quinta-feira, 28 de maio de 2009

Equipe da TV Bandeirantes visita o Recanto Ecológico Rio da Prata


O Recanto Ecológico Rio da Prata recebeu no dia 27 de maio, a visita da equipe de filmagem da Rede Bandeirantes de Televisão para fazer alguma imagens da natureza na região da Serra da Bodoquena.

Os visitantes percorreram a trilha, fizeram as filmagens e obtiveram várias informações sobre a fauna, flora, RPPN, e também sobre os trabalhos realizados no local como: sistema Silvipastoril, viveiro de mudas, horta orgânica, minhocário, além de entrevistarem os turistas que estavam presentes no momento.

As condições climáticas não estavam ideais para realizar filmagens sub-aquáticas devido o tempo nublado, mas a equipe, durante a descida do rio Olho d´água, ficou encantado com o local e impressionados com a quantidade de peixes, principalmente dos dourados no encontro dos rios.

O material produzido será veiculado no Programa Coração do Brasil.

A equipe estava composta pelo diretor do programa (Nelsinho) pelo repórter (Joel) pelo cinegrafista e seu auxiliar (Adriano e Cristiano). Estavam acompanhado também a equipe o guia de turismo Rodrigo e o cinegrafista Juca Ygarapé.

Foto: Acervo Rio da Prata


Curso de Inglês une funcionários do Recanto Ecológico Rio da Prata


Preocupados em se comunicar bem com os turistas estrangeiros que visitam o Recanto Ecológico Rio da Prata, os funcionários do passeio de ecoturismo Recanto Ecológico Rio da Prata estão aprendendo a língua inglesa gratuitamente, através da iniciativa do gerente adjunto, José Marcelo Ibanez.

A idéia de oferecer o curso surgiu há quatro meses quando os próprios funcionários pediram um auxílio para aprenderem a falar outro idioma. "Formamos um grupo de 12 pessoas, e eu ministro as aulas duas vezes na semana após o expediente para que todos tenham a oportunidade de participar, e seguimos uma apostila para direcionar bem o curso", afirma José Marcelo, gerente adjunto e professor do curso.

As aulas do Curso Básico de Inglês tiveram início no dia 14 de abril e todos os participantes estão entusiasmados com a oportunidade desse novo aprendizado!

Confira os alunos inscritos:
Ailton Freitas
Aline Novais
Divanilda Ribeiro
Jorge de Oliveira Gonçalves
João Gomes
Keyt Ferreira Cardoso
Laudison M. Aguilera
Otilia Gomes
Reginaldo Barreto
Teódison Gonçalves
Valdecir Souza dos Santos

Foto: Acervo Rio da Prata

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Pelotão da Esperança "invade" o Rio da Prata


O biólogo Samuel prendeu a atenção das crianças durante suas explicações.


O Recanto Ecológico Rio da Prata recebeu no dia 22 de maio as crianças integrantes do Pelotão da Esperança, sob a responsabilidade do Sargento Ronald e soldado Fláviano.

As atividades tiveram início as 08h00, quando as crianças foram recepcionadas por funcionários do Recanto Ecológico Rio da Prata e encaminhadas para uma apresentação da fazenda.

Conheceram o minhocário, horta e viveiros do local e obtiveram informações sobre a produção e plantio de mudas com o biólogo Samuel Duleba.

Após o lanche, as crianças foram divididas em dois grupos, seguiram para a visitação externa da nascente e depois para o deck de pedra onde puderam nadar, com coletes salva-vidas, acompanhadas do biólogo Samuel Duleba e Osmar Muller.

Elas se impressionaram com as belezas do Rio Olho D'Água e, também, do Rio da Prata. "Foi muito gratificante poder atender crianças que às vezes passam por muitas dificuldades. Projetos como o Pelotão da Esperança colaboram para a formação de um cidadão honesto, educado e preparado para enfrentar qualquer adversidade", afirmou Teódison Gonçalves, Gerente do Rio da Prata.

