quinta-feira, 29 de maio de 2008

Manejo sustentável de propriedades rurais é tema de palestra no Avistar2008

Durante os dias 22 a 25 de maio aconteceu no Parque Villa-Lobos em São Paulo, a terceira edição do Encontro Brasileiro de Observação de Aves – Avistar2008. Nos quatro dias de programação foram promovidas palestras, feira, atividades culturais e mini-cursos, além de atividades infantis. Tudo inserido dentro da imensa área verde do parque, que abriga mais de quarenta espécies de aves.

A convivência harmônica entre produção agropecuária e ecologia, foi um dos temas tratados em palestra.. O proprietário das fazendas Cabeceira do Prata e Estância Mimosa, Eduardo Folley Coelho, apresentou o trabalho feito em suas propriedades e o empenho em manter caminhando juntos a atividade turística, a produção agropecuária e a preservação ecológica. As fazendas oferecem passeios turísticos famosos na região de Jardim e Bonito, como a flutuação do Recanto Ecológico Rio da Prata e a trilha interpretativa, acompanhada de banhos de cachoeiras oferecidos pela Estância Mimosa Ecoturismo.

Medidas como manejo adequado do solo, armazenamento de sementes, não usar queimadas como forma de pastagem, preservação de árvores que servem de refúgio para pássaros, formação de corredores de fauna, reciclagem de nutrientes do solo, plantio de mudas nativas, uso de medicamentos veterinários em insumos agrícolas que não prejudicam a natureza e conservação ambiental através da criação de RPPNs – Reserva Particular de Patrimônio Natural – são algumas das medidas cultivadas pelo proprietário das fazendas a fim de manter a fauna e flora nativas da região.

Além de oferecer atividade turística, as fazendas ainda são berço da produção de pecuária de corte e leite, criação de ovinos, suínos e galinhas, para consumo interno da fazenda, além do cultivo da horta orgânica, também para ser consumida internamente, não só por funcionários, mas também por turistas que passam pela propriedade em busca de contato com a natureza.

Organizado em parceria com as entidades de pesquisa e conservação de aves, o Avistar 2008 visa divulgar a observação como atividades de lazer, educação e turismo sustentável. Consciente da importância da ação ambiental, o evento vai destinar parte de sua renda a projetos de conservação da avifauna brasileira, selecionados e apoiados pela Fundação O Boticário de Preservação da Natureza.


Canal Rural faz reportagem sobre ações ambientais em Bonito


Ações ambientalmente sustentáveis motivaram a equipe do Canal Rural, uma emissora de televisão brasileira pertencente ao Grupo RBS, realizar uma reportagem na região de Bonito, buscando mostrar bons exemplos de produtores rurais.
Dentre as fazendas visitadas, foi destacado o apoio dos produtores rurais aos projetos desenvolvidos pela ONG Instituto das Águas da Serra da Bodoquena - IASB. Na ocasião, a unidade demonstrativa do Projeto Sistemas Agroflorestais, patrocinado pelo Programa PDA - Mata Atlântica, localizada na Fazenda Estância Mimosa foi inserida na reportagem como uma alternativa promissora para os pequenos produtores rurais, onde poderão aliar a produção e a conservação ambiental.

Como alternativa para recuperação de áreas degradadas, levando em consideração a redução de custos foi apresentado o Projeto Matas Ciliares, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental. A filmagem foi realizada na Chácara Santa Cruz de propriedade da Senhora Ramona Vieira de Souza, produtora rural da região. Durante a filmagem, tanto a proprietária da chácara quanto a coordenadora do projeto, a bióloga Liliane Lacerda foram entrevistadas para falar sobre a importância desse tipo de projeto para os produtores rurais, como também para o município de Bonito. A reportagem completa será apresentada durante a Semana do Meio Ambiente.

Fonte: IASB

IASB promove curso de Implantação e Manejo Básico de Horta

O IASB irá promover entre os dias 17 a 19 de junho o curso Implantação e Manejo Básico de Horta , oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/MS), através de uma parceria com o Sindicato Rural de Bonito.
Este curso faz parte das atividades previstas no Projeto Matas Ciliares, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental e tem por objetivo construir conhecimentos técnicos sobre o sistema de produção de hortaliças e aplicar, de forma inovadora, na implantação e manejo de horta. As inscrições já estão abertas e terminam no dia 12 de junho.

