso.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Blogspot Bonito BirdWatching concorre a prêmio de sustentabilidade


É com imenso orgulho que o Blogspot Bonito Birdwatching foi indicado para concorrer ao prêmio Top Blog 2009.

O Blog foi idealizado por Tietta Pivatto, bióloga e guia de turismo naturalista, especialista em ecologia e ecoturismo e Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. Ou seja, uma profissional altamente capacitada e informada sobre o assunto.

No Bonito BirdWatching é possível encontrar informações sobre observação de aves em Bonito e Pantanal, dicas de como fazê-lo, listagens, melhores locais para a prática da observação e muito mais.

E para que ele seja um vencedor precisamos do seu voto. É mais uma forma de divulgar as riquezas naturais da região da Serra da Bodoquena.

Foto: Daniel de Granville


quarta-feira, 17 de junho de 2009

Estância Mimosa e Recanto Ecológico Rio da Prata no Road Show 2009

Palestra de Matheus da Fundação de Turismo de MS




Aconteceu no dia 15 de junho o Road Show 2009 - Workshop Pantanal & Bonito, na cidade de São José do Rio Preto, em São Paulo.

O evento trata-se de uma prática de apresentações itinerantes dos destinos turísticos de Mato Grosso do Sul para agências de viagens, operadoras de turismo e empresários do Estado vizinho.

De acordo com o Ministério do Turismo, o road show é uma das mais eficientes ferramentas de promoção e divulgação de turismo.

Os passeios Estância Mimosa Ecoturismo e o Recanto Ecológico Rio da Prata marcaram presença no evento, sendo representados por Carina Freitas.

Participaram do evento 14 empresas da cidade de São José do Rio Preto.

Fotos: Acervo Rio da Prata e Estância Mimosa

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Bonito concorre à prêmio da Revista Viagem e Turismo


Já pensou em conhecer os parque temáticos de Walt Disney, durante 8 dias, com direito a acompanhante e, melhor, tudo pago?

Isso é possível através da Revista Viagem e Turismo que sorteará entre seus leitores a viagem e, também, 12 Ipods Touch, através da Promoção "Orlando é só Alegria" e, também, o Prêmio "O Melhor de Viagem e Turismo 2009" que divulga e premia os melhores destinos turísticos no Brasil e no exterior.

Entre as várias cidades do país , o município de Bonito, localizado no Mato Grosso do Sul, pode ser um dos escolhidos através dos votos dos participantes, por ser considerado um paraíso ecológico. Suas belezas naturais, águas cristalinas, diversidade na fauna e flora local impressionam os turistas que percorrem a região.

É possível aumentar as chances de concorrer aos prêmios e ganhar um cupom extra através da Pesquisa elaborada pela Revista Viagem e Turismo para conhecer quais os locais favoritos dos leitores.

Participe

Para participar é preciso adquirir a revista com o selo da promoção na capa e entrar no site: www.viajecomvt.com.br. Inclua o código que aparece na edição, faça o cadastro e assim que estiver concluído entre no link Participe da Pesquisa.


Faça sua parte! Eleja Bonito como um dos melhores locais para se conhecer no Brasil.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Plano de manejo da Fazenda Cabeceira Rio da Prata é aprovado


A Fazenda Cabeceira Rio da Prata em Jardim, teve seu plano de manejo aprovado com o incentivo dos recursos aportados pelo Programa de Incentivo às RPPNs (Reserva Particular do Patrimônio Natural) do Pantanal, uma parceira REPAMS e CI-Brasil.

A assinatura da portaria foi realizada durante a comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, 05 de junho, no Parque Estadual do Prosa, em Campo Grande (MS) Sul.

O estudo das RPPNs aumenta o conhecimento sobre a reserva e promove um manejo adequado dos recursos naturais, resultando em eficiente uso e gestão da área. É importante ressaltar que há necessidade da realização do Plano de Manejo no prazo máximo de cinco anos a partir da criação de uma RPPNS. O documento deve abordar todos os aspectos referentes à reserva, desde a legislação sobre as atividades desenvolvidas até as normas que deverão ser seguidas dentro da reserva. O documento orienta o proprietário na administração e no gerenciamento de toda área.