PELOTÃO DA ESPERANÇA

É um Programa do Exército de Jardim (MS), em parceria com a Gerência de Assistência Social, da Prefeitura Municipal de Jardim (MS). É formado por crianças de 07 a 10 anos, que possui renda familiar inferior a 01 (um) salário mínimo. Integradas ao projeto, elas recebem lanches e uniformes, e podem participar de reforço escolar, aulas de informática, capoeira e futebol, além de desenvolverem a disciplina e a hierarquia.

Foto: Acervo Rio da Prata

terça-feira, 26 de maio de 2009

Projeto da Economia da Experiência na Estância Mimosa agrada os participantes





No dia 22 de maio, a Fazenda Estância Mimosa Ecoturismo em Bonito (MS) recebeu em sua sede os integrantes do Projeto Economia da Experiência, para participarem da 4º Oficina, cujo tema foi: “Bonito: a transparência das águas à clareza das ações".

Os empresários puderam vivenciar como funciona o projeto cujo objetivo é agregar valor a produtos e serviços, transformando cada empreendimento em algo único.

A consultora de inovação em design do Espírito Santo, Luzanira Carvalho, foi convidada para ministrar a oficina por sua experiência nas áreas de iconografia e artes visuais e saiu satisfeita com os resultados obtidos e, também, encantada com a equipe da estância. "“A otimização e a dedicação do atendimento da equipe da Mimosa é uma das formas mais fantásticas que soube superar minhas expectativas, vocês tem dinamicidade em equipe”.

O consultor do Sebrae em Bonito, Adelino Marques, afirmou que a equipe da organização do evento superou as expectativas dos participantes, principalmente com a peça de teatro realizada próxima a cachoeira do Mutum, surpreendendo a todos. "O dia foi proveitoso para a oficina pois o local contribuiu para alcançar os resultados".

São parceiros neste evento, realizado pelo Sebrae/MS, o Instituto Marca Brasil, a Prefeitura Municipal de Bonito e a Secretaria de Turismo, Comércio e Indústria de Bonito.

Foto: Acervo Estância Mimosa

Visita dos acadêmicos na Estância Mimosa Ecoturismo

Estiveram visitando a Fazenda Estância Mimosa Ecoturismo, no dia 23 de maio, um grupo de acadêmicos da UFMS de Aquidauana.

Aproveitamos para registrar o momento!

Foto: Acervo Estância Mimosa

Recanto Ecológico Rio da Prata faz doação de mudas

Através do programa de reflorestamento com mudas nativas e da mata ciliar, o Recanto Ecológico Rio da Prata pôde fazer a doação de 31 mudas para o guia de turismo Rogério Alves.

As mudas tem como destino final o reflorestamento de uma área na Chácara Boa Vista em Bonito (MS), que antigamente era utilizada para lavoura. A área possui um total de 18ha.

Foram doadas as seguintes mudas:

- Jaracatiá;
- Pitomba;
- Angico;
- Tarumã;
- Piúva;
- Caroba;
- Embiruçu.

Foto: Acervo Rio da Prata

Estância Mimosa Ecoturismo recebe a visita de viajantes de Porto Feliz


Um grupo de turistas de Porto Feliz (SP), esteve no dia 21 de maio na Fazenda Estância Mimosa Ecoturismo.

Atendidos pelas guias Carminha e Luiza, os visitantes ficaram encantados com tudo que puderam apreciar.

"O passeio da Mimosa é muito bonito, eu já fiz duas vezes", disse o viajante Sr. José Vilson.

Visando atender todos que procuram o passeio, A Estância Mimosa oferece alternativas de percurso para grupo de crianças, melhor idade ou pessoas que sentem alguma indisposição durante a trilha caminhando.

Sendo assim, todos podem contemplar as belezas do local.

Foto: Acervo Estância Mimosa Ecoturismo

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Fitas antiderrapantes protegem turistas contra acidentes


A Fazenda Estância Mimosa Ecoturismo e o Recanto Ecológico Rio da Prata, preocupadas com a segurança dos seus visitantes, reforçaram as escadas das trilhas com Fitas Antiderrapantes.