Maiores informações, entre em contato com o IASB através do site http://www.blogger.com/www.iasb.org.br ou pelo e-mail http://www.blogger.com/iasb@iasb.org.br
Fonte: IASB

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Evento divulga Bonito e Pantanal

A operadora Freeway Brasil, em parceria com a pausada Caiman, passeios Rio da Prata e Estância Mimosa promoveu na primeira semana de maio mais uma Quinta Free, com o objetivo de divulgar Bonito e Pantanal. O diretor da operadora Edgar Werblowsky conta que esta ação é realizada todo mês, cada vez com um destino diferente. No evento acontece o treinamento dos agentes de viagens e em seguida é realizada uma confraternização, onde os participantes saboreiam comidas típicas do lugar. "A Quinta Free é benefício pra todo mundo: a operadora, os agentes, e os parceiros do destino", comenta Edgar. O evento contou com a participação de 25 agentes de viagem, além dos representantes dos hotéis e do pessoal da Freeway.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Projeto busca indicadores de qualidade ambiental no cerrado

 O Cerrado Brasileiro é reconhecido internacionalmente como um dos biomas mais ricos e ameaçados do globo, sendo considerado área prioritária para estudos de conservação. Paradoxalmente, o conhecimento sobre a sua biodiversidade é ainda incipiente. Indo de encontro com esta demanda Institutos de pesquisa e Universidades de todo o País tem conduzido pesquisas científicas neste bioma gerando dados que poderão subsidiar a conservação dos seus ricos e diversificados ecossistemas.

Em uma destas iniciativas pesquisadores da Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus de São José do Rio Preto, SP e da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal - UNIDERP iniciaram um projeto que visa gerar conhecimentos básicos e aplicados a cerca de componentes da biodiversidade do Cerrado buscando identificar indicadores de qualidade ambiental.

Os peixes são o grupo alvo principal deste estudo que está sendo conduzido em diferentes áreas do Estado do Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais, dentre as quais se destaca a RPPN da Fazenda Cabeceira do Prata localizada no município de Jardim, MS que abriga o córrego Olho d´Água. Este local é um aquário natural perfeito para estudos ecológicos e nele procura-se tanto por indicadores ecológicos quanto comportamentais, a exemplo de estudos com as espécies Joaninha (Crenicichla lepidota) e o Curimba (Prochilodus lineatus).

A pesquisa prevê ainda o estudo de ambientes aquáticos submetidos a outros tipos de interferências, como por exemplo, os riachos que correm no interior das cidades e em áreas utilizadas para pecuária. Com isso, espera-se entender como os peixes podem ser afetados pelas diferentes atividades antrópicas e, adicionalmente, desenvolver ferramentas de monitoramento ambiental fundamentais para garantir a sustentabilidade no uso dos ecossistemas aquáticos do Cerrado.

Fonte:
Renato de Mei RomeroBiólogo CRBio 46.624/5-D
Programa de Pós-Graduação em Biologia animal
Laboratório de IctiologiaDepartamento de Zoologia e Botânica, IBILCE-UNESP
Tel. 17-81190520

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Mergulho com Cilindro no Rio da Prata

UM PASSEIO SUBAQUÁTICO EM UM CENÁRIO FABULOSO!!!


Diferente do mar, mergulhar em água doce é uma boa experiência, não tem o enjôo do barco, não precisa lavar os equipamentos depois do mergulho. Em poucos lugares do mundo é possível mergulhar em rios com águas cristalinas em meio a cardumes de peixes como: dourados, piraputangas, curimbatás, piaus, pacus, peixes canivete, cascudos, lambaris e com sorte até ver pintados e cacharas que têm hábitos noturnos ou até mesmo sucuri ou jacaré que só são perigosos em filmes!