Durante a solenidade de assinatura dos documentos o Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli esteve presente e cumprimentou os proprietários das RPPNs: os senhores Eduardo Folley Coelho (Rio da Prata) e Geraldo Pinheiro Magela (RPPN Rio Sucuri).

RPPNs de MS

A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Cabeceira do Prata, está localizado no entorno do Pantanal, na cidade de Jardim (MS). No local são desenvolvidas atividades de pesquisa científica, conservação e ecoturismo. O passeio oferece aos visitantes atividades como cavalgadas, observação de pássaros e trilhas onde podem ser observados animais típicos da fauna pantaneira e ainda levam os turistas ao principal atrativo da RPPN, o mergulho nas águas cristalinas do rio da Prata um dos principais mananciais hídricos e de belezas cênicas da região da Serra da Bodoquena.

Foto: Acervo Rio da Prata

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Simulado de acidentes conclui curso de Primeiros Socorros





Após a finalização do Curso de Primeiros Socorros no dia 03 de junho, o Recanto Ecológico Rio da Prata realizou um Simulado de Acidente envolvendo funcionários, guias de turismo e oficiais do corpo de bombeiros do município de Jardim/MS.

A atividade faz parte da implementação do programa Aventura Segura da ABETA e Sistema de Gestão da Segurança (SGS) do Recanto Ecológico Rio da Prata, e tem como objetivo a minimização e prevenção dos riscos inerentes à atividade turística do local.

O simulado foi fiscalizado e orientado pelos oficiais Sgt. Osmar Muller e Cabo Santa Cruz do Corpo de Bombeiros de Jardim (MS).

As "vítimas", Anderson Tomasi e Samuel Duleba interpretaram alguns tipos de acidentes com fraturas e ferimentos, proporcionando aos socorristas a prática das técnicas de imobilização, estabilização e remoção de vítimas aprendidas durante o Curso de Primeiros Socorros.

Fotos: Acervo Rio da Prata

Curso de Primeiros Socorros no Recanto Ecológico Rio da Prata






No dia 03 de junho de 2009 foi finalizado o Curso de Primeiro Socorros no Recanto Ecológico Rio da Prata, com duração de 40 horas aulas.

Contou com a participação de 13 funcionários de setores diferenciados do Rio da Prata, 01 guia de turismo e 02 funcionários do atrativo Buraco das Araras, e foi ministrado pelo Sargento Muller e Cabo Santa Cruz do corpo de Bombeiro de Jardim (MS).

Os alunos aprenderam sobre qual deve ser o procedimento correto em caso de emergência na atividades turística, qual o tipo de abordagem e tratamento que devem fazer e aprenderam, também, a fazer a remoção da vítima até a sede da fazenda.

Participar de cursos como esse, permite que os profissionais de turismo tornem-se mais qualificados e mais seguros no desempenho de sua atividades, além de demonstar o cuidado que a empresa possui na constante capacitação dos seus funcionários.

Parabéns a todos que participaram.

Abaixo nomes dos participantes do curso:

•Ailton Freitas (maq Sub)
•Aline Novaes (Rio da Prata)
•Aline Santos (Rio da Prata)
•Divanilda Ribeiro (Rio da Prata)
•Fabio Batista (Rio da Prata)
•Jorge Gonçalves (Rio da Prata)
•Luis Carlos Moura (Rio da Prata)
•Keyt Cardoso (Rio da Prata)
•Miguelina Candelario (Rio da Prata)
•Odiney Alves (Rio da Prata)
•Rodrigo Rojas (Buraco das Araras)
•Samuel Duleba (Rio da Prata)
•Maria Senir (Guia de Turismo)
•Sergio Nolato (Rio da Prata)
•Teódison Gonçalves (Rio da Prata)
•Waldemilson (Buraco das Araras)

Fotos: Acervo Rio da Prata


quinta-feira, 4 de junho de 2009

Aniversariantes do mês de junho


Desejamos Feliz Aniverário para todos os funcionários da Estância Mimosa Ecoturismo e Recanto Rio da Prata, que assopram as velinhas no mês de junho!