"É uma forma de evitar que se escorregue na trilha devido a chuvas ou umidade", afirma Samuel, biólogo responsável pelos passeios.

O trabalho dos adesivos de lixa é uma das ações impostas pelo SGS afim de minimizar e prevenir possíveis acidentes e incidentes na atividade, conforme a ABETA.

Foto: Acervo Estância Mimosa Ecoturismo

Sebrae MS realiza worksohp gratuito no dia 28

O Sebrae MS realiza essa semana, em vários municípios, o workshop "Como a pequena empresa pode lucrar com a inovação?"

Em Campo Grande a palestra acontecerá no dia 28/05 às 19h30 no auditório do Sebrae. As inscrições poderão ser feitas no site do CRIE (Sebrae MS) ou pelo 0800 570 0800.

Segue abaixo o endereço dos locais de realização no interior:

Três Lagoas
Data: 27/05/09
Local: Associação Comercial e Empresarial de Três Lagoas – ACETL Rua Wilson Carvalho Viana, 519
Bairro: Santo André
Horário: 19hs
Telefone para informações: (67) 3929 1220

Jardim
Data: 29/05/09
Horário: 19:30 hs
Local: AEJAR - Associação Empresarial de Jardim
Telefone para Informações: (67) 3251-1366

São Gabriel do Oeste
Data: 27/05/2009
Horário: 19:30 hs
Local: Auditório da Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste
Telefone para Informações: (67) 3295 1280


Salão de Turismo MS 2009 apresentará stand do Paraguai


Conheça o Paraguai!

Convidamos você a se surpreender com esse destino. Visite o Stand do Paraguai na Feira Internacional e 2º Salão de Turismo de Mato Grosso do Sul.

Programação do Workshop
Data: 28 de Maio
Horário: 15h00 as 18h00
Local: Centro de Convenções Albano Franco, Campo Grande (MS).

Apresentação do pais pela Ministra do Turismo do Paraguai: 15h00.




sexta-feira, 22 de maio de 2009

10 Mandamentos do Programa Aventura Segura - ABETA




Preocupada em manter a segurança dos turistas que viajam em busca de aventura e informá-los sobre os procedimentos corretos, a ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura) em parceria com o Ministério do Turismo e Sebrae Nacional, lançou o Programa Aventura Segura.

Com essas informações em mãos é possível ter uma viagem muito mais divertida, segura e sustentável.

Confira os 10 Mandamentos do programa:
















Fonte: ABETA

Conheça a gastronomia da Fazenda Estância Mimosa Ecoturismo

Nada melhor do que estar de férias, em um local privilegiado, cercado por natureza e belezas naturais e poder desfrutar da culinária local. "Ser pego pelo estômago" é uma frase muito conhecida, mas é a pura realidade quando se depara com uma mesa repleta de comidinha caseira. Não para resistir não é!!

Confira algumas receitas da Fazenda Estância Mimosa Ecoturismo:

Arroz Caipira

Ingredientes (porção para 10 a 15 pessoas):
- 200g ou 04 xícaras de chá de arroz
- 50g a 100g de bacon
- 03 ovos (dê preferência aos caipiras)
- 01 colher de café de páprica doce
- Alho, cebola, cheiro verde e sal a gosto

Modo de Preparo
Cozinhe o arroz, deixando-o não muito mole. À parte, doure o bacon descartando a gordura, coloque a páprica misture bem e deixe fritar um pouco em fogo baixo. Acrescente os ovos, continue mexendo. Coloque o cheiro verde e vá mexendo até os ingredientes ficarem bem misturados e coloridos. Aos poucos acrescente o arroz, misturando tudo muito bem. Sirva quente.

Rapadura Mimosa de amendoim

Essa rapadura é feita no fogão a lenha com fogo lento, o que dá a cor morena, portanto, pode ser que tenha alterações no sabor se feito no fogão a gás.