Qualquer pessoa acima de 10(dez) anos de idade, sendo experiente ou totalmente leigo na área de mergulho, poderá desfrutar com conforto e segurança das belezas e encantos deste mundo submerso.
O passeio é conduzido por um profissional certificado internacionalmente e o melhor são apenas 02 (duas) pessoas por grupo.
Antes do mergulho o guia/instrutor dará informações satisfatórias sobre a atividade e procedimento do mergulho, em seguida você terá um período de adaptação com equipamento e ambiente.

O Recanto Ecológico Rio da Prata agora tem seu mais novo passeio de Mergulho com Cilindro, operado pela Caiman Scuba Dive.
O passeio dura em média 40 minutos (600 metros aproximandamente descendo o rio) e a profundidade do rio é de até 7 (sete) metros, porém a visibilidade é de 10 a 25 metros.


Vale a pena conferir mais esta opção de passeio e se divirtir com esta Aventura Segura!

Dúvidas sobre o passeio? deixe um comentário ou envie e-mail para vendas@bonitoweb.com.br

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Recanto Ecológico Rio da Prata ganha uma muda de Manduvi


Na última semana de abril, o Recanto Ecológico Rio da Prata, que fica na região de Bonito-MS recebeu a doação de uma muda de Manduvi (Sterculia apelata), árvore típica da região do Pantanal. A muda será plantada na sede da fazenda, onde já existe um pé desta árvore. A doação, feita pela Associação de Proprietários de Reservas Particulares de Mato Grosso do Sul (REPAMS), é muito importante, pois é considerada uma espécie guarda-chuva para a conservação da diversidade biológica, uma vez que favorece um grande número de outras espécies através da alimentação pelas suas castanhas e até mesmo abrigo, como é o caso das Araras-azuis que fazem seus ninhos em cavidades dessas árvores.

Foto: Divulgação Rio da Prata

sexta-feira, 9 de maio de 2008

PROMOÇÃO PRATA E MIMOSA 2008 / 2009

Aos
Agentes de Turismo
Bonito e Jardim / MS

Olá amigos (as) Agentes,

Anunciamos o grande retorno da Promoção Prata e Mimosa 2008/2009.

Com algumas novidades, mas com o mesmo objetivo: prestigiar a todos vocês, nossos parceiros, que acreditam em nosso trabalho!

Este ano o início da promoção será a partir de 12 de Maio de 2008 (próxima segunda-feira) e encerrará no dia 30 de Junho de 2009, com um super festa de confraternização com data a ser definida.

Nossa promoção retorna com algumas modificações que estão descritas no novo regulamento. Todos terão mais chances de serem premiados, porque será a sorte que irá decidir os vencedores.

E ATENÇÃO, a grande novidade é o Prêmio SURPRESA que será divulgado somente no dia da festa de confraternização. E MAIS - Durante este 01 (um) ano de promoção, quando vocês menos esperarem surgirão novidades para deixá-la ainda mais atrativa!

Como prêmios principais, serão sorteados dois Notebook entre os primeiros colocados.

Contamos com a participação de todos vocês!

Simone Spengler Coelho.

Premiação – Sorteio

Serão sorteados entre os primeiros do ranking os seguintes prêmios, conforme classificação:

- Do 1º ao 5º lugar: será sorteado 01 (um) Notebook e cada agente receberá um Kit especial;

- Do 6º ao 20º lugar: serão sorteados 01 (um) Notebook e 01 (uma) TV 29”;

- Do 21º ao 50º lugar: Serão sorteadas 02 (duas) TV 29”;

- Do 51º ao 70º lugar: Será sorteado 01 (um) Aparelho de DVD;

- Do 71º ao 90º lugar: Serão sorteados brindes diversos .

Obs. Durante o período de promoção ocorrerá o sorteio de prêmios.


SORTEIO SURPRESA!!!!


- Será sorteado no dia da festa de confraternização um prêmio surpresa entre os 40 melhores colocados do ranking.