No dia 03 quem trocou de idade foi a Luiza!

Felicidades à todos!!

(Na foto estão: Dalci, Leopoldo, Carla, Simone, a aniversariante Luiza, Mackenzie e Carina)

Recanto Ecológico Rio da Prata e Estância Mimosa Ecoturismo recebem equipe de TV Belga

Integrantes da Tv Belga na Estância mimosa Ecoturismo.

Equipe no Recanto Ecológico Rio da Prata.

Com o objetivo de registrar belas imagens da região de Bonito, estiveram visitando os passeios Recanto Ecológico Rio da Prata e a Estância Mimosa Ecoturismo, a equipe de reportagem do programa RTL TV (Televisão Belga), de grande audiência em seu país, acompanhados pelo guia intérprete Aldo, da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul.

No 1º dia a equipe realizou algumas filmagens da nascente do Rio da Prata e fizeram a flutuação.

Filmagens na Estância Mimosa Ecoturismo.

O grupo demonstrou um grande interesse em fazer um trabalho muito produtivo na divulgação da região para o seu país, e aproveitando todo o entusiasmo foram, também, convidados a conhecer as cachoeiras e a cavalgada da Estância Mimosa Ecoturismo, onde realizaram outros registros de imagens.

Após a agradável experiência que vivenciaram, o grupo agradeceu todo o apoio e hospitalidade dos funcionários dos ambos passeios e ressaltaram que o material colhido contribuirá para a elaboração de um ótimo documentário.

Gostaríamos de parabenizar a Fundação de Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul pela iniciativa em trazer profissionais internacionais para contribuir com a divulgação das belezas do nosso Estado.

Fotos: Acervo Rio da Prata e Estância Mimosa


Estância Mimosa Ecoturismo ganha nova horta

Depois de muito trabalho foi finalizada a construção da nova horta na Estância Mimosa. Agora é só realizar alguns plantios e transplantes de mudas para o novo local.

Em breve ela estará produzindo.

Foto: Acervo Estância Mimosa

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Participe do Prêmio Empreendedor Social e Empreendedor Social de Futuro

Se você contribui de alguma forma para promover mudanças significativas na sociedade ou conhece algumas iniciativas inovadoras, participe do Prêmio Empreendedor Social e Empreendedor Social de Futuro, promovidos pelas empresas: Folha de São Paulo e Fundação Schwab.

O Recanto Ecológico Rio da Prata e a Estância Mimosa Ecoturismo contribuem para a divulgação deste importante prêmio. Se conhece alguém com essas características, passe o recado adiante!

Faça sua parte!

As inscrições podem ser feitas no endereço abaixo:
www.uol.com.br/empreendedorismosocial

terça-feira, 2 de junho de 2009

I Mostra de Soluções Sustentáveis apresenta reforça a importância da reciclagem


Acontece nos dias 03, 04 e 05 de Junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a I Mostra de Soluções Sustentáveis no Armazém Cultural - antiga Estação Ferroviária de Campo Grande (MS).

O objetivo é mostrar o potencial campo-grandense para a melhoria ambiental a partir do desenvolvimento de atividades alternativas, estimulando uma visão mais crítica da população e contribuindo para que ela se torne participativa, além da valorização das empresas compromissadas com o meio ambiente.
O evento contará com a exposição de produtos, serviços, projetos, pesquisas, insumos e equipamentos, paisagismo, fotografias, exibição de filmes, apresentações teatrais e musicais, desfile de modas, novidades tecnológicas, palestras técnicas e oficinas com temas de grande interesse dos setores escolhidos.

A entrada é gratuita.

A AESA - Associação dos Engenheiros Sanitaristas e Ambientais do Mato Grosso do Sul estará participando da mostra com a exibição de vídeos, integrantes do Circuito Tela Verde, projeto do MMA e MinC.O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SEMADUR).