Ingredientes:
-4 lts de leite
-2 lts de açúcar
-250 gr de amendoim torrado e sem pele
-01 colher (chá) de bicarbonato de sódio
-100 gr de manteiga em temperatura ambiente

Modo de preparo:
Colocar todos os ingredientes numa panela e levar ao fogo baixo. Mexer sempre. O ponto é quando a mistura começar a açucarar.Colocar em forma untada.
Para ter acesso a todas as receitas clique aqui.

Para ter acesso a outras receitas clique aqui.

Até logo!


quarta-feira, 20 de maio de 2009

Rio da Prata concorre a prêmio do National Geographic

O Recanto Ecológico Rio da Prata está inscrito no Desafio Geoturismo 2009, realizado pela National Geographic, que premia as melhores iniciativas mundiais de turismo, com o estudo de caso:

Rio da Prata: Redefining tourism in Brazil's Mid-west

O objetivo do Desafio é identificar e dar uma maior visibilidade para as ações inovadoras, de indivíduos e ou de organizações, que cooperam de forma significativa através da gestão de destinos turísticos e, também, que abordam o Geoturismo (características de um determinado local como sua natureza, cultura, estética, história e o bem estar de sua gente).

A Diretora de Sustentabilidade, Luiza Spengler Coelho, afirma que é importante a participação do Rio da Prata em iniciativas como essa. "O desafio contribui com a conscientização de que o turismo é uma atividade essencial para o desenvolvimento regional aliado a conservação do meio ambiente", afirma.

Todos os trabalhos inscritos podem ser vistos e comentados online. Assim, o público pode dar a sua opinião e sugestões em cada estudo de caso.

A partir do mês de julho o público poderá escolher o melhor trabalho através da votação online.

Aguardem!!

Você está convidado para deixar um comentário sobre nosso estudo de caso. Basta registrar-se (log in/join).

Clique aqui e confira o trabalho sobre o Recanto Ecológico Rio da Prata!

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Recanto Ecológico Rio da Prata oferece Curso de Primeiros Socorros


Convidamos todos os guias de Bonito e Jardim para participarem a partir de amanhã , do Curso de Primeiros Socorros a ser realizado entre os dia 19 à 26 de maio (exceto os dia 23 e 24 por serem sábado e domingo) na Fazenda Cabeceira do Prata.

O curso será ministrado pelo Sargento Muller e Cabo Santa Cruz, ambos do Corpo de Bombeiros de Jardim/MS e os participantes receberão uma apostila para acompanhamento e um certificado após a conclusão do mesmo.

Horário: 19h às 22h

Valor: R$ 50,00

Essa ação do Recanto Ecológico Rio da Prata faz parte de mais uma fase da implemantação do Sistema de Gestão da Segurança do atrativo (SGS), que tem como um dos objetivos capacitar todos os envolvidos na atividade quanto as Normas de Segurança em Turismo de Aventura.

Os interessados devem procurar a direção da Fazenda.

Foto: Haroldo Palo Jr

Estância Mimosa se prepara para receber parceiros do "Projeto da Economia da Experiência"


Na próxima sexta-feira (22) acontece na Estância Mimosa Ecoturismo, a oficina de Tematização do Projeto Economia da Experiência.

O objetivo do encontro é estimular a correta aplicação dos elementos da cultura local em equipamentos e serviços turísticos.

A oficina faz parte do Projeto da Economia da Experiência.

Uma nova tendência mundial que apresenta novas necessidades e valores de mercado tendo sua força difundida por empresários e empreendedores que querem inovar na maneira de comercializar e atender seu cliente, em especial, os turistas.

Bonito é um dos destinos brasileiros escolhidos pelo Ministério do Turismo para participar do projeto por ser reconhecido pelo seu turismo consolidado, fazer parte de uma região de alta cooperação e densidade cultural.

Os parceiros do Projeto terão a oportunidade de desfrutar das belezas naturais da Fazenda Estância Mimosa, além de serem acolhidos por uma recepção caseira.

"Estamos muito contentes em poder realizar a nossa Oficina na Estância Mimosa, acredito que fomos muito felizes na escolha do local, pois além do lugar ser muito charmoso tem a "cara" do Projeto". Adelino Marques (Sebrae)

A equipe da Fazenda Estância Mimosa está extremamente feliz em poder ser a anfitriã da oficina.