REGULAMENTO

• Validade:
Esta promoção é válida para as reservas e passeios realizados na Estância Mimosa Ecoturismo e o Recanto Ecológico Rio da Prata, no período determinado no item a seguir;

• Período:
A promoção será válida de 12 de Maio de 2008 a 30 de Junho de 2009, para reservas realizadas neste período e passeios correspondentes efetivados entre essas datas;

• Como participar:
Todos os agentes de turismo das agências credenciadas na Estância Mimosa Ecoturismo e no Recanto Ecológico Rio da Prata estarão concorrendo automaticamente;

• Quem serão os premiados:
Os agentes que tiverem o seu nome associado através da efetivação da reserva, com a melhor colocação no ranking pela sua pontuação. Os prêmios serão por sorteio entre os melhores colocados no ranking, conforme explicado no regulamento na página anterior. A pontuação será de acordo com as regras abaixo;

• Pontuação:
A pontuação é para o “agente” que fizer a reserva, valendo os pontos quando da efetivação do passeio, pelo número de pax pagantes ocorrido no período de 12/05/2008 a 30/06/2009.

Critérios para a Pontuação:
1. O controle do nome do agente com a quantidade de pax será feito diariamente nas fazendas, através do quadro de reservas e do voucher recebido no passeio;

2. Valerá o nome do agente que fez a reserva. Não estará concorrendo à pessoa que assinar a emissão do voucher;

3. Valerá a quantidade de pax pagantes que for reservado pelo agente;

4. Equivalência dos pontos em geral, no Prata e na Mimosa:
• 1 Pax Mimosa = Vale 2 pontos;
• 1 Pax Cavalgada Mimosa = Vale 3 pontos;
• 1 Pax Prata = Vale 1 ponto;
• 1 Pax Cavalgada Prata = Vale 3 pontos;
• 1 Pax Discovery / Mergulho = Vale 3 pontos.

5. As reservas que forem canceladas não entrarão na contagem;

6. As cortesias não estarão concorrendo na contagem de pax;

7. As reservas antes de 12/05/2008 e a partir de 01/07/2009, não estarão concorrendo.

8. Os pontos do agente são acumulativos, isso significa que caso o funcionário troque de agência antes do término da promoção, seus pontos serão automaticamente somados as suas atuais reservas válidas (conforme item Pontuação).

9. Os agentes que não estiverem mais trabalhando em agências cadastradas nos nossos passeios, no mês que anteceder o término da promoção, não concorrerão aos prêmios, porém serão convidados a participar da festa de confraternização.

• Divulgação dos ganhadores:
Periodicamente, será divulgada por e-mail a lista com a posição dos participantes no ranking. Nos últimos dois meses da promoção não será divulgado o ranking.Os melhores colocados, que participarão dos sorteios segundo o Ranking, serão divulgados somente na festa de confraternização.

• Sorteio Ranking - Passeio Cavalgada e Discovery:
No decorrer da promoção, serão sorteados diversos Kits – camisetas, bonés e outros brindes entre todos os participantes somente para as vendas de cavalgada e discovery. O sorteio será realizado alternadamente na Estância Mimosa e no Rio da Prata. O nome do sorteado será divulgado por e-mail e no blog, para todos os participantes e o kit será entregue no seu local de trabalho.

• Festa de Confraternização e Premiação!
Após o término da promoção, será marcada uma Festa de Confraternização, onde serão realizados os sorteios, Inclusive o Sorteio Surpresa!


PARTICIPEM, E BOA SORTE!!!

quinta-feira, 8 de maio de 2008

O SUCESSO CONSISTE EM NÃO FAZER INIMIGOS!

Olá,
Vimos um texto super bacana e resolvemos compartilhar com vocês aqui no nosso Blog.
Esperamos que gostem!!


O Sucesso consiste em não fazer inimigos.
Nas Relações Humanas no trabalho, existem apenas 03 regras:

Regra número 1:
- Colegas passam, mas inimigos são para sempre.
A chance de uma pessoa se lembrar de um favor que você fez a ela vai diminuindo à taxa de 20% ao ano. Cinco anos depois, o favor será esquecido. Não adianta mais cobrar. Mas a chance de alguém se lembrar de uma desfeita se mantém estável, não importa quanto tempo passe. Exemplo: se você estendeu a mão para cumprimentar alguém em 1997 e a pessoa ignorou sua mão estendida, você ainda se lembra disso em 2007.