Confira a Programação:

03/06 (QUARTA-FEIRA)

18h00: Abertura para visitação à feira
18h30: Palestra: Pecuária Orgânica no Pantanal (Palestrante: Leonardo Leite de Barros / Associação Brasileira de Pecuária Orgânica)
19h15: Palestra: A importância do esgoto tratado para a preservação do Meio Ambiente (Palestrante: Wilian Carvalho / Águas Guariroba)
20h00: Abertura Oficial da I Mostra de Soluções Sustentáveis
Premiação do Concurso de Redação “Córrego Limpo, Cidade Viva”
Assinatura da Ordem de Serviço de Limpeza de Córregos
21h00: Apresentação Cultural
Oficina de Bonsai

04/06 (QUINTA-FEIRA)
8h00: Abertura para visitação à feira
9h00:Exibição de filme (Circuito Tela Verde)
10h00: Apresentação Cultural
10h45: Oficina de Bonsai
14h00: Oficina de montagem de aquecedor solar com descartáveis
15h00: Apresentação Cultural
15h30: Exibição de filme (Circuito Tela Verde)
16h45:Oficina de Bonsai
18h00: Palestra: Polímeros Biodegradáveis e Renováveis (Palestrante: Eliandro Barbosa Felipe / BASF)
18h25:Palestra: Sustentabilidade = Coleta Seletiva / Logística Reversa (Palestrante: Sidinei Teixeira Leite / Ladau Plásticos e Embalagens Ltda)
18h50: Palestra: Aditivo Biodegradável para Plásticos (Palestrante: Sérgio Daniel Astolfi / Plastenge Industria e Comércio Ltda)
19h00: Oficina “Arte com material reciclável para confecção de ecojóias”
19h35: Palestra: Descartes e cuidados especiais de resíduos de postos de combustível (Palestrante: Davi Siqueira Andrade / Ecosupply Ltda)
20h20: Desfile de modas “Sete pecados, sete virtudes”
21h00: Apresentação Cultural
Oficina de Bonsai

05/06 (SEXTA-FEIRA)
8h00: Abertura para visitação à feira
9h00: Exibição de filme (Circuito Tela Verde)
10h00: Apresentação Cultural
10h45: Oficina de Bonsai
14h00: Oficina de montagem de aquecedor solar com descartáveis
15h00: Apresentação Cultural 15h30: Exibição de filme (Circuito Tela Verde)
16h45: Oficina de Bonsai
18h00:Palestra: Eficiência energética e o Programa Brasileiro de Etiquetagem (Palestrante: Wagner Augusto Andreasi / UFMS)
18h45: Palestra: Bambu – seus usos, aplicações e soluções (Palestrante: Rubens Cardoso Junior / UNIDERP)
19h00: Oficina “Arte com material reciclável para confecção de ecojóias”
19h30: Palestra: Construção limpa (Palestrante: Geraldo Rolim / Ediplan Edific. e Planejamento)
20h15: Palestra: Gerenciamento de Áreas Contaminadas (Palestrante: Alexandre Patrício Chianrini / Financial Ambiental / BTX Geologia e Meio Ambiente)
21h00: Apresentação Cultural
Oficina de Bonsai
22h00: Encerramento


Estância Mimosa e Rio da Prata recebem grupo Famtur do Salão de Turismo MS



Estiveram conhecendo os passeios Estância Mimosa Ecoturismo e Recanto Ecológico Rio da Prata, no dia 29 de maio, um grupo de profissionais nacionais e internacionais que vieram ao Mato Grosso do Sul para participar do Salão de Turismo MS 2009.

Nesta turma estavam operadores de Portugual, jornalistas, economista, entre outros.

O jornalista francês, Quillet ficou encantado com o passeio, e disse que vai aproveitar as fotos que foram retiradas na trilha do Rio da Prata para fazer divulgação do local.

O Recanto Ecológico Rio da Prata e a Estância Mimosa Ecoturismo apóiam os eventos que visam a colaboração para divulgar as belezas do Estado.

Fotos: Acervo Rio da Prata e Mimosa