Com certeza será um dia muito agradável!

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Aniversariantes do Rio da Prata

A equipe Rio da Prata parabeniza os funcionários aniversariantes do mês de maio: Rosinha, Odiney, Hilomar, Frank, Ailton e Otília!

Uma das grandes bênçãos da vida é a experiência que os anos vividos nos concedem e que essa data tão especial seja repleta de felicidade, sucesso, conquista paz, amor e saúde.

Parabéns a todos os nosso leitores que comemoram seu aniversário este mês.

Fiquem com Deus, até a próxima! ;)

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Confira mais um resultado do nosso trabalho para divulgação de Bonito


TERRA SEM FRONTEIRAS NO REINO DAS ÁGUAS CLARAS

No mês de abril recebemos a visita de Joyce e Cláudio do Terras sem Fronteiras. Foram 3 dias de intensos passeios nas águas cristalinas de Bonito.

Confira aqui o site com as imagens da viagem.

Este é o resultado das parcerias que nós estamos fazendo em prol da divulgação dos destinos turísticos de nossa região.

Terras sem fronteiras é formado pelo casal Joyce de Oliveira Guimarães e Cláudio Wiliam Amôedo Guimarães. Ambos são amantes da natureza e viajam em busca de lugares fantásticos para serem retratados em seu site.

http://www.terrasemfronteiras.com/

Foto: Terra Sem Fronteiras

Programa Plante Bonito recupera florestas em Bonito e Jardim

Proprietários rurais recompõe áreas de Reserva Legal e Áreas de Preservação Permanente com a ajuda de empresas interessadas em neutralizar carbono e contribuir com a conservação dos recursos naturais de Bonito e região.

Isso é possível com o Programa Plante Bonito, desenvolvido pelo Instituto das Águas da Serra da BodoquenaIASB.

Os produtores rurais de Bonito e Jardim (MS) tem a possibilidade de recompor áreas com espécies nativas sem gastar praticamente nada.

O Plante Bonito é um programa pioneiro de recuperação das matas nativas da Serra da Bodoquena, onde as mudas utilizadas nos plantios são patrocinadas por empresas de diversos ramos e também por pessoas físicas e escolas.

Para participar do programa basta o produtor rural preencher um Formulário de Cadastramento da Propriedade (disponível no escritório do IASB).

Caso sua área seja selecionada, será assinado um Contrato de Doação de Mudas para reflorestamento, onde o produtor interessado se compromete a colaborar com o plantio e a zelar pelas mudas.

Conforme as mudas são patrocinadas por empresas, escolas e pessoas físicas, o IASB irá realizar o plantio na fazenda e por um período de 2 anos fará o monitoramento das mudas e a sua reposição, caso haja a morte de alguma. Assim, as mudas não possuem nenhum custo para o produtor rural.

No entanto, o Plante Bonito fornece apenas as mudas das árvores nativas e o plantio das mesmas, sendo a manutenção (coroamento, irrigação, limpeza, dentre outros) por conta do proprietário.

O Programa Plante Bonito foi lançado em novembro de 2007 com o plantio de 80 mudas nas margens do córrego Restinga, em Bonito/MS. Atualmente conta com o apoio de 14 empresários, 02 escolas e 02 associações que possibilitaram até o momento o plantio de 1.600 mudas em 07 propriedades rurais distintas, localizadas em 02 municípios de MS, Bonito e Jardim.

Além disso, como as mudas são plantadas em períodos chuvosos, o IASB acumula por enquanto um saldo de 200 mudas para serem plantadas na próxima estação.

Através do apoio empresarial está sendo possível reflorestar áreas desmatadas, principalmente matas ciliares, buscando a conservação dos recursos hídricos e a manutenção de todas as formas de vida que dele dependem.



quarta-feira, 13 de maio de 2009

Estância Mimosa recebe equipe de reportagem da RBS



Estiveram realizando algumas matérias na Estância Mimosa Ecoturismo a Equipe de Reportagem da RBS (Rede Brasil Sul de Comunicação).