Regra número 2:
- A importância de um favor diminui com o tempo, enquanto a importância de uma desfeita aumenta.
Favor é como um investimento de curto prazo. Desfeita é como um empréstimo de longo prazo. Um dia, ele será cobrado, e com juros.

Regra número 3:
- Um colega não é um amigo. Colega é aquela pessoa que, durante algum tempo, parece um amigo.
Muitas vezes, até parece o melhor amigo. Mas isso só dura até um dos dois mudar de emprego ou até surgir uma oportunidade a qual ambos almejam. Amigo é aquela pessoa que liga para perguntar se você está precisando de alguma coisa. Ex-colega que parecia amigo é aquela pessoa que você liga para pedir alguma coisa, e ela manda dizer que no momento não pode atender. Durante sua carreira, uma pessoa normal terá a impressão de que fez um milhão de amigos e apenas meia dúzia de inimigos. Estatisticamente, isso parece ótimo, mas não é. A "Lei da Perversidade Profissional" diz que, no futuro, quando você precisar de ajuda, é provável que quem mais poderá ajudá-lo é exatamente um daqueles poucos inimigos. Portanto, profissionalmente falando, e pensando em longo prazo, o sucesso consiste, principalmente, em evitar fazer inimigos. Porque, por uma infeliz coincidência biológica, os inimigos têm sempre boa memória.
(Max Gehringer)

Comentem suas opinões ou dê sugestões de matérias para a gente!!

Até breve.

Carina.



Estância Mimosa apoia prova que comemorará a Semana do Meio Ambiente

Para marcar a Semana do Meio Ambiente o Centro de Orientação e Desportos de Aventura de Campo Grande junto com a 4ª Companhia de Engenharia de Combate, realiza no dia 15 de junho de 2008 na Estância Mimosa Ecoturismo, em Bonito/MS o 1º Mini de Rogaine e faz o lançamento desta modalidade no âmbito do Estado - é uma prova inédita no Mato Grosso do Sul.

O evento conta com o apoio do Governo de MS, através de sua Fundação de Esporte e Lazer (Fundesporte), Base Aérea de Campo Grande, Comando Militar do Oeste (CMO) e do atrativo Estância Mimosa Ecoturismo.

No mesmo dia ocorrerá duas mini provas, sendo uma delas a 2º Prova Brasil e América Latina. Ao todo 90  atletas já se inscreveram.

A prova consiste em equipes formadas por 02 participantes de mesmo nível técnico, de ambos os sexos e com tempo de duração da prova de 3 horas.

A equipe vencedora dentro de cada categoria será a que completar o maior número de pontos no tempo delimitado pela prova (conforme regulamento).

Idade mínima para a participação é de 16 anos.

As inscrições se encerram no dia 12/06 às 12:00 horas, podendo ser realizados pelos e-mails: codac@ig.com.br ou e5cmo@yahoo.com.br

Os valores com desconto até o dia 09/06 serão de R$ 20,00 por dupla ou R$ 10,00 por atleta, após esta data será de R$ 30,00 por dupla.

Após a Prova será servido o famoso almoço (opcional) do passeio Estância Mimosa com agendamento no ato da inscrição, ou antes do início da prova.

Lembre-se uma prova de Rogaine é estratégia em equipe, pense com coletividade!!!

Mais informações acesse o site: http://www.codac.org.br/

Parceria

Essa é a segunda vez que a Estância Mimosa Ecoturismo apoia a realização do evento.  Em 2005 o atrativo sediou o 27° Campeonato Brasileiro de Orientação das Forças Armadas, que contou com 100 participantes.

Organização Buffet Rio da Prata

Foto fogão à lenha


Olá Pessoal,

Estávamos meio parados com a colocação de notícias sobre nossos passeios, porém as novidades nunca param!!!

Quero mostrar a vocês as últimas fotos que recebemos da organização do Buffet no Rio da Prata, a comida continua ótima mas a organização melhorou ainda mais. Deixo aqui os Parabéns a equipe do passeio que é sempre tão dedicada e comprometida com os agentes e turistas.



Foto da mesa de salada e ao fundo os doces caseiros!!!