Em total proximidade com a natureza, os profissionais se encantaram com tudo que puderam observar.
Foto: Acervo Estância Mimosa

Programa Taroba Pesca visita Recanto Ecológico Rio da Prata

Esteve visitando o Recanto Ecológico Rio da Prata no dia 08 de maio, a equipe de reportagem da TV Taroba (Cascavel, Londrina e Foz do Iguaçu), no qual é apresentado o programa Taroba Pesca.

Buscando divulgar o lado emocionante e a aventura que a pesca esportiva proporciona, além de provocar grandes discussões sobre os temas relacionados ao desenvolvimento econômico e a preservação ambiental, e sobre o turismo ecológico, a equipe realizou algumas filmagens no receptivo e depois seguiram pelo rio, acompanhados do monitor de nascente, Anderson.

Após o almoço no Recanto Ecológico Rio da Prata, a equipe trocou algumas informações com o Gerente Teódison e seguiram para algumas filmagens no Buraco das Araras.

O programa Taroba Pesca é apresentado aos domingos às 10h30min na TV Tarobá Cascavel e às 8h na TV Tarobá Londrina, com duração de uma hora.

Foto: Acervo Rio da Prata

terça-feira, 12 de maio de 2009

Site revela segredos do navio Príncipe das Astúrias


"Uma catástrofe marítima : o Príncipe de Astúrias cheio de passageiros naufragou na costa de São Paulo". Essa foi a manchete do jornal "A noite" de 1916, causando um choque em toda a população.

O "Príncipe de Astúrias" nunca conduzira menos de 1.500 passageiros. Era um paquete de duas helices e fôra lançado ao mar em 30 de abril de 1914, nos estaleiros Bussel & C, porto de Glasgow. Deslocava 10.000 toneladas e tinha as suas machinas 8.000 cavallos de força.

Para relatar histórico do navio, suas viagens, a descrição detalhada do acidente, os detalhes das operações de mergulho para retirada de tesouros e exploração submarina, foi criado o site: (http://www.principedasasturias.com.br)

As informações são em prol da Cultura, Arqueologia, Museologia, Ecologia Marinha, Turismo Submarino e Náutico e preservando o ecossistema marinho do habitat regional, além da História Marítima do nosso país.


Presidente da Confederação Nacional de RPPN visita Rio da Prata

Foto: Laércio Machado, Eduardo Coelho, Modesto Sampaio e Rodrigo Castro,
em visita a duas RPPN, Jardim/MS.


No dia 09 de maio, sábado passado, o presidente da Confederação Nacional de RPPN, Rodrigo de Castro, esteve visitando os passeios Recanto Ecológico Rio da Prata e Buraco das Araras.

"Em primeiro lugar gostaria de agradecer a vocês pelo incrível sábado que vocês me proporcionaram. Foi muito bom ter conhecido algumas das grandes belezas de Bonito e região e também as duas RPPN em companhia de vocês. A flutuação foi algo de mágico que dificilmente sairá da memória. Que experiência única! Quando pensei que já tínhamos visto tudo, o Eduardo nos leva para a Lagoa Misteriosa. Que lugar incrível também. E pra fechar o dia de grandes emoções ambientais ainda visitamos a moradia das Araras. O proprietário é uma simpatia. Valeu por tudo gente. Foi bom demais". Afirma Rodrigo.

Ele ainda conclui: " Eduardo, parabéns pelo belo trabalho, pela seriedade e profissionalismo nos projetos ambientais e de ecoturismo que você desenvolve. Não é por acaso que por dois anos consecutivos o Recanto Ecológico Rio da Prata foi escolhido pela Quatro Rodas como melhor atrativo ecoturístico do país".

Rodrigo também é Secretário Executivo da Associação Caatinga, cordenador da Aliança Caatinga e Empreendedor Social ASHOKA.

Nós do Recanto Ecológico Rio da Prata ficamos felizes pela sua visita Rodrigo e agradecemos pelas palavras.

Foto: Acervo Rio da Prata

domingo, 10 de maio de 2009

Feliz Dias das Mães!!!



MÃE... que na presença constante me ensinouna pureza do seu coração a vislumbrarcaminhos...

MÃE... dos primeiros passos, das primeiras palavras...

MÃE... do amor sem dimensão, de cada momento,dos atos de cada capítulo de minha vidanão ensaiados, mas vividos em cadaemoção...

MÃE...da conversa no quintal, do acalanto domeu sono aquecido de amor, aninhadaem seu coração...

MÃE...do abraço, do beijo que levo na lembrança...

MÃE... é você que me inspira a caminhar...

MÃE... a presença de cada passo que otempo não apaga: por mais longo e escuro que seja o caminho, haverásempre um horizonte...

MÃE... Mulher a quem devemos a vida,que merece o nosso respeito,nossa gratidão e nosso afeto.

Feliz Dias das Mães!

Autor Desconhecido
Poema retirado do site Arte-Educação


Quer uma sugestão de presente para a sua mãe???
Que tal um super pacote para
Bonito!
Fica a dica

segunda-feira, 4 de maio de 2009

As 31 maravilhas naturais do Brasil


Foto: Gruta do Lago Azul, Bonito MS. Foto: André Seale


A VT, o Guia Quatro Rodas e um corpo de jurados elegeram os lugares mais fantásticos do país, onde, quanto mais verde e selvagem, melhor. O que não significa que muitos não tenham uma jacuzzi e uma linda vista do Redentor.

Segundo a equipe da revista Viagem e Turismo, "nós, da VT, não temos a receita certa, mas sabemos que estar no meio da Floresta Amazônica, na boca da Garganta do Diabo, diante de jacarezinhos no Pantanal, dentro de uma lagoa transparente em Bonito, ao lado de um golfinho em Fernando de Noronha ou no topo do Monte Roraima são experiências únicas. "O Brasil tem ambientes naturais bem conservados, com características difíceis de encontrar em qualquer outro lugar do mundo", diz Carlos Joly, professor de biologia vegetal do Instituto de Biologia da Unicamp (SP)".

Esta lista não foi feita apenas pela VT, mas por um júri de 30 pessoas, entre elas escritores, jornalistas, artistas plásticos, diretores de cinema, atores, apresentadores de TV e empresários, que escolheram suas maravilhas naturais preferidas. Um comitê nosso e do Guia Quatro Rodas se reuniu para analisar as respostas e chegar a uma amostra representativa. Também contemplamos os dez destinos de ecoturismo vencedores da última edição do Prêmio VT. Haverá certa dose de injustiça, como aquela a que estão sujeitas todas as listas. Mas, sem dúvida nenhuma, são Nossas Maravilhas. E, o melhor, possíveis de conhecer com conforto e segurança - a grande maioria possui boa infraestrutura e serviços de qualidade.

Quatro dos destinos que aparecem aqui fazem parte da lista preliminar da eleição das Sete Novas Maravilhas Naturais do Mundo (new7wonders.com/nature), composta por 261 concorrentes. São elas Noronha, Amazônia, Monte Roraima e Cataratas do Iguaçu. A votação prossegue até 7 de julho, quando se chegará a uma lista de 77 nomes. O resultado definitivo será anunciado em 2011. Tempo suficiente para você conhecer ao menos algumas delas. E maravilhar-se por completo. (Fonte: Revista Viagem e Turismo)
Dentre os destinos escolhidos pelos jurados, na região Centro-Oeste estão Bonito e Pantanal.

Click no link abaixo e vote na enquete, Qual a maravilha mais bonita do Brasil?
http://viajeaqui.abril.com.br/vt/

Como votar:
Vá até a enquete, quase ao final da página, click no destino de sua preferência, role a barra de rolagem até o fim, clique em votar e pronto. Para ver o resultado atual dos votos, suba a barra de rolagem e confira a lista dos mais votados até o momento.

Nós já votamos em Bonito, votem também!!